SóProvas


ID
3438682
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

Dois velhinhos

Dois pobres inválidos, bem velhinhos, esquecidos numa cela de asilo. Ao lado da janela, retorcendo os aleijões e esticando a cabeça, apenas um podia olhar lá fora. Junto à porta, no fundo da cama, o outro espiava a parede úmida, o crucifixo negro, as moscas no fio de luz. Com inveja, perguntava o que acontecia. Deslumbrado, anunciava o primeiro:

— Um cachorro ergue a perninha no poste.

Mais tarde:

— Uma menina de vestido branco pulando corda.

Ou ainda:

— Agora é um enterro de luxo.

Sem nada ver, o amigo remordia-se no seu canto. O mais velho acabou morrendo, para alegria do segundo, instalado afinal debaixo da janela.

Não dormiu, antegozando a manhã. Bem desconfiava que o outro não revelava tudo. Cochilou um instante. Era dia. Sentou-se na cama, com dores espichou o pescoço: entre os muros em ruína, ali no beco, um monte de lixo.

TREVISAN, Dalton. Mistérios de Curitiba. Rio de Janeiro: Record, 1979, p. 110 (Adaptado).

Releia o seguinte trecho.

“Não dormiu, antegozando a manhã.”

A palavra destacada sugere que o personagem

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Sem nada ver, o amigo remordia-se no seu canto. O mais velho acabou morrendo, para alegria do segundo, instalado afinal debaixo da janela. Não dormiu, antegozando a manhã. Bem desconfiava que o outro não revelava tudo

    ? O personagem estava tendo prazer de imaginar se realmente estava sendo revelado tudo que tinha do lado de fora (com a morte daquele que olhava e dizia o que via, o que ficou vivo imaginava se os contos eram verdades).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • GABARITO: B de Brasil

    Recomendo ler o texto .

    A resposta esta implícita na frase:

    Não dormiu, antegozando a manhã. Bem desconfiava que o outro não revelava tudo.

  • A questão é sobre interpretação e compreensão textual e quer saber o significado que produziu a palavra em negrito na frase abaixo.

    “Não dormiu, antegozando a manhã.”

    a) Incorreta.

    Não estava revoltado que ficaria sozinho. Vejam a passagem do texto: "O mais velho acabou morrendo, para alegria do segundo, instalado afinal debaixo da janela". 

    b) Correta.

    A palavra traz um significado de está com muita alegria de saber que iria ver o que se passava atrás da janela naquela manhã, pois quando seu amigo estava vivo não podia olhar por conta própria. 

    c) Incorreta.

    Ele não se preparou para sair do carro. Essa informação extrapola a informação do texto. 

    d) Incorreta.

    Não ficou com insônia por causa do enterro, ficou por está gozando antecipadamente para ver amanhã. Vejam a passagem do texto: Não dormiu, antegozando a manhã. 

    GABARITO: B

  • Poxa, que triste, ele desejou que o outro velhinho morresse, mas o velhinho transformava todo aquele lixo em boas lembranças para ele.