SóProvas


ID
3426886
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto a seguir:


     O texto não deve ser entendido como um objeto computável. Seria vão tentar separar materialmente as obras dos textos. Em particular, não se deve ser levado a dizer: a obra é clássica, o texto é de vanguarda; não se trata de estabelecer, em nome da modernidade, um quadro de honra grosseiro e declarar certas produções literárias in e outras out em razão de sua situação cronológica: pode haver “Texto” numa obra muito antiga, e muitos produtos da literatura contemporânea não são em nada textos. A diferença é a seguinte: a obra é um fragmento de uma substância, ocupa alguma porção do espaço dos livros (por exemplo, numa biblioteca). Já o Texto é um campo metodológico. A oposição poderia lembrar (mas de modo algum reproduzir termo a termo) a distinção proposta por Lacan: a “realidade” se mostra, o “real” se demonstra; da mesma forma, a obra se vê (nas livrarias, nos fichários, nos programas de exame), o texto se demonstra, se fala segundo certas regras; a obra segura-se na mão, o texto mantémse na linguagem: ele só existe tomado num discurso (ou melhor, é o Texto pelo fato mesmo de o saber); o Texto não é a decomposição da obra, é a obra que é a cauda imaginária do Texto. Ou ainda: só se prova o Texto num trabalho, numa produção. A consequência é que o Texto não pode parar (por exemplo, numa prateleira de biblioteca); o seu movimento constitutivo é a travessia (ele pode especialmente atravessar a obra, várias obras).

(BARTHES, Roland. Da obra ao texto. In: O rumor da língua. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012, p. 67) 

A distinção entre realidade e real pode remeter àquela que se estabelece, respectivamente, entre

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    ...a distinção proposta por Lacan: a “realidade” se mostra, o “real” se demonstra; da mesma forma, a obra se vê (...) o texto se demonstra...

    A diferença é a seguinte: a obra é um fragmento de uma substância, ocupa alguma porção do espaço dos livros (por exemplo, numa biblioteca). Já o Texto é um campo metodológico.

  • GABARITO: LETRA E

    ? A questão pede dois termos opositivos que aparecem respectivamente:

    ? A diferença é a seguinte: a obra é um fragmento de uma substância, ocupa alguma porção do espaço dos livros (por exemplo, numa biblioteca). Já o Texto é um campo metodológico.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3 

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • que prova heim

  • Substância = obra (livro)
    metodológico = texto 

    Sinto-me inteligente acertando questões dessa prova kkkkk

  • Pessoal, não sabendo explicar, não opne copiando pergunta e colando resposta. Não faz vergonha não, silenciar quando não se sabe. Até agora ninguém aqui conseguiu explicar a questão, motivo: não faz sentido, exatamente como a maioria dos textos de Lacan... puro paradoxo.

    Tudo que parte do geral para o particular, mantendo algum tipo de vínculo se enquadraria como resposta.

    Se fosse de Substância para Substrato, faria mais sentido. Ou mesmo método para metodológico. Mas forçaram a barra. O tipo de questão que eu não passaria nem 3 seg pra resolver porque é uma daquelas que depende do humor do dia X do examinador.

    Adiante...

  • Na linha 10 a 13 o Autor cita :

    A diferença é a seguinte: a obra é um fragmento de uma substância, ocupa alguma porção do espaço dos livros (por exemplo, numa biblioteca). Já o Texto é um campo metodológico.

    Gabarito Letra E

  • a obra é um fragmento de uma substância, ocupa alguma porção do espaço dos livros (por exemplo, numa biblioteca). Já o Texto é um campo metodológico.

  • O enunciado pediu para relacionar a distinção entre realidade e real com outra distinção no texto. Só isso.

    Vejamos as palavras que se relacionam com elas, em sequência:

    >>> Fragmento de uma substância - Obra - realidade - mostra, vê, segura, cauda

    >>> Campo metodológico - texto - real, demonstra, fala, mantém linguagem, discurso, trabalho, produção, não para, movimento, travessia

  • Confesso que vibrei aqui ao acertar essa questão. E assim como a colega abaixo Bia Reis disse abaixo, eu também me sinto inteligente ao acertar este tipo de questão. Kkkkkk :D

    GABA e

  • Que bosta

  • Pessoal, observe que durante o texto todo, há uma distinção entre OBRAS E TEXTOS.

     

    Pois bem, o fragamento da questão fala:

     

    A distinção entre realidade real pode remeter àquela que se estabelece, respectivamente, entre:

     

    Veja que que ele quer algo que distinção. Logo, vamos ver o trecho do texto que fala da distinção entre “realidade e real”

     

    Na quarta linha do texto temos: A diferença é a seguinte: a obra é um fragmento de uma substância, ocupa alguma porção do espaço dos livros (por exemplo, numa biblioteca). Já o Texto é um campo metodológico. A oposição poderia lembrar (mas de modo algum reproduzir termo a termo) a distinção proposta por Lacan: a “realidade” se mostra, o “real” se demonstra; da mesma forma, a obra se vê (nas livrarias, nos fichários, nos programas de exame), o texto se demonstra, se fala segundo certas regras;

    RESPOSTA: LETRA E