SóProvas


ID
3428224
Banca
UFPR
Órgão
Câmara de Curitiba - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      [...] Em suma, a política está colérica e os relacionamentos nas redes sociais ou mesmo fora delas são o seu retrato mais bem acabado. Um triste retrato de chorar lágrimas de esguicho. No ambiente amistoso ou não das mesas de bar não falávamos o que regurgitamos nesses ambientes. Conforme questionava Monteiro Lobato em A luz do baile, “como (o que mudou), se era a mesma gente?”. [...]

      É necessário que ____________ ao inferno do autoconhecimento e ____________ a própria alma. É preciso que ____________ ao outro o que ____________ de receber. Mas nem as crianças, nem os idosos, nem os desvalidos, nem sequer o luto dos que sofrem, expressão máxima da dignidade humana, são respeitados mais. A urgência deve ser o amor ao próximo, não o ódio sem proximidade. A reação é do instinto humano, mas no ambiente álgido de hoje muitos contra-atacam sem serem importunados pelo simples prazer de atingir alguém. Ou mesmo por puro comportamento de manada – uma maneira estranha de ser aceito ou mesmo aplaudido em suas bolhas, em geral, formada por pessoas que abominam o contraditório. [...]

(Disponível em: https://istoe.com.br/o-maniqueismo-que-nos-alimenta--e-o-amor-que-nos-falta/. Adaptado.) 

Em relação ao padrão ortográfico vigente da língua portuguesa, considere as seguintes sentenças:


1. No primeiro parágrafo, a expressão em destaque (“nesses ambientes”) refere-se a “mesas de bar”.

2. No primeiro parágrafo, o autor contrapõe comportamentos do passado e do presente.

3. No segundo parágrafo, a expressão máxima da dignidade humana é o respeito ao luto de quem sofre.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    1. No primeiro parágrafo, a expressão em destaque (?nesses ambientes?) refere-se a ?mesas de bar? ? incorreto (=Em suma, a política está colérica e os relacionamentos nas redes sociais ou mesmo fora delas são o seu retrato mais bem acabado. Um triste retrato de chorar lágrimas de esguicho. No ambiente amistoso ou não das mesas de bar não falávamos o que regurgitamos nesses ambientes) ? regurgitamos nas REDES SOCIAIS (=vomitamos; refere-se ao fato de escrever tudo nas redes sociais aquilo que não era falado nas mesas de bar).

    2. No primeiro parágrafo, o autor contrapõe comportamentos do passado e do presente ? correto (=No ambiente amistoso ou não das mesas de bar não falávamos o que regurgitamos nesses ambientes); respectivamente pretérito imperfeito do indicativo e presente do indicativo (=contrapõe comportamentos do passado e do presente).

    3. No segundo parágrafo, a expressão máxima da dignidade humana é o respeito ao luto de quem sofre ? correto (=Mas nem as crianças, nem os idosos, nem os desvalidos, nem sequer o luto dos que sofrem, expressão máxima da dignidade humana, são respeitados mais) ? entre vírgulas temos o aposto explicativo, ele se refere à expressão "o luto dos que sofrem".

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • gabarito letra D ✔

    1. No primeiro parágrafo, a expressão em destaque (“nesses ambientes”) refere-se a "REDES SOCIAIS" , e não mesas de bar, logo, ➡errado.

    2. No primeiro parágrafo, o autor contrapõe comportamentos do passado e do presente. ➡ correto; em ➡ falávamos (1ª pessoa do plural do pretérito imperfeito do indicativo) o que regurgitamos (1ª pessoa do plural do presente do indicativo)

    3. No segundo parágrafo, a expressão máxima da dignidade humana é o respeito ao luto de quem sofre. ➡ correto,em: (...) nem sequer o luto dos que sofrem, expressão máxima da dignidade humana, são respeitados mais temos um aposto explicativo (entre vírgulas), basta notar a relação semântica ➡ qual é a expressão máxima da dignidade humana? o luto dos que sofrem!

  • 1. No primeiro parágrafo, a expressão em destaque (“nesses ambientes”) refere-se a “mesas de bar”. ( ERRADO )

    NESSES AMBIENTES= ESTA NO PLURAL= > RETORNA  redes sociais

    2. No primeiro parágrafo, o autor contrapõe comportamentos do passado e do presente.

     falávamos/ está 

    3. No segundo parágrafo, a expressão máxima da dignidade humana é o respeito ao luto de quem sofre. CORRETAS

     nem sequer o luto dos que sofrem, expressão máxima da dignidade humana

    GABARITO: D

  • "Mas nem as crianças, nem os idosos, nem os desvalidos, nem sequer o luto dos que sofrem, expressão máxima da dignidade humana, são respeitados mais."

    Errei por ter entendido que "a expressão máxima da dignidade humana" é o luto de quem sofre, e não o respeito ao luto de quem sofre.

  • Errei pelo mesmo motivo que a Bianca B. Oliveira. E, de fato, a ''expressão máxima da dignidade humana'' se refere apenas ao ''luto dos que sofrem''. Não entendi como pode estar certo, mas ok

  • Por que estao dizendo que o gabarito eh a letra D, se o site diz que eh a letra A ?

  • Concordo que a resposta é a letra D. Mas está aparecendo como gabarito a letra A. Não entendi!

  • rapaz, ta fácil não essa banca!

  • Afinal, gabarito A ou D?

    Eu tinha marcado D convicta.

  • Que "banquinha" é essa meu irmão!!!!! kkkkk com todo o respeito!

  • Cara, o gabarito é A e vocês tão dando like nas pessoas que deram o Gabarito D, não entendi essa.

  • Gabarito preliminar da banca - D - Publicado: 03/02/2020 às 10h30min

    Gabarito definitivo da banca - A - Publicado: 19/02/2020 às 17h30min

  • Gabarito da banca retificado para letra A

  • Comentário sobre a sentença 3

    "Mas nem as crianças, nem os idosos, nem os desvalidos, nem sequer o luto dos que sofrem, expressão máxima da dignidade humana, são respeitados mais."

    Na minha opinião, o luto é a "expressão máxima da dignidade humana", ou seja, o termo em destaque refere-se ao luto propriamente dito.

    A sentença 3 afirma que a expressão máxima da dignidade humana é o respeito ao luto. Há uma diferença sutil de sentido.

  • Pessoal, o gabarito é A mesmo, conferi no site da banca hoje, 14/04

  • Alguem passa o link do gabarito definitivo

  • Gabarito letra A, expressão máxima da dignidade humana, e o amor ao próximo como afirma o texto, segundo parágrafo!
  • O gabarito foi alterado de "D" para "A". Errei na primeira vez que respondi a questão porque coloquei resposta A e agora errei de novo porque coloquei resposta D. ¬¬

  • Mais alguém viu mudança de sentido entre "dos que sofrem" por "de quem sofre"?

    Posso estar equivocado, mas pelo que entendi "dos que sofrem" seria algo que por ventura ocorresse, algo momentâneo. "De quem sofre" eu entendi como se fosse todo mundo que estivesse sofrendo, soando como uma generalização. Por isso marquei o item 3 como errado.

    Caso alguém pense diferente ou imagine que houve equívoco da minha interpretação, fique aberto para para responder aqui ou mandar uma mensagem.

    GABARITO DA BANCA (DEFINITIVO): A.

    Bons estudos.

  • @Rafael de Sá Barcellos, o comentário de Jalles Moreira definiu a questão. Parabéns Jalles.

  • Gabarito alterado pela banca - A

    Complementando os demais comentários, no gabarito provisório foi considerado o item 3 correto:

    "3. No segundo parágrafo, a expressão máxima da dignidade humana é o respeito ao luto de quem sofre."

    Mas vejam que, na verdade, a expressão máxima da dignidade humana é o próprio LUTO DE QUEM SOFRE, e não o respeito ao luto...

    2º parágrafo: "[..]nem sequer o luto dos que sofrem, expressão máxima da dignidade humana, são respeitados mais"

    Bons estudos!

    Fonte: portal.nc.ufpr.br/documentos/cmc2019/provas/definitivo/anuladas_alteradas_camara_curitiba.pdf (não dá pra colocar o link aqui, apenas jogue no navegador ou pesquise no google)

  • Análise...

    .

    .

    .

    1- A referência está ao ambiente cujas mesas estão, não às mesas em si próprias.

    2- Há contraposição quando expressa o seguinte trecho " No ambiente amistoso ou não das mesas de bar não falávamos o que regurgitamos nesses ambientes. Conforme questionava Monteiro Lobato em A luz do baile, 'como (o que mudou), se era a mesma gente?'". [...]

    3- O máxima expressão da dignidade humana se manifesta no luto por meio de quem sofre, não ao respeito ao luto de quem sofre.

  • NA SENTENÇA 3, O QUE O AUTOR APONTA COMO "expressão máxima da dignidade humana" É  "o luto dos que sofrem" E NÃO O "RESPEITO AO LUTO DOS QUE SOFREM". TAMBMÉM CAÍ NESSA. GABARITO LETRA A

  • (Dia 04/05/2020)

    De acordo com o site oficial da banca (), o gabarito é letra A.

    Em relação ao padrão ortográfico vigente da língua portuguesa, considere as seguintes sentenças:

    1. No primeiro parágrafo, a expressão em destaque (“nesses ambientes”) refere-se a “mesas de bar”.

    2. No primeiro parágrafo, o autor contrapõe comportamentos do passado e do presente.

    3. No segundo parágrafo, a expressão máxima da dignidade humana é o respeito ao luto de quem sofre.

    Assinale a alternativa correta.

    ►a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

    b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

    c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

    d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

    e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • Essa questão é uma pegadinha, ela não é uma questão de interpretação de texto, ela é uma questão gramatical. A banca quis que você marcasse a frase sem erros. O erro na primeira, até onde identifiquei, são as aspas dentro dos parênteses e a última é o errado uso da vírgula.

    Em relação ao padrão ortográfico vigente da língua portuguesa, considere as seguintes sentenças:

  • Pedindo comentários do professor...

  • chateado com o qc que nao comenta mais questoes com frequencia. 

  • IMPOSSÍVEL O GABARITO SER A LETRA D. O trecho  "expressão máxima da dignidade humana" é um aposto explicativo e se refere ao "luto dos que sofrem". Logo, o "luto dos que sofrem" é a expressão máxima da dignidade humana. Basta lerem com atenção que perceberão.

  • GABARITO: LETRA A . . A acertiva 3. está errada pois afirma que a expressão máxima da dignidade humana é o RESPEITO ao luto, quando na verdade é o próprio LUTO DOS QUE SOFREM. Espero ter esclarecido.
  • gabarito letra A ✔

    1. No primeiro parágrafo, a expressão em destaque (“nesses ambientes”) refere-se a "REDES SOCIAIS" , e não mesas de bar. Errado.

    2. No primeiro parágrafo, o autor contrapõe comportamentos do passado e do presente. em ➡ falávamos (1ª pessoa do plural do pretérito imperfeito do indicativo) o que regurgitamos (1ª pessoa do plural do presente do indicativo); Correto.

    3. No segundo parágrafo, a expressão máxima da dignidade humana é o respeito ao luto de quem sofre. ➡ errado, em: (...) nem sequer o luto dos que sofrem, expressão máxima da dignidade humana, são respeitados mais  temos um aposto explicativo (entre vírgulas), basta notar a relação semântica ➡ qual é a expressão máxima da dignidade humana? o luto dos que sofrem, não o respeito ao luto dos que sofrem!

    Questão bem perniciosa. Fiquemos atentos!

  • Gabarito: letra A

    portal.nc.ufpr.br/documentos/cmc2019/provas/definitivo/anuladas_alteradas_camara_curitiba.pdf

    Em relação ao item 3:

    "Mas nem as crianças, nem os idosos, nem os desvalidos, nem sequer o luto dos que sofrem, expressão máxima da dignidade humana, são respeitados mais."

    O trecho "a expressão máxima da dignidade humana" refere-se ao fragmento: "o luto dos que sofrem", e não "o respeito ao luto de quem sofre".

  • Não interpretei que o respeito ao luto de quem sofre é expressão máxima da dignidade humana, mas o luto em si como o sendo.

    Discordo do gabarito, pois.

  • o gabarito é letra A

    No segundo parágrafo, a expressão máxima da dignidade humana é o respeito ao luto de quem sofre.

    o autor nao está se referindo ao luto de quem sofre.

    o item 1 então, piorou!

  • A questão discorre sobre interpretação textual e teremos que avaliar os itens para encontrar a opção correta.

    1. No primeiro parágrafo, a expressão em destaque (“nesses ambientes”) refere-se a “mesas de bar”

    Incorreta. A expressão "nesses ambientes" faz referência às redes sociais. O texto informa que não é levado parar a mesa de bar o que se discute nas redes sociais.

    2. No primeiro parágrafo, o autor contrapõe comportamentos do passado e do presente.

     [...] Em suma, a política está colérica e os relacionamentos nas redes sociais ou mesmo fora delas são o seu retrato mais bem acabado. Um triste retrato de chorar lágrimas de esguicho. No ambiente amistoso ou não das mesas de bar não falávamos( indica um tempo passado) o que regurgitamos( indica um fato que está acontecendo no presente) nesses ambientes. 

    O texto faz comparações do passado com o presente. ao dizer que a politica está colérica... e depois que não falávamos disso. Correta.

    3. No segundo parágrafo, a expressão máxima da dignidade humana é o respeito ao luto de quem sofre.

    Incorreta. A expressão pedida está entre vírgulas e é um aposto que explica "o luto de quem sofre". O erro foi falar do respeito ao luto de quem sofre.

    "Mas nem as crianças, nem os idosos, nem os desvalidos, nem sequer o luto dos que sofrem, expressão máxima da dignidade humana, são respeitados mais."

    Somente o item 2 está correto.

    GABARITO A

  • A questão discorre sobre interpretação textual e teremos que avaliar os itens para encontrar a opção correta.

    1. No primeiro parágrafo, a expressão em destaque (“nesses ambientes”) refere-se a “mesas de bar”

    Incorreta. A expressão "nesses ambientes" faz referência às redes sociais. O texto informa que não é levado parar a mesa de bar o que se discute nas redes sociais.

    2. No primeiro parágrafo, o autor contrapõe comportamentos do passado e do presente.

     [...] Em suma, a política está colérica e os relacionamentos nas redes sociais ou mesmo fora delas são o seu retrato mais bem acabado. Um triste retrato de chorar lágrimas de esguicho. No ambiente amistoso ou não das mesas de bar não falávamos( indica um tempo passado) o que regurgitamos( indica um fato que está acontecendo no presente) nesses ambientes. 

    O texto faz comparações do passado com o presente. ao dizer que a politica está colérica... e depois que não falávamos disso. Correta.

    3. No segundo parágrafo, a expressão máxima da dignidade humana é o respeito ao luto de quem sofre.

    Incorreta. A expressão pedida está entre vírgulas e é um aposto que explica "o luto de quem sofre". O erro foi falar do respeito ao luto de quem sofre.

    "Mas nem as crianças, nem os idosos, nem os desvalidos, nem sequer o luto dos que sofrem, expressão máxima da dignidade humana, são respeitados mais."

    Somente o item 2 está correto.

    GABARITO A

    Fonte: Diogo Cordeiro

    Monitor do Qconcurso.

  • 1) "No ambiente amistoso ou não das mesas de bar não falávamos o que regurgitamos nesses ambientes".

    "nesses ambientes" - redes sociais.

    2) Em suma, a política está colérica e os relacionamentos nas redes sociais ou mesmo fora delas são o seu retrato mais bem acabado. Um triste retrato de chorar lágrimas de esguicho. No ambiente amistoso ou não das mesas de bar não falávamos o que regurgitamos nesses ambientes. Conforme questionava Monteiro Lobato em A luz do baile, “como (o que mudou), se era a mesma gente?”. [...]

    Temos acima as passagens que nos indicam a contraposição do presente e passado.

    (não falávamos (passado) o que hoje regurgitamos nas redes sociais)

    3) "Mas nem as crianças, nem os idosos, nem os desvalidos, nem sequer o luto dos que sofrem, expressão máxima da dignidade humana, são respeitados mais".

    expressão máxima da dignidade humana - o luto dos que sofrem.

  • Muita atenção pessoal.

    Como muito bem apontado pelo colega Papa Romeo Fox, o gabarito é letra Apois a banca incluiu a palavra "respeito" na sentença de nº 3 que não consta no segundo parágrafo do texto. Logo, o gabarito definitivo é Letra A e não D.

  • Questão de alto nível de complexidade, pelo menos no que tange a afirmativa 3, mas o gabarito, de fato, é alternativa A

    Ela parece estar correta, mas o erro está apenas na palavra RESPEITO.

    Vejam:

    Mas nem as crianças, nem os idosos, nem os desvalidos, nem sequer o luto dos que sofrem, expressão máxima da dignidade humana, são respeitados mais.

    3. No segundo parágrafo, a expressão máxima da dignidade humana é o respeito ao luto de quem sofre.

    O correto seria afirmar que a expressão máxima da dignidade humana é o LUTO DE QUEM SOFRE

    BONS ESTUDOS!!!

  • Em 29/01/21 às 00:34, você respondeu a opção A.! Você errou!

    Em 21/01/21 às 21:09, você respondeu a opção D.! Você errou!

    mano? KKKKKKKKKKK

  • Em 28/01/21 às 11:53, você respondeu a opção A.!Você errou!

    Em 13/04/20 às 22:38, você respondeu a opção D.!Você errou!

  • deus me livre essa prova de analista legislativo

    não iria acertar nada, isso que estudo faz anos

    será que estou estudando certo?

  • Só tem gente justificando o gabarito errado ""D"" e o certo ""A""

    Se vcs conseguem justificar o gabarito como sendo D, logo a questão é ambigua, logo, deveria ser anulada

    a verdade é que fizeram cagada nessa questão

  • De acordo com o gabarito da Banca, a resposta é A.

    conferi hoje 26/03/2021

  • A alternativa 3 é uma extrapolação, "o respeito ao luto", no caso o sujeito da oração é o respeito, porém na oração original "o luto" é o referente. Essa alternativa foi feita com técnicas psicopedagógicas que exploram a ação do cérebro de preencher lacunas, essas lacunas são reservatórios de lembranças anteriores, que o cérebro utiliza para facilitar o dia dia. Realmente, essa alternativa é difícil, acertei porque já havia errado antes, mas, mesmo ao ler novamente, não consegui separar o terno "o respeito" do sentido da oração.

    Não é à toa que é uma Banca Universitária.

  • B A N C A I N C A R D I D A !

  • Não tem como a afirmação 3 estar errada, não há como justificar, está muito claro no texto.

  • Esse tipo de gabarito só pode ser para favorecer alguém, não é possível isso.