SóProvas


ID
3426616
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

[Em 1933], o presidente argentino Juan B. Justo visitou o Brasil e, na ocasião, Vargas deu enorme destaque à amizade argentino-brasileira, “tradição arraigada na alma dos dois povos”. [...] Salientou a identidade de interesses entre os dois países e as “possibilidades de intercâmbio econômico, cultural e de mútua assistência para assegurar a tranquilidade interna e a paz exterior”.


[Maria Helena Capelato, O “gigante brasileiro” na América Latina:
ser ou não ser latino-americano. Em Carlos Guilherme Mota (org).
A experiência brasileira. A grande transação]


Segundo o artigo de Maria Helena Capelato, a aproximação latino-americana pode ser explicada

Alternativas
Comentários
  • GAB D

    LETRA A- política externa norte-americana sempre teve interesse pela América Latina,

    LETRA B- o Brasil nunca cogitou ocupar cargo de destaque na Liga das Nações,

    LETRA C- O Brasil não produzia ne maquino faturados têxteis e nem petróleo.

    LETRA E- O Brasil tinha pouquíssimas indústrias. Estava começando e se industrializar.

  • O texto de Capelato explora o contexto do período da presidência de Getúlio Vargas, após 1930. Mais especificamente em 1933, quando da visita do presidente argentino ao Brasil. Neste momento há maior aproximação entre os países da América Latina em função da década de 1930 ser bastante desfavorável à posição de hegemonia dos EUA. 
    A situação de baixa de preços das commodities no mercado internacional e, a dificuldade de importação de produtos industrializados obrigou os Estados latino-americanos a buscar opções de fornecedores e consumidores. Como consequência há inovação nas parcerias políticas. 
    Entre as alternativas há a razão que justifica tal situação descrita pela historiadora .
    A) INCORRETA - Na década de 1930 as preocupações dos EUA não eram referentes à América Latina. Tampouco houve, durante a maior parte da década, preocupação com a expansão nazi-fascista na Europa. Havia a questão interna para cuidar e a política externa norte-americana neste momento tendia ao isolacionismo. 
    B) INCORRETA - Não cabe a disputa por um lugar na Liga das Nações, a esta altura bastante desgastada e inoperante. Na verdade o Brasil havia sido o único país latino-americano na Liga das Nações até 1926, quando se retirou. 
    C) INCORRETA - O mercado europeu pode ter diminuído em função da depressão dos anos 30 mas não fechou. 
    D) CORRETA - A crise de 1929 afetou, e muito, a economia agro-minero exportadora dos países latino-americanos. Há uma diminuição significativa do financiamento de bancos norte-americanos. Além disso a importação dos produtos pelos EUA diminuiu drasticamente. As relações com os EUA ficam, por conseguinte, mais difíceis. Este é um elemento que favorece a aproximação entre os latino-americanos. 
    E) INCORRETA - A questão em pauta não é apenas brasileira. Além disso a exportação brasileira não era de produtos industrializados.
    RESPOSTA: D
  • Nem professor acerta...

  • GAB-D

    pelo afastamento dessa região dos Estados Unidos em função dos descontentamentos derivados da Crise de 1929.

    UMA BOA NOITE PARA AS MULHERES INTELIGENTES AQUI DO Q CONCURSO.