SóProvas


ID
3439222
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Bragança Paulista - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.



A distância

    Sempre defendi a tese de que foi a preguiça que trouxe a civilização. O que foi a invenção da roda senão o prenúncio da charrete e um triunfo do comodismo? Fomos a primeira espécie a criar um jeito de não ir, mas ser levada. A razão do hominídeo para deflagar o processo que resultou no controle remoto foi prática, a de atingir uma presa sem arriscar a ser mordido, ou almoçar sem ser almoçado. O primeiro lance do longo processo que terminou com o implante no cérebro foi a pedra arremessada. Depois vieram a lança, o estilingue, o arco e a flecha, a catapulta, as armas de fogo, o foguete intercontinental, o drone – todos os engenhos para evitar chegar perto.
    A distância sempre foi um inimigo natural do Homem, ou pelo menos do Homem Preguiçoso. Vencê-la foi o nosso grande desafio intelectual, e agora se abre a possibilidade de subjugá-la só com o intelecto, desprezando os instrumentos que, da pedra à internet, nos ajudaram até aqui. Estamos simbolicamente de volta à savana primeva1 , pensando em como empurrar aquele mamute para dentro do fosso sem precisar ir lá, mas agora o pensamento basta. A vontade se realizará sozinha, sem as mãos, sem mais nada. A preguiça cumpriu sua missão histórica.
(Luis Fernando Veríssimo [org. Adriana Falcão e Isabel Falcão],
“A distância”. Ironias do tempo, 2018. Adaptado)

1 primeva: primitiva, dos tempos de outrora

O homem chegou _____ invenção da roda como forma de fazer triunfar o seu comodismo, já que sua espécie quis criar um jeito de não ir aos lugares, mas de ser levada ______ eles. Assim, coube _______ preguiça _______ deflagração desse processo.

De acordo com a norma-padrão, as lacunas do enunciado devem ser preenchidas, respectivamente, com:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    O homem chegou à invenção da roda como forma de fazer triunfar o seu comodismo, já que sua espécie quis criar um jeito de não ir aos lugares, mas de ser levada a eles. Assim, coube à preguiça a deflagração desse processo.

    → Lacuna 1: Chegou a algo (preposição "a") + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino "invenção" (=crase).

    → Lacuna 2: Ser levada a alguém (somente preposição "a" antes do pronome pessoal do caso reto "eles").

    → Lacunas 3 e 4: O quê coube? A deflagração desse processo (sujeito, o sujeito não pode ser preposicionado, somente o artigo definido "a" deve ser usado), coube a algo (preposição "a") + artigo definido "a" que está acompanha o substantivo feminino "preguiça" (=crase).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva C

    à ... a ... à ... a

  • chegar não é intransitivo??! questão mongol.

  • Verbo chegar é intransitivo.

    Questão anulada

  • Fiquem atentos, pois o verbo chegar não é somente intransitivo mas também TRANSITIVO INDIRETO...

    Cheguei (a + a) à casa de minha mãe.

    Há também a possibilidade de usá-lo como transitivo direto, no sentido de modificar ou alterar a posição de algo.

    Uma dica:

  • O homem chegou (1) invenção da roda como forma de fazer triunfar o seu comodismo, já que sua espécie quis criar um jeito de não ir aos lugares, mas de ser levada (2) eles. Assim, coube (3) preguiça (4) deflagração desse processo.

    (1) CRASE HÁ. Quem chega, chega a algum lugar

    (2) CRASE PROIBIDA. Ser levada a alguém (rege preposição "a" antes do pronome pessoal do caso reto "eles"). Crase proibida pronome pessoas do caso reto

    Caber (4) algo (3) a alguém. Coube à preguiça a deflagração desse processo. 

  • O homem chegou (1) invenção da roda como forma de fazer triunfar o seu comodismo, já que sua espécie quis criar um jeito de não ir aos lugares, mas de ser levada (2) eles. Assim, coube (3) preguiça (4) deflagração desse processo.

    (1) CRASE HÁ. Quem chega, chega a algum lugar

    (2) CRASE PROIBIDA. Ser levada a alguém (rege preposição "a" antes do pronome pessoal do caso reto "eles"). Crase proibida pronome pessoas do caso reto

    Caber (4) algo (3) a alguém. Coube à preguiça a deflagração desse processo. 

  • Os verbos chegar,voltar,regressar,partir,morar,residir...aparentemente exigem um objeto indireto,mas na verdade são apenas especificados por um adjunto adverbial de lugar.

    "A gramatica para concursos Fernando pestana 3º edição"

  • Jamais voltarei a cair na pegadinha da regência do verbo CHEGAR:

    Chegar A (CORRETO);

    Chegar EM (INCORRETO).

  • Eu aprendi minha vida toda que o verbo chegar era intransitivo. Português é péssimo pqp.

  • CHEGAR, VOLTAR, COMPARECER, IR e RETORNAR = pedem regência 'A'

  • Obs: Pronomes oblíquos e reto não levam crase.

  • Buguei '-'

  • gab: c

  • GABARITO - C

    O homem chegou __à___ invenção da roda como forma de fazer triunfar o seu comodismo, já que sua espécie quis criar um jeito de não ir aos lugares, mas de ser levada ___a___ eles. Assim, coube ____à___ preguiça ___a____ deflagração desse processo. De acordo com a norma-padrão, as lacunas do enunciado devem ser preenchidas, respectivamente, com:

    Em partes:

    1 lacuna - O homem chegou ao descobrimento da roda (Quem chega, chega a algo, verbo transitivo indireto) Há crase.

    2 lacuna - Não se usa crase diante de pronomes pessoais do caso reto.

    3 lacuna - Coube algo a alguém, temos um verbo transitivo direto e indireto. Há crase. (Coube AO padre a realização da missa)

    4 lacuna - Essa é a parte direta do verbo visto na lacuna acima, não há crase.

  • Boa questão de crase. Vou até salvar essa questão.

  • Assertiva C só de raiva de tanto errar CRASE. acertei Uma

  • Outro concurso em que os 10 primeiros tinham que gabaritar a prova: https://documento.vunesp.com.br/documento/stream/MTU3MjUxMQ%3d%3d

    E teve gente que foi bem na prova e se errou uma questão ia para a colocação 500....