SóProvas


ID
3427264
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                 TEXTO I

                 Janeiro branco: campanha chama atenção para

                            saúde mental dos brasileiros

Projeto de psicólogo pega carona no começo do ano para estimular pessoas a refletirem sobre seu bem-estar emocional

                                                                                                     Marilia Marasciulo


      O Brasil está no 11º lugar do ranking de países mais ansiosos do mundo: são 13,2 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade por aqui. E nós já fomos os primeiros dessa lista. Dá para entender, portanto, porque o psicólogo mineiro Leonardo Abrahão decidiu criar, em 2014, a campanha Janeiro Branco. O objetivo é chamar atenção para a saúde mental e promover conhecimento e compreensão sobre temas como depressão, ansiedade e fobias.

      Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma a cada quatro pessoas vai sofrer com algum transtorno mental durante a vida. Só a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo mundo e é a principal causa de incapacidade. Mesmo assim, ainda de acordo com a OMS, os investimentos dos países no tratamento não correspondem à alta demanda.

      Um dos principais focos da campanha — que conta com palestras, rodas de conversa, distribuição de folhetos informativos, entre outras ações em diferentes estados brasileiros — são os jovens. De acordo com os idealizadores, nos últimos três anos o número de atendimentos no SUS a jovens com depressão aumentou 118%.

      A escolha do mês de janeiro não é por acaso: o período de fim de ano e início de um novo pode causar ou aumentar a ansiedade pela frustração de não ter cumprido metas ou anseio por mudanças. Embora seja liderada por psicólogos e outros profissionais da área, a ideia é que, aos poucos, uma cultura da saúde mental seja fortalecida e disseminada na sociedade brasileira, com desmistificação de crenças populares sobre o assunto.

Disponível em:<https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/01/ janeiro-branco-campanha-chama-atencao-para-saude-mental-dosbrasileiros. html> . Acesso em: 13 jan. 2020.

No trecho “O Brasil está no 11º lugar do ranking de países mais ansiosos do mundo: são 13,2 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade por aqui.”, o conectivo que, anteposto por vírgula, pode estabelecer relação entre as orações, substituindo os dois pontos, é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? ?O Brasil está no 11º lugar do ranking de países mais ansiosos do mundo: (VISTO QUE ? conjunção subordinativa causal, causa explicada abaixo) são 13,2 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade por aqui.?

    ? Temos uma relação de consequência/causa, nessa ordem. O fato de (=causa) ser 13,2 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade faz com que (=consequência) o Brasil esteja no 11º lugar do ranking de países mais ansiosos do mundo.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • GABARITO C

    Quando tiver questão com substituição de 2 pontos por conjunção, procure logo um conectivo causal ou explicativo.

  • "visto que" locução conjuntiva causal.

  • Conquanto - concessiva

    Desde que - condicional

    Para que - final

    Dessa forma - conclusão

  • fiquei meia hora procurando o CONECTIVO "QUE"... deve ser o horário...rsrsrs

  • A questão pede a substituição dos dois pontos, por um conectivo adequado.

    > O Brasil está no 11º lugar do ranking de países mais ansiosos do mundo, visto que são 13,2 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade por aqui

  • Para ajudar em relação à letra a)

    Conquanto, escrito junto, indica contradição, sendo sinônima de: embora, apesar de, ainda que. Exemplo: Conquanto triste, não chorou uma única lágrima.

    Com quanto, escrito separado, indica quantidade, sendo sinônima de: com que quantidade. Exemplo: Com quanto dinheiro você está?

    Fonte: https://duvidas.dicio.com.br/com-quanto-ou-conquanto/

  • No caso temos duas conjunções causais:

    .-> Visto que

    .->Desde que

    e agora?