SóProvas


ID
3431386
Banca
VUNESP
Órgão
Valiprev - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um gestor público preocupado com a qualidade no atendimento aos cidadãos solicitou seu apoio no sentido de implementar o modelo PDCA. Ou seja, a proposta a ser apresentada para esse gestor se refere a um ciclo baseado em 4 etapas:

Alternativas
Comentários
  • D)

     

    De acordo com Junior et al,16 o ciclo PDCA é um método gerencial para a promoção da melhoria contínua e reflete, em suas quatro fases, a base da filosofia do melhoramento contínuo.
    Esse método foi desenvolvido por Shewart a partir da análise de que a maioria dos problemas em um processo, considerados como oportunidades de melhoria, é causada pela diferença entre as necessidades dos clientes e o desempenho do processo.
    Ou seja, que deveria existir uma melhoria contínua dos processos para que estes conseguissem “entregar” exatamente o produto ou serviço necessário ao cliente. Assim sendo, seus passos principais são vistos na figura a seguir.

    Figura 13.2 – Ciclo PDCA
    As etapas do PDCA são as seguintes:
    Plan (planejar) – nesta etapa devem-se estabelecer os objetivos e as metas, de forma que seja estabelecido quais serão as ações e métodos para que os objetivos sejam alcançados.
    Do (executar) – nesta fase o que foi planejado será executado, ou seja, entrará em ação. Além disso, nesta fase deverão ser coletados os dados para que possamos analisar os dados na próxima fase. Além desse fato, nesta fase devem-se treinar os funcionários nas atividades e tarefas específicas que devem executar.
    Check (verificar) – nesta etapa existe a verificação dos resultados das ações implementadas na fase anterior. Para isso, será utilizada uma série de ferramentas para a tomada de decisão, como histogramas, diagramas de Ishikawa, cartas de controle, entre outras.
    Act (agir de forma corretiva) – nesta etapa podem ocorrer duas coisas distintas. Se os resultados forem bons, deve existir um esforço de padronização das ações e dos planejamentos adotados, já que alcançaram o objetivo. Entretanto, se os resultados forem ruins, devem-se buscar as razões para as falhas, de modo a revisar o processo e evitar que os problemas voltem a acontecer

  • Letra D

    Técnicas de Gestão de Processos:

    Ciclo PDCA = Planejar, Executar, Verificar e Agir.

    -melhoria, lenta, gradual.

    -Foi difundido por Deming em 50.

    -Usado em qualquer nível (Estratégico, tático, operacional)

    Fonte: Prof: Rafael Barbosa.

  • GABARITO: LETRA D

    "  As etapas do PDCA são as seguintes:

      Plan (planejar) – nesta etapa devem-se estabelecer os objetivos e as metas, de forma que seja estabelecido quais serão as ações e métodos para que os objetivos sejam alcançados.

       Do (executar) – nesta fase o que foi planejado será executado, ou seja, entrará em ação. Além disso, nesta fase deverão ser coletados os dados para que possamos analisar os dados na próxima fase. Além desse fato, nesta fase devem-se treinar os funcionários nas atividades e tarefas específicas que devem executar.

      Check (verificar) – nesta etapa existe a verificação dos resultados das ações implementadas na fase anterior. Para isso, será utilizada uma série de ferramentas para a tomada de decisão, como histogramas, diagramas de Ishikawa, cartas de controle, entre outras.

      Act (agir de forma corretiva) – nesta etapa podem ocorrer duas coisas distintas. Se os resultados forem bons, deve existir um esforço de padronização das ações e dos planejamentos adotados, já que alcançaram o objetivo. Entretanto, se os resultados forem ruins, devem-se buscar as razões para as falhas, de modo a revisar o processo e evitar que os problemas voltem a acontecer.

      Um dos objetivos do PDCA é, portanto, aumentar a previsibilidade nos processos organizacionais e aumentar a chance de sucesso da empresa. Essa previsibilidade ocorre pela padronização dos processos de sucesso."

     

    FONTE: Administração Geral para Concursos – Rodrigo Rennó, 2013

  • PDCA é uma ferramenta que visa a melhoria contínua do processo e, portanto, vai afetar a qualidade do produto/serviço final.

    Ela pode ser considerada uma ferramenta de processos ou da gestão de qualidade.

    PDCA significa Plan, Do, Check, Act

    É um ciclo contínuo, nós iremos:

    -- Planejar (plan): identificaremos o problema, observaremos quais as características desse problema, analisaremos a causa fundamental dele e elaboraremos um plano para bloquear essa causa fundamental.

    -- Do (executar): vamos bloquear essa causa fundamental, daí coletaremos dados para a verificaçao do processo;

    -- Check (verificar): com os dados coletados na fase "Do", verificamos se o bloqueio foi efetivo;

    -- Act (agir): agiremos com uma atuação corretiva, fazendo correçõe definitivas.

    Fonte: Meu cérebro e umas partes do meu resumo.

  • SÓ PARA CALCIFICAR COMPLEMENTANDO PDCA É CÍCLICO E CONTÍNUO. NÃO PARA

  • Ciclo PDCA Planejar, Executar, Verificar e Agir.

  • d) planejar, executar, verificar e agir - PDCA vem do inglês plandocheck act, o que siginifica, respectivamente, planejar, fazer ou executar, verificar ou checar e agir.

  • GABARITO LETRA D

    * O Ciclo PDCA consiste em uma sequencia de quatro funções básicas que devem ser repetidas continuamente:

    1. Planejar (Plan): METAS E OBJETIVOS.

    2. Executar (Do): COLETAR DADOS, EDUCAR E TREINAR.

    3. Checar / Verificar os resultados (Check): MONITORAR E MEDIR A EXECUÇÃO.

    4. Agir / atuar corretivamente (Act ou Action ou Adjust): AÇÕES CORRETIVAS OU MELHORIAS.

  • Código Penal:

    DO CONCURSO DE PESSOAS

            Art. 29 - Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade. 

           § 1º - Se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de um sexto a um terço.

           § 2º - Se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe-á aplicada a pena deste; essa pena será aumentada até metade, na hipótese de ter sido previsível o resultado mais grave.

           Circunstâncias incomunicáveis

           Art. 30 - Não se comunicam as circunstâncias e as condições de caráter pessoal, salvo quando elementares do crime.

           Casos de impunibilidade

           Art. 31 - O ajuste, a determinação ou instigação e o auxílio, salvo disposição expressa em contrário, não são puníveis, se o crime não chega, pelo menos, a ser tentado.