-
Item correto.
O servidor que receber adiantamento é obrigado a prestar contas nos 30 (trinta) dias posteriores ao final do prazo de sua aplicação, sujeitando-se a tomada de contas se não o fizer nesse prazo.
-
ele vai prestar contas para quem? para o Tribunal de Contas ou para o Ordenador de Despesas?
-
Eu considerei errada porque a assertiva diz que a prestação de contas DEVE ocorrer DENTRO do prazo de aplicação:
o prazo de aplicação é de até 90 (noventa) dias, da assinatura do ato de concessão. A prestação de contas tem prazo para ocorrer FORA do prazo de aplicação já que o prazo de prestação de contas (que é de até 30 ( trinta) dias) só é contado a partir do término do prazo de aplicação
-
Mizeravi (kkkk não tem como ficar séria), foi mais uma questão de português, especificamente de interpretação. Observe que a frase "dentro do prazo de aplicação para o qual o adiantamento foi concedido" refere-se à "comprovantes originais das despesas realizadas". Ou seja, as notas precisaram ser datatas no período do prazo de prestação de contas, não sendo aceitas notas de datas anteriores nem posteriores. Por isso a vírgula depois de "realizadas".
-
GAB CERTO
O processo de Tomada de Contas relativo a adiantamento feito a servidor público deve ser constituído de comprovantes originais das despesas realizadas, dentro do prazo de aplicação para o qual o adiantamento foi concedido.
SUPRIMENTO DE FUNDOS OU REGIME DE ADIANTAMENTO
PRESTA CONTAS EM 30 DIAS
PRA SER USADO EM ATÉ 90 DIAS.