SóProvas


ID
3430180
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Itajaí - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal, é correto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

        I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;

        II - do Presidente da República;

        III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

      § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

  • Gabarito E

    A) Art. 47. Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações de cada Casa e de suas Comissões serão tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros.

    Art. 69. As leis complementares serão aprovadas por maioria absoluta

    Lei Ordinária -> maioria simples .O número inteiro imediatamente superior à metade dos presentes (Deve estar presente a maioria dos membros,consoante o art.47)

    Lei Complementar -> maioria absoluta. O número inteiro imediatamente superior à metade de todos os membros da casa. Ex: Câmara dos Deputados possui 513 membros , metade do total= 256,5. Número inteiro imediatamente superior 257. Esqueça o "macete" metade + 1. Nesse caso teríamos 257,5 ,ou seja, 257 pessoas e 1 anão??

    Outro exemplo: Imagine que em um determinado dia estão presentes 60 Senadores na casa ( O Senado Federal possui 81 membros )

    Para aprovar Lei Ordinária quórum de 31 membros. Nº inteiro imediatamente superior à metade dos presentes.

    Para aprovar Lei Complementar quórum de 41 membros.Nº inteiro imediatamente superior à metade do total.

    B) Art. 62. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional.        

    § 1º É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria:       

    I - relativa a:        

    a) nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral.

    C) Art. 68. As leis delegadas serão elaboradas pelo Presidente da República, que deverá solicitar a delegação ao Congresso Nacional.

    D) Art.60 , § 2º A proposta de Emenda à Constituição será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

    E) Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

      § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

    -> A reforma à Constituição apresenta quatro tipos de limitações: materiais, formais, circunstanciais e

    temporais.

    As limitações circunstanciais se verificam quando a Constituição estabelece que em certos

    momentos de instabilidade política do Estado seu texto não poderá ser modificado. Assim,

    circunstâncias extraordinárias impedem a modificação da Constituição. A Carta da República

    instituiu três circunstâncias excepcionais que impedem a modificação do seu texto: estado de sítio,

    estado de defesa e intervenção federal (CF, art. 60, § 1º). Destaca-se que, nesses períodos, as

    propostas de emenda à Constituição poderão ser apresentadas, discutidas e votadas. O que não se

    permite é a promulgação das emendas constitucionais.

    Fonte: Aulas Direito Constitucional Estratégia Concursos.

    OBS: Minha foto está bugada,peço encarecidamente ao QC que me ajude.

  • art 60 CF clausula pétrea

  • Gab E

    a) As leis ordinárias serão aprovadas por maioria absoluta.

    No tocante ao aspecto formal, a grande diferença entre lei complementar e lei ordinária está no quorum de aprovação do respectivo projeto de lei. Enquanto a lei complementar é aprovada pelo quorum de maioria absoluta, as leis ordinárias o serão pelo quorum de maioria simples ou relativa.

    LEI COMPLEMENTAR MAIORIA ABSOLUTA (art. 69)

    LEI ORDINÁRIA MAIORIA SIMPLES ou RELATIVA (art. 47)

    Resta saber qual a diferença entre maioria absoluta e maioria simples. Nos dois casos, busca-se a maioria, só que, para o quorum de maioria absoluta, a maioria será dos componentes, do total de membros integrantes da Casa (sempre um número fixo), enquanto para a maioria simples a maioria será dos presentes à reunião ou sessão que, naquele dia de votação, compareceram.

    Exemplificando: imaginem que em determinada Casa existam 100 Deputados (número dos componentes). Deve-se votar um projeto de lei ordinária, cujo quorum é o da maioria simples. Assim, para iniciar a votação, de acordo com o art. 47, deve estar presente, pelo menos, a maioria absoluta dos membros (quorum de instalação da sessão). A votação só começa se estiverem presentes, no exemplo criado, 51 Deputados. Imaginem que naquele dia compareceram 60. Podemos iniciar a votação? Sim, já que presente a maioria absoluta dos membros (pelo menos 51). Qual será o quorum de aprovação se comparecerem 60 àquela sessão? Ter-se-á aprovação se pelo menos 31 disserem sim!

    b) Em caso de relevância e urgência, o Chefe do Executivo poderá editar medida dispondo sobre partidos políticos e direito eleitoral.

    Art. 62, § 1º É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria: 

    I - relativa a:      

    a) nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral;        

    c) As leis delegadas serão elaboradas pelo Congresso Nacional após delegação do Chefe do Executivo.

      Art. 68. As leis delegadas serão elaboradas pelo Presidente da República, que deverá solicitar a delegação ao Congresso Nacional.

    d) A emenda à constituição será aprovada por no mínimo um terço dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.

    Art. 60 § 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

    e) A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

    Em determinadas circunstâncias, o constituinte originário vedou a alteração do texto original, em decorrência da gravidade e anormalidade institucionais. Nesses termos, a CF não poderá ser emendada na vigência de:

    intervenção federal;

    estado de defesa;

    estado de sítio

    Direito constitucional esquematizado® / Pedro Lenza. – 23. ed. – São Paulo :

    Saraiva Educação, 2019. (Coleção esquematizado ®)

  • Gabarito E

    A) Art. 47. CF. / Art. 69.

    Lei Ordinária -> maioria simples .

    Lei Complementar -> maioria absoluta.

    B) Art. 62. § 1º É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria:

    I - relativa a:*nacionalidade,*cidadania,*direitos políticos,*partidos políticos e direito eleitoral; *direito penal,*processual penal e processual civil; *organização do Poder Judiciário e do Ministério Público, a carreira e a garantia de seus membros;*planos plurianuais,*diretrizes orçamentárias,*orçamento e créditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, § 3º; *que vise a detenção ou seqüestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro; reservada a lei complementar;*já disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sanção ou veto do Presidente da República.

    C) Art. 68. As leis delegadas - elaboradas pelo Presidente da República: solicita a delegação ao CN.

    D) Art.60 , § 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

    E) CORRETA. Art. 60. § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

    Avante!!!

  • Assertiva e

    A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

  • No que se refere ao Poder Reformador, cuja existência se restringe aos ordenamentos jurídicos encabeçados por uma constituição rígida, tem a função de modificar as normas constitucionais por meio de emendas. As limitações impostas pela Constituição de 1988 estão consagradas no artigo 60. Vejamos:

    Limitações Temporais: Na Constituição de 1988 não foi imposta limitação temporal ao Poder Reformador.

    Limitações Circunstanciais: Estabelece o artigo 60, §1º que "A constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio."

    Limitações Formais: Estabelece o artigo 60 que a Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

    I - De um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal

    II- Do Presidente da República

    III-De mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros;

    (...)

    §2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

    §3º A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respetivo número de ordem

    (...)

    §5º A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.

    ________________________

    Fonte: Marcelo Novelino - Curso de Direito Constitucional - 14ª Edição (pg.81). Bons estudos!

  • GABARITO: LETRA E

    Subseção II

    Da Emenda à Constituição

    Art. 60.  § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

    FONTE: CF 1988

  • Limitação circunstancial

  • LETRA A - As leis ordinárias serão aprovadas por maioria absoluta. [Maioria Relativa]

    LETRA B - Em caso de relevância e urgência, o Chefe do Executivo poderá editar medida dispondo sobre partidos políticos e direito eleitoral. [Tais matérias são vedadas por meio de MP]

    LETRA C - As leis delegadas serão elaboradas pelo Congresso Nacional após delegação do Chefe do Executivo. [São Elaboradas pelo chefe do executivo, após delegação do Congresso]

    LETRA D - A emenda à constituição será aprovada por no mínimo um terço dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. [As E.C são aprovadas por 3/5 em dois turnos em cada casa do Congresso]

    LETRA E - A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio. [Correto. Trata-se de limitação circunstancial às emendas]

  • As leis ordinárias serão aprovadas por maioria simples .

    É vedada medidas provisórias sobre matéria:       

    nacionalidade, cidadaniadireitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral.

    Leis delegadas - são elaboradas pelo chefe do executivo , após delegação do congresso .

    Emenda constitucional - são aprovados por 3/5 em dois turnos em cada casa do congresso .

  • A questão exige conhecimento acerca do processo legislativo constitucional. Analisemos as assertivas, com base na CF/88:


    Alternativa “a": está incorreta. Será por maioria simples, desde que presente a maioria absoluta. Conforme art. 47. Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações de cada Casa e de suas Comissões serão tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros.


    Alternativa “b": está incorreta. Conforme art. 62. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional.


    Alternativa “c": está incorreta. Conforme art. 68. As leis delegadas serão elaboradas pelo Presidente da República, que deverá solicitar a delegação ao Congresso Nacional.


    Alternativa “d": está incorreta. Conforme art. 60, § 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.


    Alternativa “e": está correta. Trata-se de limitação circunstancial ao poder de reforma. Conforme art. 60, § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.


    Gabarito do professor: letra e.

  • Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

            I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;

            II - do Presidente da República;

            III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

        § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

        § 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

        § 3º A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.

        § 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

            I - a forma federativa de Estado;

            II - o voto direto, secreto, universal e periódico;

            III - a separação dos Poderes;

            IV - os direitos e garantias individuais.

        § 5º A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.

  • O Professor simplesmente não justificou o erro da alternativa B...

  • A EC será proposta por no mínimo 1/3. Aprovar já é outra história (longa, por sinal! rs).

  • Gabarito letra E

    Não é somente porque o país declarou estado de calamidade pública que será possível fazer emendas constitucionais de modo deliberado, pois ainda assim há de se respeitar o processo descrito na CF. Aqui não acontece o que acontece com licitações, por exemplo.

  • Limitação Circunstancial
  • Gabarito E

    a. Quórum de Aprovação:

    Lei Ordinária = Maioria simples (metade dos presentes na sessão+1) e Lei Complementar = Maioria absoluta (metade dos membros total+1)

    b. Art. 62. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República [...] § 1º É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria: I – relativa a: a) nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral; [...]

    c. Art. 68. As leis delegadas serão elaboradas pelo Presidente da República, que deverá solicitar a delegação ao Congresso Nacional.

    d. Art. 60. A Constituição poderá ser emendada(E não aprovada). mediante proposta: I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; [...]

    e. Art. 60, § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações; Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo; E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração; Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia. Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial “FAÇA DIFERENTE” SEREMOS APROVADOS EM 2021!
  • Art. 60, § 1º A Constituição NÃO poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

  • D

    A emenda à constituição será APROVADA por no mínimo um terço dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.

    nÃO É APROVADA. A PROPOSTA DE EMENDA QUE PODE SER FEITA POR NO MÍNIMO UM TERÇO DA CÂMARA OU DO SENADO.

    E

    A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

    OK CERTO

  • As EMENDAS CONSTITUCIONAIS serão aprovadas por 3/5 dos membros da Câmara dos deputados e do senado Federal, em 2 turnos de votação em cada uma das casas do congresso.

    FÉ SEMPRE!