SóProvas


ID
3427033
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Uma multidão de manifestantes “armados” com guarda-chuvas volta a ocupar as ruas de Hong Kong nos protestos. As imagens de milhares de jovens, a maioria estudantes, segurando guarda-chuvas enquanto se aglutinam ao redor da sede do governo local, remetem à manifestação pró-democracia ocorrida em 2014.

(Folha-Uol, 12.06.2019. Disponível em <https://tinyurl.com/yyppjmq3>.
Acesso em: 22.07.2019. Adaptado)



O motivo que desencadeou os protestos em Hong Kong, em junho de 2019, foi

Alternativas
Comentários
  • gab A

    o projeto de lei que autorizaria extradições para a China continental onde seriam escravizados ou mortos.

  • A notícia trata das manifestações ocorridas em Hong Kong, no segundo semestre de 2019, que foram motivadas pelo anúncio de um projeto de lei que facilitaria a extradição de suspeitos para serem julgados na China continental.

    O plano era considerado pelos manifestantes como uma ameaça às liberdades individuais no território autônomo e acabou suspenso.

    Resposta: A

  • O “Movimento dos Guarda Chuvas" foi uma manifestação pró democracia ocorrida em 2014. O objetivo do movimento era o de reivindicar eleições livres para a escolha do chefe do Executivo local. Ou seja, por meio de votação direta e não por uma eleição com candidatos previamente escolhidos por Pequim. Foi majoritariamente pacífica e se tornou violenta quando de sua dispersão.

    No ano de 2019 o “Movimento dos Guarda Chuvas" retornou às ruas com o apoio de 2 milhões de pessoas.
    Os pontos da pauta do ano de 2019 foram: revogar a lei de extradição que previa extraditar criminosos para territórios que não se possuíam acordos prévios; investigação de excessos policiais por uma comissão independente; retirar dos protestos a caracterização de motim; anistiar os manifestantes presos e o sufrágio universal para os chefes do executivo e membros do poder legislativo.

    A) CORRETA - O governo chinês, via projeto de lei, autorizou que fossem feitas extradições para locais nos quais não havia acordos de extradição, como China Continental, Taiwan e Macau. O Movimento dos Guarda Chuvas tinha como pauta principal a revogação desta lei para evitar que a China tenha poder sobre cidadãos de Hong Kong acima de acordos de extradição.

    B) INCORRETA - Todas as universidades na China são públicas. Existe, inclusive, programa de bolsas para que estrangeiros possam estudar na China. Em reportagem, em novembro de 2019, o diretor do departamento de Ensino superior do governo da China Continental Sou Chio diz “Temos mais bolsas de estudo para estrangeiros do que demanda de estudantes".

    C) INCORRETA - Os impostos que incidem sobre os rendimentos dos trabalhadores chineses são sempre os mesmos. Não faz diferença para o governo se o trabalhador iniciou a sua jornada há pouco ou há muito tempo.

    D) INCORRETA - A China tem um departamento para controle governamental sobre a INTERNET. Os funcionários desse departamento funcionam como censores, restringindo os comentários e postagens que não estão de acordo com os padrões do governo chinês. Além disso, integrantes do partido e empresas privadas também funcionam como vigilantes de conteúdos fora da opinião do governo. A internet, entretanto, não fazia parte das reivindicações do Movimento dos Guarda Chuvas. Porque Hong Kong está fora deste controle por acordos quando da volta da região ao domínio da China. Não era esta a questão ameaçada.

    E) INCORRETA – O governo chinês tem gastos maiores com segurança interna do que com equipamentos de repressão militar. Os mecanismos de repressão e de vigilância se ampliam com tecnologia de ponta e é utilizado antes do aparato militar.

    RESPOSTA: A