-
Errado
Hoje em dia todos sabem que o mundo dos negócios fica cada vez mais acirrado, a competitividade é total. Muitos estudantes e profissionais se perguntam: serei um administrador Especialista que entende muito, mas da sua área específica, ou serei um Generalista que entende de tudo um pouco em várias áreas. A bola da vez entre os administradores é o profissional generalista, embora o especialista continue sendo indispensável.
Um profissional generalista é uma pessoa capaz de ser especialista em interagir com várias áreas, onde esse possui uma visão holística da sua organização e da sua profissão de um modo geral. Pode-se dizer que é aquele profissional “sapinho” que fica pulando de setor em setor onde possui conhecimento de cada um que ele passa, tem que ser um administrador/polivalente, ou seja, um multiprofissional.
As vantagens de ser um multiprofissional são ter mais facilidade para encontrar oportunidades de trabalho e a possibilidade de conseguir cargos gerenciais. O mercado demanda, cada vez mais, profissional com visão ampla do mundo e aptos a relacionar diversos elementos que envolvam pessoas, materiais, recursos disponíveis e competência técnica para realizar o objetivo proposto onde se conheça cada área da empresa cada setor que existe na empresa e que esteja sempre prestes a atuar nesse setor se for necessário.
Fonte: www.administradores.com.br
-
Embasando teoricamente o comentário do colega, segundo os estudos de Mintzberg, "o administrador é tanto especialista quanto generalista. Trabalha nas duas frentes; deve ter simultaneamento uma visão holística e sistêmica, sem deixar de lado a capacidade de análise minuciosa de situações cotidianas."
Sendo assim, o administrador não pode ser generalista ou especialista, mas deve agregar essas duas qualidades no seu método de trabalho,
Fonte: livro Administração - Teorias. Chiavenato.
-
Visão sistêmica/ Global
-
Parte do todo. Visão holistica.
-
Então, como melhorar a empregabilidade e estar sincronizado com o mercado de trabalho?
Antigamente, um bom profissional era o especialista: aquele que
conhecia muito de um único assunto e que passava muito tempo numa única
empresa (muitas vezes sua carreira era toda construída em uma empresa).
Posteriormente o generalista passou a ser valorizado pelo mercado de trabalho,
pois conhecia um pouco de tudo e trabalhou em várias empresas ou
departamentos, adquirindo um pouco de conhecimento sobre vários
assuntos. Hoje o mercado busca os especialistas-generalistas:
profissionais que tenham uma visão ampla do mundo corporativo e que
preferencialmente tenha trabalhado em diversos departamentos, mas que
ao mesmo tempo, tem um foco de carreira e trabalho, uma especialidade.
http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/sucesso/artigos/profissional-generalista-ou-especialista.shtm
-
Bem subjetiva , o administrador pode ser especialista em gestão.
-
O bom administrador é generalista. Deve ter uma visão sistêmica. Conhecer a empresa como o todo.
-
O papel da Administração, no mundo atual, exige que o administrador seja um especialista competente. Resposta: Errado.
Comentário: exige que do administrador uma visão holística (generalista). Esse conceito remonta os conceitos de Max Weber, entre outros autores clássicos.