SóProvas


ID
3437932
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Idosos com sarcopenia e diabetes mellitus tipo 2 devem ser adequadamente monitorados em relação à alimentação, de forma que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (Diretrizes 2017-2018), o aporte proteico da dieta seja maior que o habitual, caso a função renal permita, em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

    O diagnóstico de sarcopenia deve ser sempre considerado em idosos com DM, tanto tipo 1 quanto tipo 2, uma vez que se trata de população de risco. Além disso, a presença dessa patologia impõe alguns cuidados especiais:

    1) a modificação do estilo de vida passa a ser elemento-chave do tratamento, sendo fundamental incluir exercício físico de contrarresistência (musculação), bem como dieta prescrita por nutricionista, na qual conste aporte proteico maior que o habitual em 20 a 50% (perfazendo de 1,2 a 1,5 g de proteína/kg de peso por dia, caso a função renal permita)

    2) medicamentos antidiabéticos que promovam perda de peso devem ser evitados ou usados com cautela;

    3) drogas neutras quanto ao peso passam a ser encorajadas (como inibidores da dipeptidil peptidase 4 [DPP-4] e metformina), assim como insulina, por ser um hormônio anabolizante (usada, preferencialmente, em doses baixas);

    4) suplementos alimentares desenvolvidos especificamente para a população diabética, com maior carga proteica e calórica, devem figurar no leque de opções terapêuticas. 

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre aporte proteico da dieta em idosos com sarcopenia e DM2, de acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2017-2018).

    As diretrizes trazem um capítulo denominado “Particularidades do gerenciamento de pacientes idosos com diabetes mellitus". Nele estão os aspectos do envelhecimento que podem afetar o tratamento, incluindo a sarcopenia. A presença de sarcopenia em idosos com DM impõe alguns cuidados especiais:

    - modificação do estilo de vida, com inclusão de musculação;

    - dieta com aporte proteico maior que o habitual em 20 a 50%, caso a função renal permita;

    - evitar ou utilizar com cautela medicamentos antidiabéticos que promovam perda de peso;

    - drogas neutras quanto ao peso e insulina passam a ser encorajadas;

    - avaliar o uso de suplementos desenvolvidos para a população diabética, com maior carga proteica e calórica.

    Cabe destacar que essas orientações são mantidas na versão 2019-2020 das diretrizes.

    Portanto, a resposta correta é a LETRA D.

    Gabarito do Professor: Letra D.