SóProvas


ID
3430837
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      É só sair da estação Osasco da CPTM para chegar ao principal polo varejista de rua do Estado de São Paulo – descontada a 25 de Março, claro.

      Os quatro quarteirões fechados para carros que compõem o calçadão da rua Antônio Agú, em Osasco, concentram 250 lojas e recebem 350 mil pessoas por dia.

      Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais, de cidades vizinhas (Barueri, Itapevi e Cotia) e de bairros da zona oeste paulistana (Butantã e Jaguaré).

      A locutora Sonia De Piere, 53, é uma paulistana que prefere comprar em Osasco a enfrentar o trânsito em direção ao centro de São Paulo. “O estacionamento é mais barato, os preços são bons, e os supermercados distribuem sacolinha plástica”, resume.

      De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Osasco, na época do Natal, o lugar recebe 1,5 milhão de consumidores/dia. “A posição geográfica ajuda. Osasco era bairro de São Paulo, e isso colaborou para que o comércio crescesse de maneira vertiginosa”, diz André Menezes, presidente da entidade.

      Ao longo do caminho, uma série de lojas lado a lado supre demandas que vão de flores a eletrônicos. Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa, entre outros itens.

      Mas o forte são os calçados. “A cidade é um dos berços da comunidade armênia, que domina esse mercado”, explica Menezes.

(Amanda Nogueira. Calçadão de Osasco só perde para a 25 de Março em número de lojas. http://especial.folha.uol.com.br, 13.03.2016. Adaptado)

Assinale a alternativa em que o termo entre parênteses substitui corretamente a expressão.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? distribuem sacolinha plástica (distribuem-na)

    ? Distribuem alguma coisa (=verbo transitivo direto e terminação em som nasal, usa-se, nesse caso, os pronomes oblíquos átonos -no(s), -na(s); o pronome -na está substituindo corretamente o termo "sacolinha plástica" ? função sintática de objeto direto).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva D

    distribuem sacolinha plástica (distribuem-na)

  • Como ficaria correta a letra C? Baseando- se somente nesse trecho da assertiva acho que não teria nenhum pronome apropriado para substituição não é?

  • GABARITO D

    INFORMAÇÕES ESSENCIAIS PARA ENTENDER A QUESTÃO:

    > Pronomes pessoais oblíquos átonos → me, te, se, lhe, o, a.

    > Os pronomes "o,a" devem ser empregados como objeto direto.

    > O pronome "lhe" deve ser empregado como objeto indireto.

    > Regras para a contração:

    * Verbo terminado em “m”, “ão”, “õe”: os pronomes “o, a, os, as” se transformarão em “no, na, nos, nas”. Exemplo: Coloquem-no em cima da mesa.

    * Verbo terminado em “r”, “s”, “z”: os pronomes “o, a, os, as” se transformarão em “lo, la, los, las.”. Exemplo: Quando encontrá-los, só colha aqueles que estiverem maduros. Fi-lo porque você pediu. Qui-lo porque precisava cozinhar o molho.

    * Se o verbo terminar em “mos”, seguido de “nos” ou de “vos”, retira-se a terminação -s. Exemplo: Falamo-nos antes de dormir.

    A) chegar ao principal polo varejista de rua (chegá-lo)

    Chegar é verbo intransitivo e o termo sublinhado funciona como um advérbio, ou seja, não é possível utilizar pronome para substitui-lo.

    B) recebem 350 mil pessoas (recebem-as)

    O correto seria "recebem-nas" conforme a regra de contração. Verbo terminado em "m" o pronome fica "no,na..."

    C) prefere comprar em Osasco (prefere comprar-lhe)

    Mesma situação da letra "A". Nesse caso, "em Osasco" é apenas um advérbio, não há objeto indireto para ser substituído por "lhe".

    D) distribuem sacolinha plástica (distribuem-na)

    CORRETO. O verbo distribuem é transitivo direto, ou seja, o pronome deve ser "a" (objeto direto). A regra de contração também está correta.

    E) supre demandas (supre-lhes)

    O verbo, nesse caso, é transitivo direto e, portanto, reclama um objeto direto, qual seja "demandas". Por isso, o correto seria supre-as. O "lhe" só pode ser usado como objeto indireto.

  • Certo Wendy, não tem pois o verbo é intransitivo

  • tem que se ligar no V.Intransitivo.

  • Esses adjuntos adverbiais foram uma boa pegadinha.

  • Não tenta ficar lembrando dessas palavras difíceis, no início, verbo intransitivo e etc

    Pensa assim, verbos terminados em R,S,Z tira a letra, adiciona L e coloca o Pronome oblíquo átono para respeitar o gênero

    Ex: vou ver ela

    vou vê-la

    Verbos terminados em M ou nasais (ÃO, ÕE), adiciona N e coloca o pronome oblíquo átono também

    distribuem sacolinha plástica (distribuem-na)

    GAB D

    APMBB