Gabarito: E
O que é Resultado Primário?
Resultado Primário é um termo usado em relação às contas públicas. Ele corresponde ao resultado final das contas em um determinado período, considerando apenas receitas e despesas primárias, isto é, que não incluem valores relativos ao endividamento.
Entendendo o Resultado Primário
Existem diferentes formas de apurar o resultado das contas públicas; uma delas é pelo resultado primário e a outra, pelo resultado nominal. Enquanto o resultado nominal leva em consideração juros e outros encargos de dívidas, o primário deixa esses valores puramente financeiros de fora da conta.
Assim, um déficit primário ocorre quando as despesas não financeiras do Governo são maiores que suas receitas não financeiras.
Disponível em: <https://maisretorno.com/blog/termos/r/resultado-primario>
Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.
Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar essa questão sobre déficit público.
Bom, existem basicamente duas medidas principais sobre déficit público: o déficit nominal (que considera as receitas e despesas totais do governo) e o déficit primário (que considera apenas as receitas e despesas não financeiras).
A banca quer que consideremos o déficit primário. Dito isso, vamos às alternativas:
A) Incorreta. Receitas e despesas totais fazem parte do déficit nominal.
B) Incorreta. Se o governo conseguir reduzir sua dívida, isso significa que ele está tendo superávit (e não déficit).
C) Incorreta. O déficit primário leva em consideração as receitas NÃO financeiras e as despesas NÃO financeiras.
D) Incorreta. Se o governo não precisa imprimir dinheiro para financiar seus gastos, isso pode significar duas coisas: ou o governo está em superávit ou o governo tem déficit mas utiliza outra fonte de financiamento (títulos públicos, por exemplo). Ou seja, não podemos afirmar nada em relação a existência ou não de déficit primário aqui.
E) Correta. Agora sim! Se as despesas não financeiras forem maiores que as receitas não financeiras do governo, o governo terá déficit primário.
Gabarito do Professor: Letra E.