SóProvas


ID
3427327
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o Materialismo Histórico Dialético e a práxis profissional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? O/a assistente social que nos acompanhou até aqui estará talvez preocupado/preocupada e, com certeza, não lhe reduz a preocupação a epígrafe que, com bastante cuidado, escolhemos para encimar este texto ? ?todo começo é difícil em qualquer ciência? ?, extraída exatamente d´O capital (MARX, 1968, p. 4). É que não lhe oferecemos, em nome de Marx, um conjunto de regras para orientar a pesquisa; também não colocamos à sua disposição um rol de definições para dirigir a investigação. Nestas poucas páginas, apenas sumariamos ? e de forma muito esquemática: só apresentamos uma introdução à problemática metodológica de Marx ? as principais aproximações marxianas à questão do método de pesquisa. E devemos justificar as razões deste procedimento. Não oferecemos ao/à assistente social um conjunto de regras porque, para Marx, o método não é um conjunto de regras formais que se ?aplicam? a um objeto que foi recortado para uma investigação determinada nem, menos ainda, um conjunto de regras que o sujeito que pesquisa escolhe, conforme a sua vontade, para ?enquadrar? o seu objeto de investigação. Recordemos a passagem de Lênin que citamos: Marx não nos entregou uma Lógica, deu-nos a lógica d´O capital

    ? Fonte: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/50RJ5W8gL69H4A2o122W.pdf

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3 

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!? 

  • Vamos analisar as alternativas.

    A) A interlocução entre marxismo e Serviço Social é datada desde os primórdios da profissão no Brasil, na década de 1930.

    Errado. Essa interlocução começa em meados da década de 1980. Todavia só atingirá a sua maturidade a partir dos anos 1990. Era o neotomismo que estava presente nos primórdios do Serviço Social, até pela grande influência da Igreja Católica.

    B) O método em Marx não é um conjunto de regras formais que se “aplicam” a um objeto que foi recortado para uma investigação determinada dos assistentes sociais.

    Correto. Ainda teremos a chance de aprofundar esse tema em nossa aula sobre pesquisa. Todavia, com os elementos da aula de hoje você é capaz de resolver esse item. Como estudamos, o marxismo se contrapõe a metodologia da lógica formal, justamente porque ela concebe a ideia de neutralidade, linearidade e pelo “recorte” que é feito do objeto de pesquisa. Assim, ele acaba por ser descontextualizado das relações sociais em que se insere.

    C) A teoria social dá origem ao materialismo histórico dialético e se trata de uma metodologia de intervenção dos assistentes sociais, pois, para Marx, conhecimento é aplicação.

    Errado. Teoria social é um termo genérico usado para se referir a qualquer vertente teórica. Ela por si só não dá origem a nada. As teorias sociais surgem a partir da análise da sociedade.

    D) A análise da sociedade burguesa de Marx está contida em uma única obra, O capital, que é fundamental para a práxis profissional do assistente social.

    Errado. O Capital, em todos os seus volumes, deve ser a obra mais conhecida. Entretanto, nem de longe é a única a conter toda a análise da sociedade burguesa.

    RESPOSTA: LETRA B