SóProvas


ID
3426622
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Igreja foi a indispensável ponte entre duas épocas, numa passagem “catastrófica” e não cumulativa entre dois modos de produção [...]. Significativamente, foi o mentor oficial da primeira tentativa sistemática de fazer “renascer” o Império no Ocidente – a monarquia carolíngia. Com o Estado Carolíngio começa a história do feudalismo propriamente dito. Este esforço maciço ideológico e administrativo de “recriar” o sistema imperial do velho Mundo Antigo, na verdade, por uma inversão característica, incluía e ocultava o involuntário assentamento das fundações do novo. Na era carolíngia foram dados os passos decisivos para a formação do feudalismo.


(Perry Anderson. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo)


Entre esses “passos decisivos”, é correto apontar

Alternativas
Comentários
  • Em sua obra, Passagens da Antiguidade ao Feudalismo, o historiador Perry Anderson analisa o processo histórico que engendra o modelo feudal de sociedade na Europa. 
    Tal processo deu-se a partir do desmantelamento do Império Romano do Ocidente, da penetração – pacífica ou não – de povos germanos e sua cultura nas regiões do Império em crise desde o século III da era Cristã e, finalmente, da crescente importância da Igreja Católica como instituição mantenedora de uma dada cultura e estrutura política. 
    Os elementos decisivos para a estruturação do feudalismo estão apontados em uma das alternativas.
    A) INCORRETA - Não há legislação do século VI que determine a formação da pequena propriedade ou que proíba o trabalho compulsório. Além disso, pequena propriedade não é elemento não constitutivo do feudalismo 
    B) INCORRETA - As leis visigóticas não se relacionam com o império carolíngio.
    C) CORRETA - A alternativa aponta os dois elementos que fundamentam a propriedade e a posse da terra no feudalismo: o benefício e a vassalagem, ambos herdados de costumes de grupos germanos.
    D) INCORRETA - O Império Bizantino era a parte oriental do antigo império romano. O feudalismo em sua formação típica deu-se na Europa Ocidental, majoritariamente na área do Império Carolíngio.  A região do Império Bizantino não passou pelo mesmo processo histórico.
    E) INCORRETA – Não é a filosofia e a arte que valorizam a vida rural mas a ruralização da vida irá influenciar a produção cultural .
    RESPOSTA: C
  • sei lá, questão estranha

    feudalismo foi durante a alta idade media (séc 5 ao 11)

    e a partir do século 11 (baixa idade média) o feudalismo entra em crise

    Quando eu li a C, eu sabia que estava correta, porem fala do século 8, onde o feudalismo ja tinha ''nascido''

    E no enunciado fala: ''Na era carolíngia foram dados os passos decisivos para a formação do feudalismo."

    pra mim, os ''passos decisivos'' tinha que ser no inicio do feudalismo.. como a ''A" e a "D", enfim.

  • Grande @Vítor, você disse certo, já sabia que era a letra C, pq tu identificou logo o que o examinador queria na questão.

    Mesmo assim, é bom ficar ligado que no séc. III ao V com o inicio do colonato é só um esboço do que viria a ser o feudalismo, pq o que caracteriza de verdade o feudalismo é os pactos de suserania e de servidão e isto só vem no séc. VII e VIII com os francos. Na história tudo é muito lento.

    Bons estudos aí galera.