SóProvas


ID
3430459
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

A educação da pessoa com deficiência sofreu processos que foram construídos socialmente ao longo dos anos. A inclusão da "educação de deficientes", da "educação dos excepcionais" ou da "educação especial" na política educacional brasileira vem a ocorrer somente no final dos anos cinquenta e início da década de sessenta no século XX.

Sobre os paradigmas de cada época da sociedade e seus aportes oferecidos às pessoas com deficiência, faça a correspondência da coluna B pela coluna A.


COLUNA A

I. Exclusão.

II. Integração.

III. Inclusão.


COLUNA B

( ) Paradigma de Suportes, Centros de AEE, Escola Inclusiva, SRM...

( ) Extermínio, segregação, institucionalização, ensino domiciliar, escola especial.

( ) Normalização, paradigma de serviços, classe comum e classe especial.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • III – I – II.

  • Escola Inclusiva já deu dica que é inclusão.

  • I. Exclusão: Extermínio, segregação, institucionalização, ensino domiciliar, escola especial.

    II. Integração: Normalização, paradigma de serviços, classe comum e classe especial.

    III. Inclusão: Paradigma de Suportes, Centros de AEE, Escola Inclusiva, SRM...

  • Alguém saberia a previsão legal para fundamentar a resposta com base na Lei 13.146/2015?

  • Quando vc fica entre 2 opções é marca a errada .

  • A proposta de integração escolar surgiu na década de 70.

    Este processo se baseava na premissa de que as pessoas que apresentavam alguma deficiência, tinham o direito de usufruir de um estilo de vida o mais comum e normal possível em sua sociedade. Esta definição não significa tornar o indivíduo normal, mas sim, dar oportunidades para que estas pessoas possam ser atendidas e reconhecidas pela sociedade.

    A palavra inclusão remete-nos a uma definição mais ampla, indicando uma inserção total e incondicional.

    Integração, por sua vez, dá a ideia de inserção parcial e condicionada às possibilidades de cada pessoa, já que o pressuposto básico é de que a dificuldade está na pessoa portadora de deficiência, e que estas podem ser incorporadas no ensino regular sempre que suas características permitirem.

     

    Isto quer dizer que a inclusão exige a transformação da escola, pois defende a inserção no ensino regular de alunos com quaisquer déficits e necessidades, cabendo às escolas se adaptarem às necessidades dos alunos, ou seja, a inclusão acaba por exigir uma ruptura com o modelo tradicional de ensino.

    Gabarito: letra D

    Fonte: https://atividadeparaeducacaoespecial.com/inclusao-qual-a-diferenca-entre-a-integracao-escolar-e-a-inclusao-escolar/

  • Não cai no concurso do TJ-SP 2021

    Atualidades (06) questões: 2. Artigos 1º ao 13; 34 ao 38 da Lei nº 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, com as alterações vigentes até a publicação deste edital.

  • Gabarito: D

    Avisar que não cai no TJ/SP é algo tão óbvio e desnecessário...... se alguém, nessa altura do campeonato, ainda não percebeu o que realmente cai na prova, é pq nem deve prestá-la. Usemos o campo de comentários com algo útil como a alternativa correta para os não assinantes que estão estudando com garra. Ajudaria muito mais