"...Ela não é militar, nem civil: é ela mesma..."
"...Não tem dono, nem senhores, nem chefes..."
"...venceu com o nosso sangue..."
A: 64 / Errado, tem caráter militar
B: Rev. de 30 / CERTO
C: Estado novo / Getúlio no Poder, plano Cohen
D: Proc. da Republica???? / Errado
E: Rev. de 32 / Errado, pois essa não venceu
O extrato de texto apresentado na questão é claro e elucidativo. É possível, através da leitura atenta , obter os dados necessários para chegar-se à resposta correta.
É um discurso de Oswaldo Aranha, político brasileiro que ocupou vários cargos na estrutura de Estado desde 1930.
Entre 1947 e 1948 foi presidente da Assembleia Geral da ONU. Ocupava o cargo quando da votação da formação do Estado de Israel. Por ter feito, como líder da delegação brasileira, lobby a favor da criação do Estado judaico na Palestina é homenageado em Israel.
Também por ter adiado a votação da assembleia da ONU em três dias em busca de uma solução de paz para a Palestina, através de uma partição de territórios entre judeus e palestinos muçulmanos, foi indicado para o Nobel da Paz de 1948.
O discurso apresentado refere-se, no entanto, a um momento significativo de política interna brasileira, indicado em uma das alternativas.
A) INCORRETA - Além de haver no trecho indicação clara da época a qual se refere, Oswaldo Aranha já era falecido em 1964. Por conseguinte, um discurso seu em 1964 não procede.
B) CORRETA – A citação “Aliança Liberal, nem do heroísmo de Copacabana, nem da audácia dos cruzadores do nosso sertão" demonstra a época. A Aliança Liberal foi criada como proposta de oposição para as eleições de 1930. “Heroísmo" remete ao movimento do forte de 1922 e “cruzadores do sertão" são os participantes da Coluna Prestes de 1925.
C) INCORRETA - A decretação do Estado Novo não está vinculada a ações de movimentos políticos favoráveis à ditadura e, não aconteceu em 1930 mas em 1937.
D) INCORRETA - Na época da proclamação da república Oswaldo Aranha não era nascido. E os fatos citados não se coadunam com o movimento militar de 1889.
E) INCORRETA – O movimento de 1932 foi bastante específico e, refere-se à São Paulo. O discurso de Aranha não está adequado ao movimento de 32.
RESPOSTA: B