SóProvas


ID
3430294
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A liderança no contexto organizacional sempre irá desenvolver algum tipo de influência para que determinados grupos de profissionais desenvolvam suas atividades, alcançando os objetivos pretendidos. Chiavenato (2017), define o estilo clássico de liderança em três diferentes tipos: autocrática, democrática e liberal. Nesse contexto, analise as informações a seguir.


I. Liderança autocrática – o líder é quem decide e fixa diretrizes nas tomadas de decisões, não havendo participação do grupo. O comportamento do líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao grupo.

II. Liderança democrática – total liberdade ao grupo para tomar decisões, com a mínima intervenção do líder. A participação do líder é limitada pois as suas orientações são dadas se o grupo as solicita.

III.Liderança liberal – na tomada de decisões as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e orientado pelo líder. O líder é objetivo e limita-se aos fatos nos elogios ou nas críticas.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LÍDER AUTOCRÁTICO: Sem participação. Ênfase no líder. Centralizador. 

     

    LÍDER LAISSEZ-FAIRE: Liberdade total. Ênfase no liderado. (Barriga branca) 

     

    LÍDER DEMOCRÁTICO: Articulado, participativo. O líder é um membro do grupo. 

  • GABARITO: LETRA C

    AUTOCRÁTICA

    ▪ Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;

    ▪ O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;

    ▪ O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;

    ▪ O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

     

    DEMOCRÁTICA

    ▪ As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;

    ▪ O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates;

    ▪ A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;

    ▪ O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas.

    ▪ O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios. 

     

    LIBERAL

    ▪ Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;

    ▪ A participação do líder no debate apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem;

    ▪ Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder;

    ▪ O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos;

    ▪ O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.

    FONTE: QC

  • Questão aborda as formas como a liderança pode ser exercida nas organizações. Duas teorias nos são apresentadas, vamos analisar brevemente a Teoria do Estilos e só depois examinar os itens apresentados na questão. No fim, teremos nosso gabarito.

    Na década de 1930, Kurt Lewin orientou Rauph White e Ronald Lippitt numa pesquisa com três grupos de crianças. Essa pesquisa consistia em submeter os grupos a diferentes estilos de liderança. Os estilos de liderança são:

    Autocrático - Focado líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.

    Democrático - É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder ouve aqueles debaixo da sua liderança antes de tomar as decisões necessárias. O líder democrático pode ser:

    • Consultivo - o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.
    • Participativo - o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.

    Liberal/ Laissez-faire- Nesse modelo a participação do líder é mínima. Os liderados possuem total liberdade para tomas as decisões.

    I. incorreto.

    Liderança autocrática – o líder é quem decide e fixa diretrizes nas tomadas de decisões, não havendo participação do grupo. O comportamento do líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao grupo.

    II. incorreto.

    Liderança democrática – total liberdade ao grupo para tomar decisões, com a mínima intervenção do líder. A participação do líder é limitada pois as suas orientações são dadas se o grupo as solicita.

    III. incorreto.

    Liderança liberal – na tomada de decisões as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e orientado pelo líder. O líder é objetivo e limita-se aos fatos nos elogios ou nas críticas.

    Após verificar o que está envolvido em cada estilo de liderança, concluímos que apenas o item I apresentou corretamente o que está envolvido em um dos estilos. O item II estava, na verdade, referindo-se à liderança liberal. Já o item III, estava se referindo à liderança democrática.

    GABARITO: C