SóProvas


ID
3431050
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Itajaí - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

Conforme disposto na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), é correto afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • Gab.: B

    Art. 9º A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de:

    VI - recebimento de restituição de imposto de renda.

    As outras alternativas só analisar palavras do tipo "afeta", "vedada", "valor do ingresso superior", "exceto", para ir direto à alternativa correta.

  • GABARITO B

    A- Art. 6º A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:

    I - casar-se e constituir união estável;

    II - exercer direitos sexuais e reprodutivos;

    III - exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar;

    IV - conservar sua fertilidade, sendo vedada a esterilização compulsória;

    V - exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária; e

    VI - exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotante ou adotando, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

    ________________________

    B - Art. 9º A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de:

    I - proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;

    II - atendimento em todas as instituições e serviços de atendimento ao público;

    III - disponibilização de recursos, tanto humanos quanto tecnológicos, que garantam atendimento em igualdade de condições com as demais pessoas;

    IV - disponibilização de pontos de parada, estações e terminais acessíveis de transporte coletivo de passageiros e garantia de segurança no embarque e no desembarque;

    V - acesso a informações e disponibilização de recursos de comunicação acessíveis;

    VI - recebimento de restituição de imposto de renda;

    ________________________

    C - Art. 18, § 1º É assegurada a participação da pessoa com deficiência na elaboração das políticas de saúde a ela destinadas.

    ________________________

    D - Art. 44, § 7º O valor do ingresso da pessoa com deficiência não poderá ser superior ao valor cobrado das demais pessoas.

    ________________________

    E - Art. 80. Parágrafo único. A pessoa com deficiência tem garantido o acesso ao conteúdo de todos os atos processuais de seu interesse, inclusive no exercício da advocacia.

  • Complemento..

    Sobre a assertiva B)

    B) Além desses, é importante salientar que também tem direito a  tramitação processual e procedimentos judiciais e administrativos em que for parte ou interessada, em todos os atos e diligências.

    Ponto importante:

    O recebimento de restituição de imposto de renda e a tramitação processual e procedimentos judiciais e administrativos em que for parte ou interessada Não são extensíveis aos acompanhantes.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Complementando os estudos:

    A curatela destinada a PCD que estão em situação de vulnerabilidade social afetará tão somente os atos relacionados aos direitos de natureza patrimonial e negocial (ex.: escolher o regime de casamento; firmar contrato ou negócio jurídico).

    A curatela não alcança, portanto, o direito de dispor do próprio corpo, à sexualidade, ao matrimônio, à privacidade, à educação, à saúde, ao trabalho e ao voto (art. 85, § 1ª, Estatuto da PCD).

  • Alternativa E (incorreta):

    Resolução 230/2016, Art. 7º, §2º - A pessoa com deficiência tem garantido o acesso ao conteúdo de todos os atos processuais de seu interesse, inclusive no exercício da advocacia.

  • Todas as alternativas são resolvidas com base na letra seca da Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

    Letra A (ERRADA) - Art. 6º A deficiência NÃO afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para: I - casar-se e constituir união estável.

    Letra B (CERTA) - Art. 9º A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de: VI - recebimento de restituição de imposto de renda.

    Letra C (ERRADA) - Art. 18, § 1º É ASSEGURADA a participação da pessoa com deficiência na elaboração das políticas de saúde a ela destinadas.

    Letra D (ERRADA) - Art. 44, § 7º O valor do ingresso da pessoa com deficiência NÃO poderá ser superior ao valor cobrado das demais pessoas.

    Letra E (ERRADA) - Art. 80, Parágrafo único. A pessoa com deficiência tem garantido o acesso ao conteúdo de todos os atos processuais de seu interesse, INCLUSIVE no exercício da advocacia.

    DICA: quando resolver questões sobre o Estatuto, tenha em mente que ele garante que a pessoa com deficiência não sofrerá nenhuma espécie de discriminação, ou seja, não poderá ser prejudicada no exercício dos seus direitos. O interessante é gravar os casos de prioridade, que não são tão intuitivos. Joga um Ctrl+F na lei e anote os artigos no seu resumo. As bancas amam esses dispositivos! ;)

    GABARITO: LETRA B

  • Conforme disposto na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), é correto afirmar que: A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, a exemplo do recebimento de restituição de imposto de renda.

  • A) Art. 6 A deficiência NÃO afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:

    I - casar-se e constituir união estável; II - exercer direitos sexuais e reprodutivos

    B) Art. 9 A pessoa com deficiência tem direito a receber ATENDIMENTO PRIORITÁRIO, sobretudo com a finalidade de: VI - RECEBIMENTO de RESTITUIÇÃO de imposto de renda;  

    E) Art. 7º. § 2º A pessoa com deficiência tem garantido o acesso ao conteúdo de TODOS os atos processuais de seu interesse, inclusive no exercício da advocacia. (RESOLUÇÃO 230/16 CNJ)

    GABARITO -> [B]

  • OBS: LETRA "B" - NÃO SE ESTENDE AO ACOMPANHANTE, BEM COMO AO ATENDENTE PESSOAL.

  • É importante ter em mente que essa prioridade é em relação à RESTITUIÇÃO do imposto de renda, e não isenção. Já vi outras questões colocando isenção e o índice de erros foi alto.