SóProvas


ID
3431614
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Seringueiras - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa publicado no DECRETO N° 6.583, DE 29 DE SETEMBRO DE 2008, define a acentuação gráfica. Considerando o conteúdo desse acordo, estão corretas todas as palavras da alternativa:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

     a) vôo / ideia / frequente / contra cheque / contra ataque ? em vogas duplicadas "oo" e "ee" não há mais acento (voo, abençoo, leem, creem, veem, moo).
     b) voo / idéia / freqüente / contracheque / contra-ataque ? não há mais acento em paroxítonas com ditongo aberno "ei" e "oi" (androide, geleia, ideia, prsopopeia).
     c) voo / ideia / frequente / contra-cheque / contra-ataque ? após a reforma ortográfica, o prefixo contra- passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "a" ou "h".
     d) voo / idéia / frequente / contra-cheque / contra ataque.
     e) voo / ideia / frequente / contracheque / contra-ataque

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Para complementar:

    (1) SEMPRE se usa hífen quando o prefixo termina por vogal igual à que inicia a segunda palavra OU quando a segunda palavra começa com H: contrA-Ataque; sobrE-Exaltar e extrA-Hospitalar, por exemplo. Essa regra vale também para o encontro de consoantes iguais: suB-Bibliotecário; inteR-Regional, por exemplo.

    -OBS1: para o encontro de vogais diferentes e de consoantes diferentes, não se usa o hífen: AUTOESCOLA; SUPERPROTEÇÃO, por exemplo.

    -OBS2: Tal regra não se aplica aos prefixos “-co", “-pro", “-re", mesmo que a segunda palavra comece com a mesma vogal que termina o prefixo: COORIENTADOR; PROÓPTICO; REESCRITA, por exemplo.

    (2) NUNCA se usa hífen quando o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com as consoantes r ou s, as quais deverão ser duplicadas: ultraRRomantismo; antiRRugas, por exemplo.

    Comentário da professora Fabiana dos Anjos na questão Q1140035

  • Segundo o atual acordo ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, o hífen é utilizado apenas quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h. Em todas as outras situações, o prefixo é escrito junto à palavra já existente, ocorrendo a duplicação das consoantes s e r quando necessário para manutenção da pronúncia.

  • valeu arthur

  • Vogais iguais sem acento,ditongo aberto (eu,ei,oi) paroxítona sem acento OBS:se estiver em oxítona o ditongo aberto pode ser acentuado.