SóProvas


ID
3426625
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A indústria algodoeira foi assim lançada, como um planador, pelo empuxo do comércio colonial ao qual estava ligada; um comércio que prometia uma expansão não apenas grande, mais rápida e sobretudo imprevisível, que encorajou o empresário a adotar as técnicas revolucionárias necessárias para lhe fazer face. Entre 1750 e 1769, a exportação britânica de tecidos aumentou de dez vezes.

[...]

Mas a indústria do algodão tinha outras vantagens. Toda a sua matéria-prima vinha do exterior, e seu suprimento podia portanto ser expandido pelos drásticos métodos que se ofereciam aos brancos nas colônias – a escravidão e a abertura de novas áreas de cultivo – em vez dos métodos mais lentos da agricultura europeia; nem era tampouco atrapalhada pelos interesses agrários estabelecidos da Europa.

(Eric Hobsbawm, A era das revoluções – 1789-1848)


O excerto permite afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Eric Hobsbawm é considerado um dos maiores, senão o maior, historiadores do século XX. Aliás, a sua vida acompanhou o século que estudou e analisou de maneira tão vasta. Nasceu em 1917 e faleceu em 2012. 
    Sua obra analisa importantes aspectos do processo histórico do que se entende por Modernidade, cuja gênese pode ser simbolizada pela Revolução Francesa de 1789. As mais conhecidas e de análise abrangente são A Era das Revoluções, a Era do Capital, a Era dos Impérios e a Era dos Extremos.
    O extrato apresentado na questão é retirado de A Era das Revoluções e destaca uma observação acerca da Revolução Industrial inglesa. Uma das alternativas mostra uma conclusão correta segundo a análise de Hobsbawm sobre o processo histórico em pauta.
    A) CORRETA - A industrialização inglesa desenvolveu-se essencialmente a partir da área de tecelagem e, entre os fatores favoráveis, conta-se a possibilidade de obtenção de matéria prima a baixos preços, de áreas coloniais onde eram utilizadas formas de trabalho compulsório. 
    B) INCORRETA - A Inglaterra, que havia abrigado grandes traficantes de escravos, passou a defender a abolição do tráfico e da escravidão em função da necessidade de estimular a formação de mercado para sua indústria. No entanto, não abriu mão de suas áreas coloniais na América. As Treze Colônias lutaram pela libertação em relação à Inglaterra e, outras áreas continuam sendo colônias. 
    C) INCORRETA - O capital obtido com tráfico negreiro foi, em grande parte, aplicado no setor industrial. O tráfico foi, na verdade, uma das formas de comércio que favoreceu a acumulação de capital na Inglaterra. 
    D) INCORRETA - O impulso para inovações tecnológicas vem das necessidades práticas de aumento da produção e da produtividade para atender o mercado crescente. Não há, na primeira revolução industrial, uma relação direta entre aplicação em ciência e tecnologia e aumento de produção. As primeiras máquinas foram criadas por pessoas ligadas diretamente ao processo produtivo. 
    E) INCORRETA - A alta produção agrícola inglesa deveu-se às grandes propriedades formadas a partir do cercamento de campos. 
    RESPOSTA: A