SóProvas


ID
3427588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o item subsequente, no que se refere à evolução da administração pública no Brasil, ao modelo de gestão e excelência nos serviços públicos, bem como às convergências e divergências entre gestão pública e privada.


As mudanças de gestão na alta administração de empresas públicas e privadas são frequentes e caracterizam uma descontinuidade que dificulta a execução do planejamento e das ações de longo prazo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    As mudanças de gestão na alta administração de empresas públicas e privadas são frequentes e caracterizam uma descontinuidade que dificulta a execução do planejamento e das ações de longo prazo.

    O erro está em falar das mudanças nas gestões privadas que são frequentes, o que é um erro pois na administração privada é raro ver a descontinuidade do serviço, até porque elas sobrevivem pela continuidade do serviço.

  • Gab. E

    mudanças de gestão na alta administração de empresas privadas NÃO são frequentes, geralmente são grupos familiares, sem alternância de gestão.

  • Normalmente as empresas privadas, como as estatais sob direito privado, tem seus administradores escolhidos para cumprimento de um mandato fixo e não estão sob total controle de governantes(esse é o paraíso), assim como reforçado na lei 13.303 das empresas públicas e sociedade de economia mista, inclusive, cumprindo período de quarentena ao sair do cargo. Portanto, essas empresas dificilmente sofrem com interferência e descontinuidade nos seus planejamentos.

    GAB) E

  • tem gente trocando as bolas nos comentários , o erro da questão esta somente em incluir EMPRESAS PRIVADAS no enunciado , tudo sobre a parte pública esta certo.

  • O foco da questão é se a mudança frequente de gestão atrapalha ou não. Não importa se nas privadas isso não acontece com frequência ou se a gestão é feita por pessoas da mesma família... E muito menos o erro é citar a empresa privada. O foco simplesmente é se DIFICULTA ou NÃO DIFICULTA. É nesse trecho: "(...)caracterizam uma descontinuidade que dificulta a execução do planejamento e das ações de longo prazo". E o gabarito é ERRADO porque conforme as ideias e valores da nova gestão pública a mudança frequente de gestão não dificulta porque ela é pensada para não depender dos indivíduos. É o modelo de Gestão Participativa.

  • Errada porque não há essa frequência de mudança na gestão privada.

    Cespe copia e cola de Paludo:

    A cúpula da Administração Pública é frequentemente substituída em função do partido/bloco político vencedor das eleições, ou por força de novas coalizões necessárias ao exercício do poder; essa descontinuidade dificulta o planejamento e as ações de longo prazo - nas organizações provadas o poder de mando raramente se altera, e a continuidade da alta administração é a regra.

  • Gabarito Errado.

     

    Redação Original.

     

    As mudanças de gestão na alta administração de empresas públicas e privadas são frequentes e caracterizam uma descontinuidade que dificulta a execução do planejamento e das ações de longo prazo. ERRADA.

     

    ----------------------------------------------------------------------

    Redação Retificada..

     

    As mudanças de gestão na alta administração de empresas públicas são frequentes e caracterizam uma descontinuidade que dificulta a execução do planejamento e das ações de longo prazo. CERTO.

    ----------------------------------------------------------------------

     

     As empresas privadas por serem mais por méritos, ou seja, os seus administradores estão lá por possui os requisitos necessário, logo é mais estável os seus cargos, por isso a questão se torna errada, dizer que é frequente as mudanças nas empresas privadas.

  • Eu queria convidar a galera que Endeusa a Gestão Privada vir dá uma volta pelo país e assinar uma CTPS e conhecer como é mil maravilhas, chega ser pior que a administração pública a qual segue ou "pelo menos tenta" seguir a Constituição . Exemplo prático disso e a nossa gloriosa VALE que assassinou vários pais de família e seus gestores andam por aí soltos é aplaudidos pelos investidores. Meritocracia e conto da Alice no país da maravilhas .... Quanto a questão segue o que glorioso Paludo acha é mete o certo para acertar a questão. Sem mais. Gabarito CERTO
  • O erro da questão foi em mencionar a empresa privada que no caso não tem a consequência.

    GABA é mesmo errado

  • ERRADO

    A questão errou ao mencionar o setor privado, que no caso não interferiria em nada. No caso do setor público isso causa uma enorme interferência, principalmente em projetos a longo prazo.

  • Gab: ERRADO

    A questão erra ao dizer que são frequentes as mudanças na gestão privada como é na pública, que muda conforme quem está no poder. Essa descontinuidade é notória na Administração, podemos dizer que afeta, em alguns casos, negativamente. Por outro lado, não é correto incluir nessa abrangência as organizações privadas, pois essas se caracterizam mais pela permanência de longo prazo.

    Pensei assim!

  • Cade os Professores para comentar essas questões ...

  • Gabarito: Errado

    A descontinuidade da alta administração do setor público é uma característica inerente à Gestão Pública em relação à gestão privada. Esta preza pela continuidade da alta gerência (cúpula), que raramente se altera, enquanto aquela é frequentemente substituída em função dos partidos políticos eleitos, já que o modelo público é de cunho político. E desta maneira, o planejamento governamental existe para suprir os interesses públicos, prestar contas aos cidadãos, ao passo que na gestão privada interessa-lhe os lucros e prestar contas aos seus acionistas e clientes.

    Essa descontinuidade na Administração Pública não é vista de uma maneira positiva, pois, com as mudanças constantes dessas lideranças, pode vir a comprometer as políticas públicas em relação ao planejamento e às ações de longo prazo.

    Conforme explica Paludo, "são inúmeras as situações e dificuldades enfrentadas pelos governos, desde a questão cultural, a desigualdade social, até a rigidez legal e o controle incidente sobre a utilização dos recursos públicos. Em muitas situações, por exemplo, a questão da eficiência, ou de investimentos necessários, será deixada em segundo plano, para que possa ser trabalhada a questão social (ações de combate à pobreza, de inclusão social e de promoção da cidadania)". Por fim, isso demonstra a importância da responsabilidade que as autoridades políticas, que são eleitas, devem manter para com os cidadãos, devido ao caráter social que as detêm ao gerir o setor público, enquanto o setor privado tem como meta a obtenção, manutenção e expansão do mercado.

    Neste caso, a descontinuidade é uma característica que diverge entre a gestão pública e a gestão privada

    Bibliografia:

    Administração Pública 3ª Edição (Paludo);

    Administração Geral e Pública (Renato Fenili)

  • Na gestão pública é trocado por conta de partidos vencedores nas eleições.Já na gestão privada isso não ocorre muito.

  • A questão formulada acerca das convergências e divergências entre a gestão pública e privada.

    Essa questão exige atenção do candidato, pois o enunciado está quase perfeito.

    No âmbito da administração pública, de fato, existem mudanças frequentes na alta administração e essa circunstância realmente é um dos grandes desafios da execução de ações de longo prazo.

    Ocorre que no âmbito da administração privada as mudanças na alta administração são raras. Temos diversos grupos econômicos que são geridos há décadas pelos mesmos gestores e familiares.

    Do exposto, evidencia-se que o enunciado está errado, pois trata as frequentes mudanças na alta administração como uma convergência (aspecto em comum) entre a gestão pública e a gestão privada, porém essa é, na verdade, uma divergência (aspecto diferente) entre os tipos de gestão.

    Gabarito: Errado

  • Questões complexas, não tem comentários dos professores...até parecem q são eles inseguros.

  • Errado.

    As mudanças de gestão na alta administração de empresas públicas e privadas são frequentes e caracterizam uma descontinuidade que dificulta a execução do planejamento e das ações de longo prazo.

    Na administração privada não ocorre essa troca frequente e descontinuidade. Apenas na pública.

    Paludo.

  • Gabarito : ERRADO

    Lembrar das eleições e do "troca-troca" da chefia em muitos órgãos públicos.

    Na privada não se vê isso com frequência.

  • GAB [E].

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !!

    #ESTABILIDADESIM !!!

    #FORATRAINEE !!!

  • Privadas não são frequentes. Públicas, não (nem sempre).

  • ERRADO

  • Saldanha dos Santos em 2015 diz:

    ADM PÚBLICA: Gerência com grande rotatividade.

    ADM PRIVADA: Gerências mais estáveis.

  • Na verdade há pontos positivos e negativos nos 2 . Veja angela Merkel , Alemanha , 16 anos no poder . Ou seja , vc pode correr o risco de ter uma chefia competente e incompetente , ambas perdurando por mt ou pouco tempo na adm pub.

  • Tá certo! kkkkkkk o cara dizer que mudança de gestão em empresa privada não é frequente e que não afeta o planejamento é porque tá vendo muito filme ou nunca trabalhou na iniciativa privada.

  • ERRADO.

    A cúpula da Administração Pública é frequentemente substituída em função do partido/bloco político do partido vencedor das eleições ou por novas forças de coalizões necessárias ao exercício do poder, dificultando o planejamento e as ações de longo prazo.

    Contudo, nas organizações privadas, o poder de mando raramente se altera e a continuidade da cúpula administrativa é a regra.