-
PRINCÍPIOS
Protagonismo, co-responsabilidade e autonomia dos sujeitos e dos coletivos
Indissociabilidade entre atenção e gestão
Transversalidade-Aumento do grau de comunicação intra e intergrupos
A revisão do arranjo organizativo de gestão da PNH mantém os princípios de
democratização, descentralização, construção coletiva (coanálise, codecisão e
coaliação) e transversalização/capilarização de todo processo.
-
Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Política Nacional de Humanização. Em relação à Atenção e Gestão no Sistema Único de Saúde – Humaniza-SUS.
A) INCORRETO. A POLÍTICA PROPÕE UM AUMENTO do grau de corresponsabilidade na produção de saúde, RESPONSABILIZANDO OS sujeitos ATRAVÉS DA SUA autonomia.
B) CORRETO. Pressupõe a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores. A PARTICIPAÇÃO DE TODOS RESULTARA EM UMA ASSISTÊNCIA MAIS HUMANIZADA E QUE RESPONDA AS NECESSIDADES INDIVIDUAIS.
C) INCORRETO. Há ASSOCIAÇÃO entre a atenção e gestão, ou seja, modos de cuidar COMPLEMENTARES dos modos de gerir e se apropriar do trabalho.
D) INCORRETO. Há construção de redes solidárias e DESCENTRALIZADAS para avaliação de novas práticas de gestão e assistência, antes de suas implantações em estados e municípios.
E) INCORRETO. Um dos seus princípios, a transversalidade, tem como objetivo a maior eficiência nos processos de produção da saúde por meio DO AUMENTO da comunicação intra e intergrupos.
Gabarito do Professor:Letra B.
-
Pra não esquecer, a PNH é a politica de melhoria na gestao dos trabalhadores, usuarios e na politica do sus, ela foi criada para melhorar todos aqueles principios e fazer com quem o SUS trabalhe de forma correta. é mais ou menos isso.