-
Conforme Di Pietro: " Poder disciplinar é o que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa (...). Não abrange as sanções impostas a particulares não sujeitos à disciplina interna da Administração, porque, nesse caso, as medidas punitivas encontram seu fundamento no poder de polícia do Estado. O poder disciplinar se aplica a todos que estão sujeitos à disciplina da administração, - ainda que inexista hierarquia -, e não somente aos servidores que cometem infrações funcionais.
Hely Lopes Meirelles sobre poder de policia, ela afirma que este é uma “faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado”
José dos Santos Carvalho Filho conceitua poder de polícia como “a prerrogativa de direito público que, calcada na lei, autoriza a Administração Pública a restringir o uso e o gozo da liberdade e da propriedade em favor do interesse da coletividade”
-
PODER DE POLÍCIA
-
O poder de polícia destina-se assegurar o bem estar geral, impedindo, através de ordens, proibições e apreensões, o exercício anti-social dos direitos individuais, o uso abusivo da propriedade, ou a prática de atividades prejudiciais à coletividade.
-
Errada
Está no exercício do PODER DE POLÍCIA.
Poder de polícia = condicionar, restringir o uso de BENS + ATIVIDADES + DIREITOS individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado.
OBS: Polícia Administrativa é diferente de Polícia Judiciária.
Polícia administrativa = sanção Administrativa.
Polícia Judiciária = Sanção Penal.Ex. Polícia Civil e militar
Fonte: Estratégia concursos. RESISTA!
-
O poder disciplinar, para que possa ser legitimamente exercido contra particulares, pressupõe que exista um vínculo jurídico especial a unir o ente público e o particular. É o caso, por exemplo, dos concessionários de serviços públicos, dos estudantes de escolas e universidades, das pessoas internadas em hospitais públicos, das pessoas custodiadas em presídios etc.
Na hipótese descrita pela Banca, inexiste vínculo jurídico especial estabelecido entre a escola privada e o Poder Público, o que permite o afastamento do exercício do poder disciplinar.
Em rigor, a atividade desenvolvida, em vista do interesse público que lhe é inerente, submete-se a fiscalização do Estado com apoio em outro poder administrativo, qual seja, o poder de polícia. Este, diferentemente do poder disciplinar, não se baseia em vínculo jurídico especial, mas sim numa relação de supremacia geral a que todos os cidadãos encontram-se submetidos.
Neste sentido, Rafael Oliveira ensina:
"O exercício do poder de polícia tem por destinatários todos os particulares que se submetem à autoridade estatal. Trata-se da denominada 'supremacia geral' do Estado sobre os respectivos administrados."
Do exposto, incorreta esta assertiva.
Gabarito do professor: ERRADO
Bibliografia:
OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Curso de Direito Administrativo. 5ª ed. São Paulo: Método, 2017.
-
Poder de Policia: Obrigado agir como a lei determina
-
GABARITO/ERRADO
O CERTO SERIA PODER DE POLÍCIA.
-
Errado. Decorre do Poder de Polícia.
-
Dentro da própria adm ou com vínculo = Poder Disciplinar;
Com terceiro, sem vínculo = Poder de Polícia.
-
Errado.
Trata-se de Poder de polícia.
CTN. Art. 78. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interêsse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de intêresse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
Parágrafo único. Considera-se regular o exercício do poder de polícia quando desempenhado pelo órgão competente nos limites da lei aplicável, com observância do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionária, sem abuso ou desvio de poder.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5172Compilado.htm
-
GABARITO: ERRADO
Hely Lopes Meirelles: “poder de polícia é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado”
Celso Antônio Bandeira de Mello: “a atividade da Administração Pública, expressa em atos normativos ou concretos, de condicionar, com fundamento em sua supremacia geral e na forma da lei, a liberdade e propriedade dos indivíduos, mediante ação ora fiscalizadora, ora preventiva, ora repressiva, impondo coercitivamente aos particulares um dever de abstenção a fim de conformar-lhes os comportamentos aos interesses sociais consagrados no sistema normativo”.
Maria Sylvia Zanella Di Pietro: “atividade do Estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público”.
José dos Santos Carvalho Filho: “prerrogativa de direito público que, calcada na lei, autoriza a Administração Pública a restringir o uso e o gozo da liberdade e da propriedade em favor do interesse da coletividade”.
O art. 78 do Código Tributário Nacional apresenta a seguinte conceituação: “Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos”.
FONTE: Manual de Direito Administrativo (2019) - Alexandre Mazza.
-
A questão se refere ao Poder de Polícia.
Interesse público > Interesse privado
-
GABARITO: E
Meios de atuação do Poder de Policia:
A polícia administrativa pode atuar de modo preventivo ou repressivo. Em sua atuação preventiva, são estabelecidas normas e outorgados alvarás para que os particulares possam exercer seus direitos de acordo com o interesse público. O conteúdo do alvará pode ser uma licença (ato vinculado e definitivo – ex.: licença para construir ou para dirigir) ou uma autorização (ato discricionário e precário – ex.: autorização para o porte de arma).
A atuação repressiva inclui atos de fiscalização e a aplicação de sanções administrativas. A punição do administrado depende da prévia definição do ato como infração administrativa. [5] Apesar da existência de medidas repressivas, a atuação do poder de polícia é essencialmente preventiva, pois seu maior objetivo é evitar a lesão ao interesse público.
Outra classificação considera que os meios de atuação podem ser: a) atos normativos: a lei cria limitações ao exercício de direitos e o Executivo, por meio de decretos, portarias, instruções, etc., disciplina a aplicação da lei nos casos concretos; b) atos administrativos e operações materiais de aplicação da lei ao caso concreto: inclui medidas preventivas (fiscalização, vistoria, ordem, notificação, autorização, licença, etc.) e medidas repressivas (dissolução de reunião, interdição de atividade, apreensão de mercadoria contrabandeada, etc.).
-
Poder de polícia - Restringe Particular
Poder disciplinar - Restringe servidor
-
Atos punitivos: São os que contêm uma sanção àqueles que infringem disposições legais, regulamentares ou ordinatórias dos bens e serviços públicos, visam punir e reprimir as infrações administrativas ou a conduta irregular dos servidores ou dos particulares perante a Administração.
Poder Disciplinar: É a faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração.
-
PODER DE POLICIA
-
Segundo Meirelles “Poder de Polícia é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado”.
-
Gabarito: Errado
A ação adotada pelo corpo de bombeiros decorre do Poder de Polícia.
-
Direto:
Sanções a particulares
☛sem vínculo: poder de polícia
☛com vínculo: poder disciplinar
☛a servidores : poder disciplinar.
Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!
-
Poder de Polícia: É a faculdade discricionária de condicionar e restringir, bens, direitos e atividades individuais em favor da coletividade.
-
Poder de polícia.
-
GAB. ERRADO.
Correção: O corpo de bombeiros de determinada cidade, em busca da garantia de máximo benefício da coletividade, interditou uma escola privada, por falta de condições adequadas para a evacuação em caso de incêndio. Nesse caso, a atuação do corpo de bombeiros decorre imediatamente do poder de polícia, ainda que o proprietário da escola tenha direito ao prédio e a exercer o seu trabalho.
Edição de Lei = Indelegável.
Atos de Sanção = Indelegável.
Atos de consentimento = Delegável.
Atos de Fiscalização = Delegável.
-
PODER DA PM QUE FAZ DE TUDO ...UIII
-
o Gabarito: Errado.
.
Tratou-se de evidente uso do Poder de Polícia. Sempre que houver a aplicação de sanção a particular, pergunte-se: há vínculo com a Administração Pública? Se há, trata-se de uso de Poder Disciplinar. Se não, é Poder de Polícia.
-
GABARITO: ERRADO
Hely Lopes Meirelles
“Poder de Policia é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em beneficio da coletividade ou do próprio Estado.”
“O Poder de Policia é, em suma, o conjunto de atribuições concedidas a Administração para disciplinar e restringir, em favor do interesse público adequando, direitos e liberdades individuais” (TÁCITO, 1975, apud MEIRELLES, 2002, p. 128).
“O Poder de Policia (police power), em seu sentido amplo, compreende um sistema total de regulamentação interna, pelo qual o Estado busca não só preservar a ordem pública senão também estabelecer para a vida de relações do cidadão àquelas regras de boa conduta e de boa vizinhança que se supõem necessárias para evitar conflito de direitos e para garantir a cada um o gozo ininterrupto de seu próprio direito, até onde for razoavelmente compatível com o direito dos demais” (COOLEY, 1903, p. 829, grifo do autor, apud MEIRELLES, 2002, p.128).
José Cretella Júnior
“Poder de polícia é a faculdade discricionária do Estado de limitar a liberdade individual, ou coletiva, em prol do interesse público.”
Odete Medauar
“Poder de polícia é a faculdade de manter os interesses coletivos, de assegurar os direitos individuais feridos pelo exercício de direitos individuais de terceiros. O poder de polícia visa à proteção dos bens, dos direitos, da liberdade, da saúde, do bem-estar econômico. Constitui limitação à liberdade e os direitos essenciais do homem” (CAVALCANTI, 1956, p. 07, apud MEDAUAR, 2000, P.390).
“O poder de polícia constitui limitação à liberdade individual, mas tem por fim assegurar esta própria liberdade e os direitos essenciais do homem” (CAVALCANTI, 1956, p. 07, apud MEDAUAR, 2000, P.390).
JUS BRASIL,
-
Exerceu o poder de polícia!!!
-
O corpo de bombeiros de determinada cidade, em busca da garantia de máximo benefício da coletividade, interditou uma escola privada, por falta de condições adequadas para a evacuação em caso de incêndio. Nesse caso, a atuação do corpo de bombeiros decorre imediatamente do poder disciplinar, ainda que o proprietário da escola tenha direito ao prédio e a exercer o seu trabalho.
O correto seria PODER DE POLÍCIA --> Atinge bens, direitos, atividades dos particulares em Geral
-
GABARITO: ERRADO
Não se trata de poder disciplinar e sim do poder de policia.
-
Qual a diferença entre polícia administrativa e polícia judiciária?
A polícia administrativa incide sobre bens, direitos e atividades, ao passo que, a polícia judiciária atua sobre as pessoas, individualmente ou indiscriminadamente. Porém, ambas exercem função administrativa, ou seja, atividade que buscam o interesse público.
A polícia administrativa é exercida por órgãos administrativos de caráter fiscalizador, já a polícia judiciária, em razão de preparar a atuação da função jurisdicional penal, é exercida pela polícia civil ou militar.
https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1067421/qual-a-diferenca-entre-policia-administrativa-e-policia-judiciaria
-
Poder disciplinar é a prerrogativa conferida a administração pública para apurar as infrações e aplicar as penalidades em relação aqueles sujeitos a disciplina interna da administração. Estão sujeitos a um vínculo específico de natureza funcional ou contratual. O poder disciplinar decorre do poder hierárquico.
Poder de polícia é o poder-dever conferido ao Estado de estabelecer regras restritivas e condicionadoras de direitos e garantias individuais, tendo em vista o interesse coletivo
-
E se fosse escola pública?
-
Poder Disciplinar é para punir, sancionar (multa, advertência) em pessoas que têm relação ESPECIAL com a Administração.
Ex. Agentes Públicos; e
Atenção: A DOUTRINA entende que aluno de escola pública também possui relação especial com a Administração, sendo, portanto, passível de multa, advertência.
Portanto, questão ERRADA.
A questão descreveu os meios de atuação do Poder de Polícia.
-
Gabarito E
Tem gente nos comentários trocando Alhos com Bugalhos...
Poder Disciplinar: Quando por exemplo o diretor de uma escola pública suspende o aluno maconheiro que está vestido com a camisa do Che! Aqui, há vínculo específico e o ato recaiu APENAS sobre o aluno comunista.
Poder de Polícia: Atividade dos Bombeiros ao fechar a escola, independe de ordem judicial, baseia-se no interesse público, possui imperatividade e recaiu em TODA coletividade, pois toda a escola é um interesse público.
-
Gabarito errado.
Redação original.
O corpo de bombeiros de determinada cidade, em busca da garantia de máximo benefício da coletividade, interditou uma escola privada, por falta de condições adequadas para a evacuação em caso de incêndio. Nesse caso, a atuação do corpo de bombeiros decorre imediatamente do poder disciplinar, ainda que o proprietário da escola tenha direito ao prédio e a exercer o seu trabalho ERRADA.
----------------------------------------------------------------------------------------
Redação Retificada.
condições adequadas para a evacuação em caso de incêndio. Nesse caso, a atuação do corpo de bombeiros decorre imediatamente do PODE RDE POLÍCIA, ainda que o proprietário da escola tenha direito ao prédio e a exercer o seu trabalho CERTO.
----------------------------------------------------------------------------------------
Poder disciplinar
* Conceito: poder-dever de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração
--- > Alcance
▪ servidores públicos
▪ particulares sujeitos à disciplina interna
Poder de polícia
*Prerrogativa de condicionar e restringir o exercício de atividades privadas.
> Tudo com vistas a proteger os interesses gerais da coletividade.
Modalidade de exercício do poder de policia: preventivo ou repreensivo.
---- >Poder de polícia preventivo
---- >Poder de polícia repressivo: aplicação de sanções administrativas a particulares pelo descumprimento de normas de ordem pública (normas de polícia).
* Exemplo de sanções cabíveis pode-se mencionar:
>Imposição de multas administrativas;
>interdição de estabelecimentos comerciais; GABARITO
>suspensão do exercício de direitos;
>demolição de construções irregulares;
>embargo administrativo de obra.
>apreensão de mercadorias piratas etc
-
Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo citam o conceito de Hely Lopes Meirelles (2015. p. 273): poder de polícia é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado.
-
BIZU: Toda ideia que trouxer, precipuamente, o poder de IMPÉRIO (A adm. pub. decidiu fazer algo unilateralmente), associe ao poder de polícia.
Espero que ajude.
-
Gabarito: Errado
poder de polícia: impõe condições/restrições a direitos, bens e atividades dos particulares em geral
poder disciplinar: apura irregularidades e aplica sanções de natureza administrativa em face dos servidores públicos e particulares com vínculo(ex: aluno de escola pública; preso que cometa uma infração administrativa na cadeia)
-
Errei essa questão fácil, mas para não mais errar, segue um pequeno e definitivo resumo:
-
Naão houve aplicação de nenhuma sanção, então não poderia ser poder disciplinar. O poder ai é de policia tendo em vista que houve restrição em prol do interesse público.
-
GAB: ERRADO
Exerceu o PODER DE POLÍCIA,o qual independe de autorização judicial para ser exercido.
Bons Estudos.
-
errado decorre do poder de Polícia
-
ERRADO.
Poder de Polícia.
Se a penalidade é imposta a um servidor, trata-se de poder disciplinar.
Se é imposta a um particular que possua vínculo com a administração é poder disciplinar.
Mas, se tratar de particular em geral, que não possui qualquer vínculo, é poder de polícia.
-
A ação dos bombeiros, na situação hipotética, deriva do poder de polícia, que é fruto do princípio implícito da supremacia do interesse público.
-
1- PODER HIERÁRQUICO: edita ordem de serviço contendo rotinas administrativas tendentes a regulamentar as funções a serem exercidas por cada servidor lotado no órgão, incluindo aquelas relativas à investigação de eventuais atos que configurem, em tese, falta funcional.
Q855869
O chefe do departamento pessoal de uma determinada autarquia federal, para o bom funcionamento dos serviços afetos à sua unidade, editou ato normativo interno estabelecendo horários de saída para o almoço, respeitando, para tanto, as especificidades das jornadas de trabalho de cada subordinado. Justificou o ato na necessidade de a unidade contar, sempre, com pelo menos um servidor. A edição do ato encontra fundamento no poder
HIERÁRQUICO, que é próprio da função administrativa, e por meio do qual a Administração pública mantém a disciplina e impõe o cumprimento de deveres funcionais.
Edita ato normativo contendo regras gerais e abstratas sobre procedimentos administrativos a serem adotados em caso de ilícitos ambientais, com a fixação do valor de multa para cada tipo de dano ambiental que configure infração administrativa
Q866690 Q855869
- Poder que a Administração Pública tem de editar atos normativos (normas internas) com o fim de disciplinar a atuação de seus órgãos subordinados = PODER HIERÁRQUICO
2- PODER DISCIPLINAR: preside comissão permanente de apuração de falta funcional em processo administrativo disciplinar, podendo realizar interrogatório do investigado, tomar depoimento de testemunhas, juntar documentos e realizar acareação em caso de contradição.
USURPAÇÃO DE FUNÇÃO: realiza investigação criminal para elucidar a autoria de crime de homicídio, mediante a promoção de diligências de apuração, como vistoria no local do delito, colheita de depoimentos e apreensão de instrumentos e bens utilizados na prática do crime.
FUNÇÃO PRÓPRIA E EXCLUSIVA DA POLÍCIA JUDICIÁRIA !
3- PODER REGULAMENTAR: Representa a competência exercida pelo chefe do poder executivo (presidente, governador, prefeito) para edição de atos normativos - decretos.
NÃO CRIA LEI, APENAS COMPLEMENTA/REGULAMENTA
-
PODER DE POLÍCIA - O exercício do poder de polícia tem por destinatários todos os particulares que se submetem à autoridade estatal. Trata-se da denominada 'supremacia geral' do Estado sobre os respectivos administrados.
-
O poder de polícia destina-se assegurar o bem estar geral, impedindo, através de ordens, proibições e apreensões, o exercício anti-social dos direitos individuais, o uso abusivo da propriedade, ou a prática de atividades prejudiciais à coletividade. Expressando-se no conjunto de órgão e serviços públicos incumbidos de fiscalizar, controlar e deter as atividades individuais que se revelem contrárias à higiene, à saúde, à moralidade, ao sossego, ao conforto público e até mesmo à ética urbana. Visando propiciar uma convivência social mais harmoniosa, para evitar ou atenuar conflitos no exercício dos direitos e atividades do individuo entre si e, ante o interesse de toda a população, concebida por um conjunto de atividades de polícia que fazem parte dos diversos órgãos da Administração e que servem para a defesa dos vários interesses especiais comuns.
-
Poder de Polícia tem as finalidades de limitar, de fiscalizar e de sancionar em relação Bens,Serviços e Instalações.
-
Se fosse uma escola publica ai sim poderia ser em decorrência do poder disciplinar.
-
Poder de polícia.
-
ERRADO
PODER DISCIPLINA: PUNIÇÃO DE PARTICULAR VINCULADO A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
PODER DE POLÍCIA: PUNIÇÃO PARTICULAR EM GERAL
-
Poder de Policia. usando o atributo da autoexecutoriedade .
-
Comentário sucinto e explicativo
de Andreza Bonfim
em 02 de Maio de 2020 às 19:18
-
Decorre do Poder de Polícia.
-
GABARITO - ERRADO
O corpo de bombeiros de determinada cidade, em busca da garantia de máximo benefício da coletividade, interditou uma escola privada, por falta de condições adequadas para a evacuação em caso de incêndio. Nesse caso, a atuação do corpo de bombeiros decorre imediatamente do PODER DE POLÍCIA, ainda que o proprietário da escola tenha direito ao prédio e a exercer o seu trabalho.
DISCIPLINA, DISCIPLINA, DISCIPLINA.
-
Poder de Polícia -> Autoexecutoriedade
Lembrem-se: Apreensão, demolição e interdição são atributos do poder de polícia.
-
GAB.: E
PODER DISCIPLINAR -> Sanção a particular com VÍNCULO com a Adm. Pública.
PODER DE POLÍCIA -> Cria Condições e Restrição de direitos a particulares em GERAL.
No caso citado, o particular não tem vínculo jurídico específico com a Adm. Pública. Logo, não cabe no poder disciplinar. Cabendo, então, o poder de polícia, o qual impõe condições e restrições de direitos a particulares em geral para defender o interesse público.
-
Gabarito: Errado!
Poder Hierárquico e Disciplinar = atua no âmbito INTERNO (Administração pública)
Poder Regulamentar/Normativo e de Polícia = atua no âmbito EXTERNO (Particulares)
-
ERRADO
Os bombeiros exerceriam o poder de polícia administrativa que decorre de imposições sobre bens (no caso questionado), direitos e atividades.
Poder de polícia judiciária: recai sobre PESSOAS, apenas.
-
Poder de polícia: Particulares em geral.
Poder disciplinar: Servidores ou particulares com vínculo com a Administração.
GAB: ERRADO
-
O poder disciplinar, para que possa ser legitimamente exercido contra particulares, pressupõe que exista um vínculo jurídico especial a unir o ente público e o particular. É o caso, por exemplo, dos concessionários de serviços públicos, dos estudantes de escolas e universidades, das pessoas internadas em hospitais públicos, das pessoas custodiadas em presídios etc.
Na hipótese descrita pela Banca, inexiste vínculo jurídico especial estabelecido entre a escola privada e o Poder Público, o que permite o afastamento do exercício do poder disciplinar.
Em rigor, a atividade desenvolvida, em vista do interesse público que lhe é inerente, submete-se a fiscalização do Estado com apoio em outro poder administrativo, qual seja, o poder de polícia. Este, diferentemente do poder disciplinar, não se baseia em vínculo jurídico especial, mas sim numa relação de supremacia geral a que todos os cidadãos encontram-se submetidos.
Neste sentido, Rafael Oliveira ensina:
"O exercício do poder de polícia tem por destinatários todos os particulares que se submetem à autoridade estatal. Trata-se da denominada 'supremacia geral' do Estado sobre os respectivos administrados."
Do exposto, incorreta esta assertiva.
-
Poder de Polícia: Particulares em geral.
Poder disciplinar: Servidores ou particulares com vínculo com a Administração.
-
EXERCEU O PODER DE POLÍCIA
-
Creio que se a escola fosse da rede pública seria poder disciplinar, por ter vinculo com a administração.
Qualquer erro, notifiquem-me.
-
poder de polícia.
-
Gabarito ERRADA.
A questão trás uma hipótese de poder de policia e não poder disciplinar.
-
ISSO É A APICAÇÃO DO PODER DE POLÍCIA ADMNISTRATIVA SOBRE O PARTICULAR
-
OBS: difere do Poder de Polícia, pois este abrange qualquer pessoa que desenvolva atividade que possa acarretar riscos ou transtornos à sociedade, ou seja; não precisa existir vínculo.
-
Gab errada
Poder Disciplinar: Servidor
Poder de Polícia: Particular.
Poder de Polícia: Condicionar, restringir o uso de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado.
-
Errado
Nesse caso a ação decorre de Poder de Polícia , visto que não existe vinculo especifico entre poder publico e a escola particular.
-
Você que está se preparando para o concurso do DEPEN... ATENÇÃO!!
Material exclusivo com 200 questões INÉDITAS e COMENTADAS sobre o BLOCO 3 do DEPEN. Há questões de LEP e de todas as leis e portarias do bloco III do edital.
.
Venha exercitar seus conhecimentos e tatuar de vez no cérebro as principais informações para sua prova!!!!
.
Solicite seu link no DIRECT
Instagram @prof.rafaelvalle
-
Poder Disciplinar só pode incidir nas relações que se caracterizem por um vínculo de sujeição específica à Administração Pública.
Assim, um particular, na condição de mero administrado, jamais poderá sofrer os efeitos diretos do Poder Disciplinar.
Por outro lado, o Poder de Polícia incide sobre as relações de vínculo geral, manifestando-se pela limitação, oriunda da Administração Pública, dos bens, atividades e direitos individuais dos particulares (administrados em geral).
Gabarito: ERRADO.
-
questão tranqüila que faz medo
-
Errado, decore do poder de policia.
Poder de Polícia: É a faculdade discricionária de condicionar e restringir, bens, direitos e atividades individuais em favor da coletividade.
-
Poder disciplinar só poderá ser aplicado em servidores e particulares ligados a administração pública.
-
Nesse sentido, a doutrina é vasta acerca do conteúdo.
O ilústre professor Hely Lopes Meirelles, em sua magnífica obra do Direito Administrativo Brasileiro, conceitua o Poder de Polícia como uma faculdade da Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais:
“Poder de Policia é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em beneficio da coletividade ou do próprio Estado.”
Citando outros doutrinadores renomados, o professor Meirelles elenca seus pensamentos acerca do Poder de Polícia:
“O Poder de Policia é, em suma, o conjunto de atribuições concedidas a Administração para disciplinar e restringir, em favor do interesse público adequando, direitos e liberdades individuais” (TÁCITO, 1975, apud MEIRELLES, 2002, p. 128).
GAB == ERRADO
-
Gabarito: Errado
Poder disciplinar - Decorre de relação/vínculo funcional/contratual entre administrador e administrado para aplicação de sanção;
Poder de polícia - Decorre de relações de vínculo geral, para condicionar/restringir o exercício de atividade privada; (o exemplo supracitado na questão)
Poder hierárquico - Decorre de hierarquia organizacional (relação de coordenação e subordinação).
Questão que corrobora:
(CESPE - MPE/CE) Um tenente da Marinha do Brasil determinou que um grupo de soldados realizasse a limpeza de um navio, sob pena de sanção se descumprida a ordem. Nesse caso, o poder a ser exercido pelo tenente, em caso de descumprimento de sua ordem, é disciplinar e deriva do poder hierárquico. Gabarito: Certo
-
´Poder de Policia
-
Se as escola fosse pública teria um vinculo com administração pública e o Estado, desse modo seria poder disciplinar. Mas como é particular foi usado o poder de polícia do Estado.
Escola Pública > Poder disciplinar.
Escola Privada> Poder de polícia.
-
Exerce do PODER DE POLÍCIA!!
-
Palavra chave interditou uma escola privada poder de polícia... Uma mãe puni um filho porque tem vículo com ele e assim é a administração.
-
A questão versa sobre o poder de Polícia.
-
Resposta ERRADA
A questão fala sobre relação entre a Administração Pública e particular sem nenhum tipo de vínculo especial, logo trata-se de PODER DE POLÍCIA.
O Poder Disciplinar até pode ser aplicado ao particular, mas desde que tenha vínculo especial, por exemplo, um contrato administrativo.
-
Poder DISCIPLINAR é só lembrar de disciplina, que leva à sanção. Esse poder permite a aplicação de penalidades àqueles que têm VÍNCULO ESPECIAL COM O ESTADO (inclusive particulares que celebram contratos com o Poder Público)
-
PARTICULAR SEM VINCULO COM ADM PUB = PODER DE POLÍCIA
-
kkkkkk na prova não vem uma dessas!
-
Poder de Polícia: Representa uma atividade estatal restritiva dos interesses
privados, pois limita liberdades e direitos individuais para devido atendimento do
interesse público.
-
Minha contribuição.
Direito Administrativo
Poder de Polícia: Permite a Administração limitar os direitos individuais em benefício da sociedade. Não é serviço público e ,em sentido amplo, engloba a Legislação, Polícia Administrativa e a Polícia Judiciária.
Poder Disciplinar: Permite a Administração punir aqueles ligados a ela, agentes públicos ou particulares que possuam vínculo com a Administração.
Fonte: Resumos
Abraço!!!
-
Refere-se ao poder de polícia!
-
# A POLÍCIA ADM é exercida sobre atividades privadas, bens ou direitos, enquanto a POLÍCIA JUDICIÁRIA incide diretamente sobre pessoas.
# PODER DE POLÍCIA >>> A edição de ato NORMATIVO constitui exemplo do exercício do Poder de Polícia (SENTIDO AMPLO) pela adm púb.
# PODER DE POLÍCIA >>> Atributos do poder de polícia:
Dica:
Discricionaridade
Coercibilidade
Autoexecutoriedade
# O poder de polícia não pode ser exercido por particulares ou por pessoas jurídicas de direito privado da Administração Indireta (Fundações P. / Empresas P. / Sociedade de Economia M.), entretanto, o STJ entende que os atos de consentimento de polícia e de fiscalização (relativos ao poder de polícia), que por si só não têm natureza coercitiva, podem ser delegados às pessoas jurídicas de direito privado da Administração Indireta.
-
A questão retrata uma atribuição do Poder de Polícia.
-
Poder de polícia
-
Poder de Polícia.EXTERNO-GERAL
-
Poder de polícia: A banca extrapolou
Gab :E
-
Aplicação de sanção:
Particular SEM vínculo: poder de polícia.
Particular COM vínculo: poder disciplinar.
Qualquer erro, avise-me.
Bons estudos.
-
Aplicação de sanção:
Particular SEM vínculo: poder de polícia.
Particular COM vínculo: poder disciplinar.
Qualquer erro, avise-me.
Bons estudos.
-
Poder disciplinar = particular com vinculo específico com a administração ou servidor público.
Poder de polícia= particular com vinculo genérico, qualquer pessoa.
-
discricionário: em alguns casos sobra para o administrador certa margem de escolha, o que permite a concretização da melhor maneira de praticá-lo de acordo com o caso concreto.
vinculada: todos os elementos do ato administrativo estarão em lei, não restando alternativa para o administrador.
"Você tá esperando Deus abrir o mar para começar a andar! E Deus está esperando você andar para abrir o mar".@ruan_gabriel
-
ele decore de discricionário.
-
O poder Disciplinar está relacionado a sanções da sua atividade como funcionário público. Ex: Advertência , suspensão, demissão. Na questão o bombeiro, funcionário público, interdita propriedade privada para o bem da coletividade com possibilidade de conveniência e oportunidade decorrente do poder discricionário.
-
PODER DE POLÍCIA.
LEMBRANDO QUE, SEGUNDO A DOUTRINA, O PODER DE POLÍCIA PODE SER DISCRICIONÁRIO OU VINCULADO
-
POLICE POWER
-
Meu amigo, mais de 100 comentários numa questão, plmdds.
-
O poder disciplinar se aplica aos servidores públicos e aos particulares sujeitos a disciplina interna. Que não é o caso narrado.
-
Gabarito: Errado.
O corpo de bombeiros de determinada cidade, em busca da garantia de máximo benefício da coletividade, interditou uma escola privada, por falta de condições adequadas para a evacuação em caso de incêndio. Nesse caso, a atuação do corpo de bombeiros decorre imediatamente do poder disciplinar, ainda que o proprietário da escola tenha direito ao prédio e a exercer o seu trabalho.
Na verdade, o correto seria poder de polícia.
Bons estudos.
-
Não é poder disciplinar e sim poder de policia.
vindo do Cespe é de suspeitar rsrsrs
-
Poder discilplinar: particulares com vínculo ex: concessionária ou permissionária
Poder de polícia: particulares em geral ex: aplicação de multa de trânsito
-
ERRADO
O corpo de bombeiros de determinada cidade, em busca da garantia de máximo benefício da coletividade, interditou uma escola privada, por falta de condições adequadas para a evacuação em caso de incêndio. Nesse caso, a atuação do corpo de bombeiros decorre imediatamente do poder disciplinar, ainda que o proprietário da escola tenha direito ao prédio e a exercer o seu trabalho.
Poder Disciplinar
Sanções aplicadas às infrações administrativas;
Disciplina dos agentes vinculados
Poder de Polícia;
Restritivo de direitos de particulares;
Proteção e garantia da legalidade;
Essencialmente preventivo;
Excepcionalmente repressivo;
Possui discricionariedade, autoexecutoriedade e coercitibilidade;
Fases: Ordem de polícia, Consentimento, Fiscalização, Sanção;
Originário (Ordem de polícia e Sanção) e Delegado (Consentimento e Fiscalização);
"Disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."
-
O poder disciplinar se aplica aos servidores públicos e aos particulares sujeitos a disciplina interna ( Punições / Subordinas )
Ocorreu Poder de POLICIA na situaçao !
Gabarito E
-
Poder de Polícia.
-
P - U - L - I - SS - A - POLÍCIA
-
Poder disciplinar pode ser definido como o poder que a administração tem de apurar infrações administrativas e impor as penalidades previstas em lei aos seus servidores e demais pessoas sujeitas a disciplina administrativa
-
Gabarito "ERRADO"
A atividade desempenhada pelo CBM configura a materialidade do Poder de Polícia, que em resumo é exercido para limitar/restringir/condicionar direitos; garantias; e gozo de bens dos administrados.
Perceba que a questão foi clara em mencionar que a escola é privada.
Espero ter ajudado.
Dicas no instagram:@professoralbenes
-
Poder de Policia
Criar condições/restrições aos particulares
Cria regras para proteger o interesse público
Direcionado ao particulares em geral
Incide no particular em seus: atividades, direitos e bens
-
Poder DISCIPLINAR
--> AGENTES PÚBLICOS
---> PARTICULARES COM VÍNCULO C/ PODER PUB.
= ALUNO EM ESCOLA PÚBLICA
= CONTRATADOS
Poder de POLÍCIA
---> Particulares SEM VÍNCULO C/ PODER PUB.
CESPE
A prerrogativa da administração de impor sanções a seus servidores, independentemente de decisão judicial, decorre imediatamente do poder disciplinar e mediatamente do poder hierárquico.
CERTO
Aplicação de multa a sociedade empresária em razão de descumprimento de contrato administrativo celebrado por dispensa de licitação constitui manifestação do poder disciplinar.
CERTO
-
Errado!
Poder de Polícia.
-
Poder de Polícia
-
O poder disciplinar é aplicado aos servidores e àqueles particulares que possuem vínculo com a administração pública. O fato narrado se trata da aplicação do Poder de polícia.
Portanto, assertiva ERRADA.
-
O Poder Disciplinar consiste em um sistema punitivo INTERNO.
-
Errada
Poder de Polícia: Condicionar, restringir o uso de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado.
-
ERRADO!
Poder aplicado a tal situação é o de Polícia com o atributo da autoexecutariedade, onde é tomadas decisões de forma imediata sem precisar de intervenção judicial para fins de interdições, como é o caso da questão, para que a ordem pública e o bem social sejam mantidos!
-
Sanções:
Servidor e Particular com vínculo com a ADM PÚBLICA => PODER DISCIPLINAR
Particulares em Geral = > PODER DE POLÍCIA
-
Errado. A interdição do estabelecimento implica na limitação de um direito individual em prol do interesse da coletividade. Por isso mesmo, a medida decorre do poder de polícia.
Fonte: Prof. Diogo Surdi
-
Poder de polícia.
-
Poder de polícia.
-
Poder de polícia, utilizado para restringir particular
Podet disciplinar, utilizado para restringir servidor.
-
Poder de polícia, utilizado para restringir particular
Podet disciplinar, utilizado para restringir servidor.
-
Poder de polia= particular
Poder disciplinar aos servidores ou que possui status de servidores
-
GABARITO: ERRADO
Assertiva: "O corpo de bombeiros de determinada cidade, em busca da garantia de máximo benefício da coletividade, interditou uma escola privada, por falta de condições adequadas para a evacuação em caso de incêndio. Nesse caso, a atuação do corpo de bombeiros decorre imediatamente do poder disciplinar, ainda que o proprietário da escola tenha direito ao prédio e a exercer o seu trabalho."
Justificativa: Nesse caso, os bomboeiros atuam com base no PODER DE POLÍCIA.
-
Poder de polícia
-
Escola Privada = Poder de Polícia
Escola Pública = ?????????????? (Disciplinar ?)
-
Restricao de atividade privada em prol da coletividade: PODER DE POLICIA
-
Pessoal, é com base no poder de polícia que a restrição será feita. O poder de polícia abarca quatro esferas>>
1-atividade normativa
2-expedição de licenças e etc
3-fiscalização-é aqui que se encontra a base para a resposta da questão
4-sansão
Abraço a todos.
-
Decorre do poder de policia.
-
dEPEN 2021
-
poder de polícia
-
“Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos”.
fonte: https://ambitojuridico.com.br
-
Poder de Polícia
-
ASSERTIVA:
O corpo de bombeiros de determinada cidade, em busca da garantia de máximo benefício da coletividade, interditou uma escola privada, por falta de condições adequadas para a evacuação em caso de incêndio. Nesse caso, a atuação do corpo de bombeiros decorre imediatamente do poder disciplinar, ainda que o proprietário da escola tenha direito ao prédio e a exercer o seu trabalho.
GAB: ERRADO
A aplicação da sanção de forma repressiva (interdição) decorre do PODER DE POLÍCIA, que é uma faculdade que dispõe a Administração Pública para restringir ou condicionar direitos, atividades, bens em prol da coletividade.
Resumindo -> Poder de Polícia -> Aplica-se aos particulares em geral
-> Poder Disciplinar -> Aplica-se aos particulares com vinculo especial com a Administração Pública.
----------------------------------------------------------------------------
Outra observação, as sanções aplicadas, aos servidores públicos e particulares c/ vínculo especial, decorrem IMEDIATAMENTE do Poder Disciplinar.
Nesse sentido, fica uma questão para observação:
Cada um do item a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada, acerca dos poderes administrativos.
Um tenente da Marinha do Brasil determinou que um grupo de soldados realizasse a limpeza de um navio, sob pena de sanção se descumprida a ordem. Nesse caso, o poder a ser exercido pelo tenente, em caso de descumprimento de sua ordem, é disciplinar e deriva do poder hierárquico.
GAB: CERTO
Nesse caso, o Poder Disciplinar exercido pelo tenente será aplicado, IMEDIATAMENTE, ao servidor público e decorre, MEDIATAMENTE, do Poder hierárquico.
Cuidado, a aplicação da sanção decorre do Poder hierárquico quando se tratar de servidor público.
Qualquer erro, corrijam-me. Bons estudos.
-
PODER DE POLICIA!
-
PODER DE POLICIA
Atributos
- Discricionariedade
- Auto executoriedade
- Coercibilidade
-
como seria se a escola fosse publica ??
disciplinar ?
-
Poder de Polícia:
Restringir direitos do particular
Poder Disciplinar:
Restringir direitos e punir aquele que tem algum tipo de vínculo.
-
vamos lá.
Poder de polícia:
restringir direitos do particular;
poder disciplinar;
restringir direitos e punir aquele que tem algum tipo de vínculo....
basicamente é isso....
gabarito: errado.
-
Gabarito: ERRADO.
Interno (Adm x Adm):
- Poder Hierárquico.
- Poder Disciplinar.
Externo (Adm x Particular):
- Poder de Polícia.
- Poder Regulamentar.
-
O corpo de bombeiros de determinada cidade, em busca da garantia de máximo benefício da coletividade, interditou uma escola privada, por falta de condições adequadas para a evacuação em caso de incêndio. Nesse caso, a atuação do corpo de bombeiros decorre imediatamente do poder disciplinar, ainda que o proprietário da escola tenha direito ao prédio e a exercer o seu trabalho.
Errado
Falou em benefício da coletividade= aplica- se o poder de polícia
-
ERRADO
poder de polícia
-
Estado impondo sobre o particular > PODER DE POLÍCIA ADMINISTRATIVA .
-
ERRADO.
Poder de Polícia.
-
Mais de 100 comentários ou é questão fácil que muitos comentam a mesma coisa ou é polêmica.
Vamos lá, também quero comentar repetido: a interdição mencionada na questão não decorre do poder disciplinar pelo fato de, apesar de ser uma sanção, ter caráter preventivo e não punitivo.
Há também o fato de a escola ser privada, o que nos leva a considerar que não há vínculo entre o particular e a administração, que é requisito básico para o exercício do poder disciplinar.
Bons estudos.
-
Errada. Poder de Polícia.
-
poder de polícia
-
Sanções a servidor público -> Poder disciplinar e Hierárquico
Sanções a particulares com vínculo específico -> Poder disciplinar
Sanções a particulares em geral -> Poder de polícia
-
em prol do bem-estar e da coletividade. ( Poder de Polícia )
Deus é contigo não desista
-
Poder Administrativo??? CESPE aqui não, isso é PODER DE POLÍCIA ADM.
Trabalhe, trabalhe duro, por mais que as vezes a vontade seja de chorar e desistir diante das dificuldades, prossiga e continue trabalhando DURO, que a sua hora vai chegar.
-
Gabarito errado.
Decorre do poder de polícia. Sua finalidade é proteger o interesse público; É restringir o uso e o gozo da liberdade e da propriedade em favor do interesse da coletividade.
-
Gabarito ERRADO!
Decorre do poder de POLÍCIA.
-
usou o poder de policia
-
Errado.
É o Poder de polícia que restringe o Particular.
-
É o poder de polícia, ou seja, com intuito de restringir o particular em prol da coletividade.
-
Restriçao. Poder de Policia.
-
gabarito : ERRADO
O PODER DISCIPLINAR : APLICAR SANÇÕES ( PENAS ) AOS SERVIDORES E PARTICULARES
NO MOMENTO EM QUE O CORPO DE BOMBEIRO ADENTRA A ESCOLA POR FALTA DE CONDIÇÕES
ESTÁ USANDO O PODER DE POLICIA
Autoexecutoriedade : que dentro de suas tribuições pode agir sem intervenção judicial
-
Poder de Polícia
-
Ao fechar uma escola, está usando o poder de polícia.
-
poder de polícia: Trata-se da faculdade conferida a administração para restringir um direito individual face a um interesse público. É exercício de supremacia geral face a aquela que não possui vínculo anterior com a administração.
Se houver vinculo anterior, trata-se de poder disciplinar.
-
GABARITO: ERRADO
PODER DE POLÍCIA - BEM DE TODA UMA COLETIVIDADE ACIMA DE TUDO E TODOS
-
ERRADO.
Poder de polícia.
-
Caso de uso do poder de polícia, visto que a escola está sendo interditada evitando um mal maior, "em busca da garantia de máximo benefício da coletividade".
-
Escola Privada = Poder de Polícia.
Escola Pública = Poder Disciplinar.
-
GAB: ERRADO Logo, Hely Lopes Meirelles descreve que o poder de polícia é a faculdade que dispõe a administração pública de condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades, e direitos individuais em benefício da coletividade ou do próprio Estado.
-
Poder de polícia.
-
PODER DE POLÍCIA —> particular
PODER DISCIPLINAR—> agente ou órgão subordinados (poder hierarquico)
-
poder de polícia.
-
Errado. Essa atuação decorre do poder de polícia, que é o poder do Estado de restringir, limitar ou condicionar o exercício de direitos e da propriedade em benefício do interesse público.
-
GAB: ERRADO
PODER DE POLÍCIA.
-
Questão
O corpo de bombeiros de determinada cidade, em busca da garantia de máximo benefício da coletividade, interditou uma escola privada, por falta de condições adequadas para a evacuação em caso de incêndio. Nesse caso, a atuação do corpo de bombeiros decorre imediatamente do poder disciplinar ❌, ainda que o proprietário da escola tenha direito ao prédio e a exercer o seu trabalho.
Nesse caso a Administração Pública atua fundamentada na supremacia do interesse público sobre o particular, mediante a aplicação do poder de polícia.
Art. 78. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
Gabarito errado ❌
-
Poder de polícia, conforme dispõe o art. 78 do CTN.
-
Caso mencionado na questâo é PODER DE POLICIA!
-
Poder de Polícia: É a faculdade discricionária de condicionar e restringir, bens, direitos e atividades individuais em favor da coletividade.
PMAL2021
-
GABARITO : ERRADO
PODER DE POLÍCIA
PMAL 2021
-
Diciplinar--> A adm. aplica sanções aos seus agentes pela prática de atos infracionais.
Ou seja, não tem nada a ver com essa ação do corpo de bombeiros, o poder realizado foi o poder de polícia.
Polícia--> Conferido a adm., para restringir, frenar, condicionar, limitar o exercício e atividades econômicas dos particulares para preservar o interesse público
GABARITO = E
-
Poder Disciplinar
✓ aplicação de penalidades àqueles sujeitos à disciplina interna da Administração o servidores o particulares com vínculo jurídico específico
✓ há discricionariedade
Poder de Polícia
✓ condicionar e restringir o uso de bens e atividades privadas
✓ manifestação do poder de império do Estado
✓ natureza preventiva e negativa
✓ modalidades: preventivo x repressivo
✓ licença: ato vinculado e declarativo
✓ autorização: ato discricionário e constitutivo
✓ atributos: discricionariedade, autoexecutoriedade e coercibilidade
#MEUSRESUMOS
"NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS."
-
Poder de policia
-
Poder de polícia
o poder disciplinar serve para punir os servidores e os que têm vínculo com a adm pública
-
Ocaso trata do poder de polícia, já que o corpo de bombeiros realizou o fechamento do estabelecimento, protegendo o interesse da população em detrimento o interesse meramente privado dos proprietários da escola.
Não poderia ser poder disciplinar, já que a relação é geral ,não existindo um contrato administrativo.
Está no exercício do PODER DE POLÍCIA.
Poder de polícia = condicionar, restringir o uso de BENS + ATIVIDADES + DIREITOS individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado.
OBS: Polícia Administrativa é diferente de Polícia Judiciária.
Polícia administrativa = sanção Administrativa.
Polícia Judiciária = Sanção Penal. Ex. Polícia Civil e militar
-
O caso trata do poder de polícia, já que o corpo de bombeiros realizou o fechamento do estabelecimento, protegendo o interesse da população em detrimento o interesse meramente privado dos proprietários da escola.
Não poderia ser poder disciplinar, já que a relação é geral (toda escola se submete a esse tipo de controle), não existindo um contrato administrativo para tratar de uma relação específica. Assim, as sanções e medidas de polícia são, como o nome indica, aplicação do poder de polícia. Por outro lado, as sanções contratuais seriam manifestação do poder disciplinar.
-
ERRADO.
Poder de Polícia.
Se a penalidade é imposta a um servidor, trata-se de poder disciplinar.
Se é imposta a um particular que possua vínculo com a administração é poder disciplinar.
Mas, se tratar de particular em geral, que não possui qualquer vínculo, é poder de polícia.
-
Poder de Polícia
-
Poder disciplinar? Não.
-
ERRADO.
Poder de Polícia.
Se a penalidade é imposta a um servidor, trata-se de poder disciplinar.
Se é imposta a um particular que possua vínculo com a administração é poder disciplinar.
Mas, se tratar de particular em geral, que não possui qualquer vínculo, é poder de polícia.
-
Decorre do poder de polícia!
-
PODER DE PULIÇA!!!! GABARITO ERRADO
PMAL 2021
-
Em rigor, a atividade desenvolvida, em vista do interesse público que lhe é inerente, submete-se a fiscalização do Estado com apoio em outro poder administrativo, qual seja, o poder de polícia. Este, diferentemente do poder disciplinar, não se baseia em vínculo jurídico especial, mas sim numa relação de supremacia geral a que todos os cidadãos encontram-se submetidos.
Neste sentido, Rafael Oliveira ensina:
"O exercício do poder de polícia tem por destinatários todos os particulares que se submetem à autoridade estatal. Trata-se da denominada 'supremacia geral' do Estado sobre os respectivos administrados."
-
GABARITO ERRADO
Poder de polícia
Criar condições e restrições
- Particulares - Bens, direitos e atividades
- Proteção do interesse público
- Caráter preventivo (eminentemente) e repressivo (penalidades)
-
1) Poderes hierárquico e disciplinar → Ao servidor público
2) Poder disciplinar → Aos particulares com vínculo específico
3) Poder de polícia → Aos particulares em geral (vínculo geral)
-
Impôs obrigações ao particular sem vínculo com a administração pública?
Poder de Polícia.
-
ERRADO
- A ESCOLA ERA PARTICULAR
- QUANDO SE TRATA DE PARTICULAR EM GERAL É [PODER DE POLÍCIA]
- SE FOR PÚBLICO OU TIVER VÍNCULO É DISCIPLINAR.
PMAL 2021
-
PODER DE POLÍCIA É BAD da PRF
vai condicionar, limitar ou restringir.
Bens
Atividade
Direitos
de forma
Preventiva
Repreensiva
Fiscalizatória
-
A questão se refere ao poder de polícia administrativa que restringe as atividades do particular.
-
De um forma lúdica: o que for particular é poder de POLÍCIA.
O que for referente aos órgãos públicos: PODER DISCIPLINAR.
Bons estudos e tubarões já nascem nadando <3.
-
PODER DE PÓLICA ADM;
- ILÍCITO ADM
- CARÁTER IMINENTEMENTE PREVENTIVO
- NÃO INCIDE SOBRE O INDIVIDUOU
- REALIZADOS POR VÁRIOS ÓRGÃOS
-
Poder de POLÍCIA, aumigo.
Só p te lembrar que pode delegar consentimento, fiscalização e sanção.
NÃO pode delegar - ordem.
-
ERRADO
O corpo de bombeiros de determinada cidade, em busca da garantia de máximo benefício da coletividade, interditou uma escola privada, por falta de condições adequadas para a evacuação em caso de incêndio. Nesse caso, a atuação do corpo de bombeiros decorre imediatamente do PODER DE POLÍCIA , ainda que o proprietário da escola tenha direito ao prédio e a exercer o seu trabalho.
-
RESUMO MOSTROOO
1) Ao servidor público
- Poderes hierárquico e disciplinar
2) Particular tem vinculo?
- não = poder de polícia
- sim = poder disciplinar
____________
Questão 2021:
- CESPE / CEBRASPE - 2021 - ANM - O poder de polícia é a faculdade de aplicar punições nos casos de infrações administrativas praticadas pelos agentes públicos.(E)
pra cimaa... seu sonho está próximo! continueeeeeeeeeee
-
ERRADO
- A ESCOLA ERA PARTICULAR
- QUANDO SE TRATA DE PARTICULAR EM GERAL É [PODER DE POLÍCIA]
- SE FOR PÚBLICO OU TIVER VÍNCULO É DISCIPLINAR.
PMAL 2021
-
Hoje não Cespe! Hahaha
-
Gab. 110% Errado.
O item se equivoca na medida em que apresenta manifestação do poder de polícia (e não disciplinar). Isto porque a escola privada consiste em particular que não possui vínculo específico com o poder público. Assim, não há que se falar em exercício do poder disciplinar em face da escola. Além disso, percebam que o poder público está atuando na defesa da segurança da coletividade de alunos daquela escola (interesse público), ainda que contrarie interesse individual da escola.
-
Falou em APREENSÃO e INTERDIÇÃO há grandes chances de se referir ao PODER DE POLÍCIA!
-
Poder de polícia, pois é aplicável a um particular sem vínculo com a Administração Pública.
-
PARTICULAR QUALQUER = POLÍCIA
PARTICULAR QUE POSSUA ALGUM VINCULO JURÍDICO/ADM COM A ADM - DISCIPLINAR
-
O corpo de bombeiros de determinada cidade, em busca da garantia de máximo benefício da coletividade, interditou uma escola privada, por falta de condições adequadas para a evacuação em caso de incêndio. Nesse caso, a atuação do corpo de bombeiros decorre imediatamente do poder disciplinar, ainda que o proprietário da escola tenha direito ao prédio e a exercer o seu trabalho.
ITEM: ERRADO
Poder de polícia
-
PODER DE POLÍCIA
-
o ato apresentado se refere ao poder de policia sob o atributo de Autoexecutoriedade na modalidade executoriedade .
-
ASSERTIVA INCORRETA!
Complementando;
O poder de Polícia é o poder que a Administração possui de restringir o exercício de liberdades individuais, o uso, gozo e a disposição da propriedade privada, sempre na busca do interesse público.
O Poder Disciplinar, por sua vez, consiste em um sistema punitivo interno, não permanente, que irá se manifestar somente quando o servidor cometer uma falta funcional ou quando particular descumprir as obrigações contratuais.
O Poder de Polícia aplica-se a todos os cidadãos e o Poder Disciplinar atinge apenas aqueles que possuem vínculo de natureza especial com o Estado. Sendo assim, a atuação do corpo de bombeiros decorre imediatamente do Poder de Polícia.
-
ERRADO
PODER DE POLÍCIA !!!
-
Poder disciplinar = Adm Pública aplica aos seus agentes ou aplica aos particulares que tenham algum vínculo com ela.
Poder de polícia = Adm Pública aplica aos particulares em geral (sem vínculo específico)
-
Escola pública = poder disciplinar.
Escola particular = poder de polícia.
-
se a escola fosse pública poderia ser o Poder disciplinar?
-
Decorre do poder de policia - Sanção de polícia de modo coercitivo.