-
Não julgaria a questão como errada, pois ela esta incompleta. Podem ser eliminados ou recolhidos para o permanente.
Alguém pode me explicar onde está o erro dessa questão?
-
Errado.
A questão fica clara, quando os documentos perdem a frequência de uso no cotidiano, perdeu apenas o valor primario, restando o valor secundario e probatorio, impedindo o mesmo de ser eliminado.
-
Questão genérica
Os documentos de arquivo permanente NÃO podem ser eliminados.
Portanto, errada.
-
ele podem ser eliminados ou recolhidos, questão ao meu ver mal formulada
-
Bom, não sou expert nessa disciplina, mas entendo que a questão está errado pelo seguinte:
Um documento que não tem uso frequente (quotidiano) pode ser eliminado?
Sim, desde que (se temos hipóteses em que não é possível a eliminação do documento que não tem uso quotidiano, então já sabemos que a questão está errada):
a) a Tabela de Temporalidade não preveja que um documento, mesmo que não tenha uso frequente, deva ser mantido por um período de tempo no arquivo intermediário, pois podem vir a ser consultados por razões contábeis, fiscais, etc. Ex: No que se refere aos documentos relativos a pessoal, adotou-se o prazo de 52 (cinquenta e dois) anos para os que contêm informações passíveis de consulta no momento da homologação da aposentadoria.
b) O documento não tenha valor histórico.
Se o documento não se encaixar nessas duas hipótese, ele pode ser eliminado quando não tiver uso quotidiano.
Pelo menos é o que pensei.
-
Questão generalista da poxa.
Isso quem vai decidir é o plano de destinação. A questão generalizou!!! Ora, se o documento perdeu a utilidade funcional nao quer dizer que ele irá automaticamente ao valor secundário, ou seja, não quer dizer que servirá à história e pesquisa somente por ter deixado de ser usado com frequência.
QUADRIX/CRF-ES/2019 - Cada documento tem um ciclo de vida, que determina o tempo que esse documento deverá permanecer no arquivo corrente, sua transferência para um arquivo intermediário e posterior eliminação ou recolhimento para o arquivo permanente. CERTO
O erro não é na questão, é na banca.
-
Caberia recurso, porque os documentos que não tem mais uso são recolhidos para guarda permanente ou eliminados.
-
Aberração em forma de questão. Texto ambíguo demais até pra bancas de certo e errado. Não mede conhecimento.
-
Banca: Quadrix. Está explicado!
-
Justificativa: Não! Não é porque eu não os uso mais que irei eliminar, mas sim com base na Tab. de Temporalidade eu eliminá-los-ei ou recolhê-los-ei..
Os documentos que não têm mais uso para as atividades cotidianas podem ser eliminados.
GABARITO: ERRADO
Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.
-
Os documentos arquivísticos são estruturados dentro do chamado ciclo vital dos documentos/teoria das três idades.
Os documentos com alta frequência e possibilidade de uso, que acabaram de ser criados/recebidos e que precisam subsidiar demandas de cunho administrativo, fiscal e legal, pertencem aos arquivos correntes. Esses documentos poderão ser eliminados após cumprirem as funções pelas quais foram criados, transferidos para o arquivo intermediário (onde também poderão ser eliminados) ou recolhidos diretamente para o arquivo permanente (nesse caso, a eliminação não pode ocorrer).
Os documentos que não são consultados com tanta frequência, ou seja, cumpriram suas funções, mas que ainda podem ser objeto de consulta, ficam armazenados no arquivo intermediário. Nesse local, podem ser consultados e aguardam a sua eliminação ou o recolhimento para a guarda permanente. Caso o recolhimento aconteça, os documentos não poderão ser eliminados, pois possuem características históricas, culturais, probatórias ou informativas.
Os documentos que possuem valor secundário e que já cumpriram as funções pelas quais foram criados, são recolhidos para o arquivo permanente diretamente do arquivo corrente ou do arquivo intermediário. Esses documentos, por possuírem características históricas, culturais, probatórias ou informativas, nunca poderão ser eliminados.
Portanto, a eliminação pode ocorrer diretamente do arquivo corrente e do arquivo intermediário. O momento certo é definido pela tabela de temporalidade, que leva em consideração o valor documento para a instituição.
A questão afirma que os documentos que não possuem mais uso podem ser eliminados. Entretanto, ainda que os documentos tenham cumprido as funções pelas quais foram criados no arquivo corrente, eles ainda podem ser transferidos ao arquivo intermediário, para possíveis consultas, por tempo determinado, o que torna a questão incorreta.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
Questão que deveria ser retirada daqui, pois está completamente mal elaborada. "podem" deixa a questão certa. Arquivo corrente pode ser transferido, recolhido ou eliminado.