SóProvas


ID
3426607
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia um discurso de Oswaldo Aranha.

A Revolução de Outubro articulou-se conosco, venceu com o nosso sangue, revigorou-se com o nosso idealismo, armou-se com a força dos nossos estados, mas ela nem nasceu da Aliança Liberal, nem do heroísmo de Copacabana, nem da audácia dos cruzadores do nosso sertão. Ela não é militar, nem civil: é ela mesma. Não tem dono, nem senhores, nem chefes. [...] Suas origens são longínquas e obscuras, vêm do passado que violou as leis econômicas e as sociais, e os seus destinos perdem- -se num futuro, cujo mistério ultrapassa o estado atual dos nossos conhecimentos.

[Apud Vavy Pacheco Borges. Em Marcos Cezar de Freitas (org.).
Historiografia brasileira em perspectiva]

Oswaldo Aranha trata

Alternativas
Comentários
  • A Revolução de 1930 é considerada o acontecimento da história do período republicano brasileiro que pôs fim à chamada República Velha e, mais do que isso, foi o acontecimento que também deu fim às articulações políticas entre as oligarquias regionais do Brasil, que sobrepunham os seus interesses particulares aos interesses do Estado e da Nação como um todo. O principal protagonista da Revolução de 1930 foi Getúlio  Vargas.

  • "...Ela não é militar, nem civil: é ela mesma..."

    "...Não tem dono, nem senhores, nem chefes..."

    "...venceu com o nosso sangue..."

    A: 64 / Errado, tem caráter militar

    B: Rev. de 30 / CERTO

    C: Estado novo / Getúlio no Poder, plano Cohen

    D: Proc. da Republica???? / Errado

    E: Rev. de 32 / Errado, pois essa não venceu

  • A-) do Golpe de 64 - Março de 64

    B-) da Revolução de 30 - Outubro de 1930 (Correta)

    C-) da decretação do Estado Novo - Novembro d 1937

    D-) da Proclamação da República - Novembro de 1889

    E-) da Revolução Constitucionalista de 32 - Julho de 1932

  • O extrato de texto apresentado na questão é claro e elucidativo. É possível, através da leitura atenta , obter os dados necessários para chegar-se à resposta correta. É um discurso de Oswaldo Aranha, político brasileiro que ocupou vários cargos na estrutura de Estado desde 1930. 
    Entre 1947 e 1948 foi presidente da Assembleia Geral da ONU. Ocupava o cargo quando da votação da formação do Estado de Israel. Por ter feito, como líder da delegação brasileira, lobby a favor da criação do Estado judaico na Palestina é homenageado em Israel. 
    Também por ter adiado a votação da assembleia da ONU em três dias em busca de uma solução de paz para a Palestina, através de uma partição de territórios entre judeus e palestinos muçulmanos, foi indicado para o Nobel da Paz de 1948.
    O discurso apresentado refere-se, no entanto, a um momento significativo de política interna brasileira, indicado em uma das alternativas. 
    A) INCORRETA - Além de haver no trecho indicação clara da época a qual se refere, Oswaldo Aranha já era falecido em 1964. Por conseguinte, um discurso seu em 1964 não procede. 
    B) CORRETA – A citação “Aliança Liberal, nem do heroísmo de Copacabana, nem da audácia dos cruzadores do nosso sertão" demonstra a época. A Aliança Liberal foi criada como proposta de oposição para as eleições de 1930. “Heroísmo" remete ao movimento do forte de 1922 e “cruzadores do sertão" são os participantes da Coluna Prestes de 1925. 
    C) INCORRETA - A decretação do Estado Novo não está vinculada a ações de movimentos políticos favoráveis à ditadura e, não aconteceu em 1930 mas em 1937. 
    D) INCORRETA - Na época da proclamação da república Oswaldo Aranha não era nascido. E os fatos citados não se coadunam com o movimento militar de 1889. 
    E) INCORRETA – O movimento de 1932 foi bastante específico e, refere-se à São Paulo. O discurso de Aranha não está adequado ao movimento de 32. 
    RESPOSTA: B
  • Estava em duvidas entre a B e a E,

    mas me lembrei que a Revolução constitucionalista de 32 PERDEU.