SóProvas


ID
3437041
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação ao processo de esterilização realizado por autoclaves em laboratórios clínicos.

Alternativas
Comentários
  • O processo consiste em manter o material contaminado (previamente lavado) a uma temperatura elevada, por meio do contato com vapor de água saturado sob pressão, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos. A pressão proporciona ao vapor uma temperatura mais alta que a convencional ao nível do mar que é de 100o C. De acordo com a pressão oferecida a temperatura varia entre 121oC e 134oC. O tempo total varia de acordo com a regulagem, mas é um processo mais rápido que as estufas durando em torno de 60 minutos. O processo deve respeitar um ciclo:

    1. Aquecimento: Nessa etapa, antes da ebulição da água, todo calor gerado no interior da câmara tem a importante finalidade de expulsar o ar frio. Devemos tirá-lo ao máximo, porque o ar frio é um excelente isolante térmico. Esse processo é muito importante para evitar a formação de bolsas de ar frio que impedem que o vapor entre em contato com os instrumentos dentro dos pacotes, ocasionando falhas na esterilização. Com o vapor gerado e com o aumento da pressão a temperatura aumenta. Por esse motivo a regulagem de altitude é fundamental. Os sensores de temperatura e pressão em conjunto com o sistema eletrônico e mecânico da autoclave atuam para que esses parâmetros estejam de acordo com o ciclo selecionado. Quando a temperatura e a pressão estabilizam a fase de esterilização inicia automaticamente.
    2. Esterilização: Nessa etapa temperatura e pressão (entre 121 e 134o C, dependendo do ciclo) são mantidas estáveis até a conclusão do processo no tempo pré-determinada para cada ciclo. O ideal é o uso de água destilada.
    3. Despressurização: Liberação rápida do vapor até que a pressão se iguale com do ambiente;
    4. Secagem: Pode ser realizada com porta entreaberta ou com porta fechada dependendo do modelo da autoclave. É importante para secar os materiais e os pacotes. Isso evita a recontaminação dos instrumentos e mantém a esterilidade.
    5. Resfriamento: Da carga e da câmara da autoclave. A carga deve ser retirada de dentro da autoclave o mais fria possível, assim evita a condensação do vapor residual que sai pelo pacote. O resfriamento da câmara da autoclave é importante para que um novo ciclo aconteça.

    RESUMINDO: Não existe um tempo exato, isso vai depender do procedimento. Quanto à inspeção, calibração e manutenção do equipamento, isso vai depender das normas estabelecidas pelo fabricante, mas recomenda-se manutenção anual preventiva e, corretiva, quando necessário. A limpeza pode ser feita diariamente com detergente neutro, esponja ou pano e água destilada. O ideal é conduzir de acordo com o manual de instruções de cada fabricante.