SóProvas


ID
3430246
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em consonância com a legislação, os contratos administrativos regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de Direito Público, aplicando-se lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB D

    Art. 54.

    § 1   Os contratos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitação e da proposta a que se vinculam.

  • GABARITO: LETRA D

    Seção I

    Disposições Preliminares

    Art. 54.  Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

    § 1  Os contratos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitação e da proposta a que se vinculam.

    § 2  Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta.

    FONTE: LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

  • A letra C é uma hipótese de dispensa prevista no inciso VIII do art. 24, não tem nada a ver com contratos administrativos (que é o comando da questão).

    Art. 24.  É dispensável a licitação (VIII) para a aquisição, por pessoa jurídica de direito público interno, de bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a Administração Pública e que tenha sido criado para esse fim específico em data anterior à vigência desta Lei, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado

    Letra D: "Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta." A expressão "incumbida regimental ou estatutariamente" está no inciso XIII do artigo 24... O examinador fez uma misturinha de trechos dos artigos da lei para tentar confundir.

  • Art. 54 da lei 8.666/93

    Inciso 1 - Os contratos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos , obrigações e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitação e da proposta que se vinculam.

    Portanto, gabarito letra "D".

  • Gabarito: D

    Capítulo III

    DOS CONTRATOS

    Seção I

    Disposições Preliminares

    Art. 54.  Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

    § 1   Os contratos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitação e da proposta a que se vinculam.

    Bons Estudos!

     "Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;" 

  • A e B erradas

    Art 23 § 5 (B)  É vedada a utilização da modalidade "convite" ou "tomada de preços", conforme o caso, para parcelas de uma mesma obra ou serviço, ou ainda para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente, sempre que o somatório de seus valores caracterizar o caso de "tomada de preços" ou "concorrência", respectivamente, nos termos deste artigo, (A) exceto para as parcelas de natureza específica que possam ser executadas por pessoas ou empresas de especialidade diversa daquela do executor da obra ou serviço. 

    C errada

    Art. 24.  É dispensável a licitação (VIII) para a aquisição, por pessoa jurídica de direito público interno, de bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a Administração Pública e que tenha sido criado para esse fim específico em data anterior à vigência desta Lei, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado

    E errada

    art 54 § 2   Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta.

    Correta letra D

  • Vou tentar delimitar os erros de cada assertiva,

    B) É aceita a utilização da modalidade de contrato convite ou tomada de preços, conforme o caso, para parcelas de uma mesma obra ou serviço, ou ainda para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente

    Art. 23 - parágrafo 5 - L. 8666

    É vedada a utilização da modalidade convite ou tomada de preços, conorme o caso, para parcelas de uma msma obra ou serço, ou ainda para obras e serviços da mesma natureza e nomesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente, sempre que o somatório de seus valores caracterizar o caso de tomada de preços ou concorrência, respectivamente.

    EXCEÇÃO ! - Quando as parcelas de natureza específica possam ser executadas por pessoas ou epresas de especialidade diversa daquela do executor da obra e serviço (Essa exceção é o erro da assertiva A)

    C) Para a aquisição de um contrato, por pessoa jurídica de direito público interno, os bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a Administração Pública, é necessário que tenha sido criado para esse fim específico,  desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado

    Art. 24 - inciso VIII - L. 8666 - (Hipótese de dispensa de licitação)

    É dispensável a licitação no caso de aquisição , por pessoa jurídica de direito público interno, de bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a Administração Pública e que tenha sido criado para esse fim específico em data anterior à vigência desta Lei, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado

    Creio que o erro foi não mencionar a informação acima em negrito

    E) Os contratos decorrentes de indexação ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato de contratação que os autorizou, incumbido regimentalmente ou estatutariamente, na respectiva proposta do regime de execução

    Art. 54 - parágrafo 2 - L. 8666 (Dos contratos)

    § 2   Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta.

  • GABARITO LETRA 'D'

    Fonte Lei de Licitação

    A É vedada aos contratos a concorrência de natureza específica que possam executar empresas com especialidades diversas daquela que foi a executora da obra ou serviço INCORRETA

    Seria a exceção

    Art. 23 (...)

    § 5 º É vedada (...) exceto para as parcelas de natureza específica que possam ser executadas por pessoas ou empreas de especialidade diversa daquela do executor da obra ou serviço,

    B É aceita a utilização da modalidade de contrato convite ou tomada de preços, conforme o caso, para parcelas de uma mesma obra ou serviço, ou ainda para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente INCORRETA

    Art. 23 (...)

    § 5 º É vedada a utilização da modalidade convite ou tomada de preços, conorme o caso, para parcelas de uma msma obra ou serço, ou ainda para obras e serviços da mesma natureza e nomesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente, sempre que o somatório de seus valores caracterizar o caso de tomada de preços ou concorrência, respectivamente (...)

    C Para a aquisição de um contrato, por pessoa jurídica de direito público interno, os bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a Administração Pública, é necessário que tenha sido criado para esse fim específico, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado INCORRETA

    Art. 24 - É dispensável a licitação

    (...)

    VIII - no caso de aquisição , por pessoa jurídica de direito público interno, de bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a Administração Pública e que tenha sido criado para esse fim específico em data anterior à vigência desta Lei, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado

    D Os contratos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitação e da proposta a que se vinculam. CORRETA (§1º do Art. 54)

    E Os contratos decorrentes de indexação ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato de contratação que os autorizou, incumbido regimentalmente ou estatutariamente, na respectiva proposta do regime de execução INCORRETA

    Art. 54 (...) § 2   Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta.

  • Trata-se de uma questão sobre contratos administrativos cuja resposta se encontra na Lei 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública).

    Vamos analisar as alternativas:


    A) ERRADO. NÃO é vedada aos contratos a concorrência de natureza específica que possam executar empresas com especialidades diversas daquela que foi a executora da obra ou serviço segundo o art. 23, §5º, da Lei 8.666:

    Art. 23, §5º: “É vedada a utilização da modalidade "convite" ou "tomada de preços", conforme o caso, para parcelas de uma mesma obra ou serviço, ou ainda para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente, sempre que o somatório de seus valores caracterizar o caso de "tomada de preços" ou "concorrência", respectivamente, nos termos deste artigo, exceto para as parcelas de natureza específica que possam ser executadas por pessoas ou empresas de especialidade diversa daquela do executor da obra ou serviço".


    B) ERRADO. É VEDADA a utilização da modalidade de contrato convite ou tomada de preços, conforme o caso, para parcelas de uma mesma obra ou serviço, ou ainda para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente segundo o art. 23, §5º, da Lei 8.666:

    Art. 23, §5º: “É vedada a utilização da modalidade "convite" ou "tomada de preços", conforme o caso, para parcelas de uma mesma obra ou serviço, ou ainda para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente, sempre que o somatório de seus valores caracterizar o caso de "tomada de preços" ou "concorrência", respectivamente, nos termos deste artigo, exceto para as parcelas de natureza específica que possam ser executadas por pessoas ou empresas de especialidade diversa daquela do executor da obra ou serviço".


    C) ERRADO. Faltou em pequeno trecho do art. 24, VIII, da Lei 8.666:

    Art. 24 - É dispensável a licitação (...)

    VIII – “no caso de aquisição, por pessoa jurídica de direito público interno, de bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a Administração Pública e que tenha sido criado para esse fim específico EM DATA ANTERIOR À VIGÊNCIA DESTA LEI, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado".


    D). CORRETO. Trata-se da literalidade do §1º do Art. 54 da Lei 8.666:

    Art. 54, § 1º:  “Os contratos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitação e da proposta a que se vinculam".


    E) ERRADO. Os contratos decorrentes DISPENSA ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato de contratação que os autorizou, incumbido regimentalmente ou estatutariamente, na respectiva proposta do regime de execução segundo o §1º do Art. 54 da Lei 8.666:

    Art. 54 (...)§ 2º: "Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta".


    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “D".