-
existem barreiras de ordem tecnológica, de linguagem e psicológica que são verdadeiros ruídos na comunicação: barreiras tecnológicas são defeitos ou interferências nos canais de comunicação como, por exemplo, telefone com ruído; barreiras de linguagem podem ser exemplificadas como utilização de gírias, dificuldades ao escrever ou na fala entre outros; já as barreiras psicológicas têm origem em aspectos do comportamento humano, tais como: seletividade (quando o emissor só ouve o que é de interesse dele), egocentrismo (o emissor ou o receptor não aceita o ponto de vista do outro), preconceito (percepção indevida das diferenças socioculturais, raciais, religiosas, hierárquicas, etc.) e descaso (indiferença às necessidades do outro).
-
A percepção indevida das diferenças socioculturais, raciais, religiosas e hierárquicas é uma barreira na comunicação chamada de barreira psicológicas, que são preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.
Gabarito ( C )
Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.
-
GABARITO: CERTO
Existem barreiras de ordem tecnológica, de linguagem e psicológica que são verdadeiros ruídos na comunicação: barreiras tecnológicas são defeitos ou interferências nos canais de comunicação como, por exemplo, telefone com ruído; barreiras de linguagem podem ser exemplificadas como utilização de gírias, dificuldades ao escrever ou na fala entre outros; já as barreiras psicológicas têm origem em aspectos do comportamento humano, tais como: seletividade (quando o emissor só ouve o que é de interesse dele), egocentrismo (o emissor ou o receptor não aceita o ponto de vista do outro), preconceito (percepção indevida das diferenças socioculturais, raciais, religiosas, hierárquicas, etc.) e descaso (indiferença às necessidades do outro).
https://www.tjpr.jus.br/noticias/-/asset_publisher/9jZB/content/a-qualidade-do-atendimento-no-servico-publico-e-as-ouvidorias/18319
-
GABARITO: CERTO
COMPLEMENTANDO:
Barreiras à Comunicação
1. Barreiras mecânicas ou físicas = Aparelho de transmissão, como o barulho, ambiente e equipamentos inadequados. A comunicação é bloqueada por fatores físicos.
2. Barreiras fisiológicas = Dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.
3. Barreiras semânticas = São as que decorrem do uso inadequado de linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.
4. Barreiras psicológicas = São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.
5. Barreiras pessoais = As pessoas podem facilitar ou dificultar a comunicação. Tudo dependerá da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores etc.
6. Barreiras administrativas/burocráticas = Decorrem das formas como as organizações atuam e processam as informações.
FONTE: Prof. Heron Lemos
-
A
questão em análise nos apresenta conceitos relacionados à Comunicação
Organizacional. A comunicação é o processo pelo qual as pessoas
transmitem umas às outras informações a respeito de ideias, sentimentos e
emoções. Ela faz parte de todas as interações sociais.
Quando
ocorre uma interpretação errada da mensagem, dizemos que houve ruído na
comunicação. O ruído é qualquer força que interfira na comunicação efetiva.
Além disso, a mensagem comunicada deve ser transmitida com clareza, em sua
integralidade e não deve ser manipulada, pois isso cria uma barreira à
comunicação.
Existem
diversos tipos de barreira à comunicação: barreiras interpessoais, físicas,
intrapessoais e até barreiras psicológicas. Entre os principais acontecimentos
para haver uma barreira, podemos listar: distorções na mensagem; falta de
habilidade em ouvir; conservadorismo; dificuldade de percepção; audição seletiva;
juízo de valor; egocentrismo; pressão do tempo; sobrecarga de comunicação;
preconceitos e estereótipos; emoções; e manipulação da informação.
Nesse contexto,
podemos afirmar que a questão em análise está correta, pois, a depender da
maturidade entre os interlocutores e da capacidade de lidar com preconceitos,
diferenças socioculturais, raciais, religiosas e até hierárquicas são possíveis
complicações que podem gerar uma barreira à comunicação.
GABARITO
DO PROFESSOR: “CERTO".
-
GABARITO: Certo.
Para resolver essa questão, o melhor é imaginar uma situação hipotética no lugar de recorrer à teoria.
Se você tem uma percepção indevida de outra pessoa, pode ser que seus preconceitos ditem suas ações, prejudicando sua comunicação. Você pode tanto comunicar-se para tentar não ofender outra pessoa, dizendo apenas o que ela possivelmente gostaria de ouvir, quanto deixar-se levar por um preconceito ou esteriótipo, comunicando-se da forma errada com a pessoa a fim de desmoralizá-la, de demonstrá-la que você não concorda com algo em relação a ela. Você poderia até mesmo informá-la mal para que ela se prejudicasse.
-
A percepção indevida, isto é, incorreta das diferenças sociais, racionais, religiosas e hierárquicas pode, de fato, ser uma barreira na comunicação. Quando supomos ou deduzimos informações incorretas sobre uma pessoa, prejudicamos o processo de comunicação. De maneira mais prática, pense na Maria e o no João, colegas de faculdade.
Maria chega todos os dias em carro de luxo e com roupas de grife. Ainda que nunca tenha conversado com ela, João pode ter uma percepção indevida acerca da personalidade de Maria. João pode supor, por exemplo, que Maria seja uma “patricinha”, quando, na verdade, Maria pode ser uma empresária bem-sucedida e que teve uma origem familiar humilde. Esses preconceitos e suposições de João podem afetar a forma como ele percebe e se comunica com Maria.
Em resumo, a percepção indevida é pautada por preconceitos e prejudica o processo de comunicação.
Gabarito: CERTO