SóProvas


ID
3430261
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com Teixeira et.al (2010), a Cultura Organizacional pode ser entendida como um conjunto de ideias, conhecimento, forma de agir, pensar e sentir expressas em termos materiais ou não, que são partilhados por um grupo ou uma organização, com certa regularidade no tempo e no espaço. Sobre a Cultura Organizacional, analise as afirmativas abaixo.


I. A Cultura se caracteriza como um fenômeno organizacional de caráter mais profundo e de maior permanência e surge das tradições, dos costumes e da forma como as coisas são feitas.

II. Embora seja fácil implementar a Cultura no início da constituição de uma organização é importante conduzir os colaboradores a adotá-la rapidamente para que as alterações na Cultura deixe de ocorrer no futuro.

III.O conjunto de padrões valorativos, técnicos e comportamentais, construídos ao longo da história de uma organização, são fortes indícios para definição de uma Cultura Organizacional.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Um conceito interessante de cultura organizacional consta na obra de Chiavenato (2014, p.153)“a cultura organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartidas em grande extensão por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos no serviço da firma”.

  • GABARITO: LETRA A

    Conforme Chiavenato (1999, p. 172) "Cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização".

    De acordo com Shein (apud CHIAVENATO, 1997, p. 32), Cultura organizacional é o modelo de pressuposto básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que, por ter sido suficientemente eficaz. Foi considerado válido e repassado (ensinado) aos demais (novos) membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.

    Para Schein (1995), a cultura organizacional é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu, lidando com problemas, buscando a adaptação externa e integração interna, e que funcionou bem o suficiente para ser considerado válido, ensinado a novos membros como forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas.

    "Cultura Organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartilhados em grande extensão por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos no serviço da firma" (CHIAVENATO 1999, p. 173).

    Conforme Hobbins (2002, p. 240) "Cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros que difere uma organização da outra".

  • complementando os estudos................

    GAB A

    CULTURA ORGANIZACIONAL: Trata-se de um conjunto de ideias, conhecimentos e sentimentos, visíveis ou não, mensuráveis ou não, que são partilhados pelo grupo ou pela organização. Caracteriza-se como um fenômeno organizacional profundo e, por esse motivo, apresenta maior estabilidade e dificuldade para ser mudada. A cultura organizacional representa um conjunto de costumes organizacionais que orientam e ditam o comportamento dos funcionários; ela tem a capacidade de controlar e influenciar o comportamento das pessoas nas organizações. 

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • II. (a) Embora seja fácil implementar a Cultura no início da constituição de uma organização (b) é importante conduzir os colaboradores a adotá-la rapidamente para que as alterações na Cultura deixe de ocorrer no futuro.

    Fonte professor qc: (a) cultura é construção natural, decorre da vivência dos colaboradores. Não é implementada em decorrência de algum ato

    (b) Cultura pode ser alterada, ainda q gradativamente.