SóProvas


ID
3439315
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Bragança Paulista - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em uma estrutura formal representada por uma pirâmide que indica a cadeia de níveis hierárquicos sobrepostos, o nível institucional/alta administração é formado por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    1. Nível institucional : Presidentes / Diretores.

    2. Nível intermediário: Gerentes.

    3. Nível operacional: Supervisores.

    Fonte: Introdução à Teoria Geral da Administração,Idalberto Chiavenato

  • Gabarito: D

    "Artífice" está relacionado com o nível operacional.

  • Questão formulada acerca dos níveis administrativos. Vamos relembrar:

    Existem três níveis organizacionais: nível estratégico (institucional), nível tático (departamental, gerencial) e nível operacional.

    No nível estratégico ou nível institucional temos os figurões: CEO’s, Presidentes e Diretores da organização. São as pessoas com autoridade para definir os rumos da organização e, por isso têm uma interação maior com o ambiente externo se comparado aos outros níveis. Nesse nível, as decisões estão focadas no ambiente externo e no longo prazo.

    No nível tático temos os gerentes. Esses indivíduos são os responsáveis por fazer a ligação entre o nível institucional (estratégico) e o nível operacional. Exercem um papel muito importante de coordenação dos empregados do nível operacional. A área de atuação corresponde apenas a um setor/departamento, sendo as atividades realizadas com foco no médio prazo.

    Por fim, temos o nível operacional, que é o “chão de fábrica”. Trata-se do nível administrativo mais baixo. Esse nível é ocupado pelos supervisores e é responsável por acompanhar a execução das tarefas e atividades cotidianas. 

    A questão pede para assinalarmos os indivíduos que integram o nível institucional (alta administração, nível estratégico. Nesse nível, temos os CEO’s, Presidentes e Diretores. Assim, o gabarito da questão é a alternativa D.

    Alternativa A. Errado. Os artífices são responsáveis pela execução de tarefas e integram, portanto, o nível operacional. Vale pontuar que alguns autores os enquadram em nível não-administrativo, visto que não realizam as funções administrativas (planejamento, organização, direção e controle), mas apenas executam tarefas.

    Alternativa B. Errado. Os operários são responsáveis pela execução de tarefas e integram, portanto, o nível operacional. Vale pontuar que alguns autores os enquadram em nível não-administrativo, visto que não realizam as funções administrativas (planejamento, organização, direção e controle), mas apenas executam tarefas.

    Alternativa C. Errado. Os supervisores são os responsáveis por acompanhar a execução de tarefas e integram o nível operacional.

    Alternativa E. Errado. Chefe é um conceito polissêmico em Administração, isto é, possui diferentes significados. O termo chefe pode ser usado em contraste ao conceito de líder. Nesse sentido, chefe seria o indivíduo que exerce o poder formal (poder baseado no cargo), enquanto o líder seria o indivíduo que exerce a influência com base em um poder pessoal (baseado na perícia ou carisma, por exemplo). Chefe pode ser usado ainda para indicar o indivíduo que exerce um cargo gerencial (chefe de departamento) ou mesmo de supervisão (chefe de equipe de trabalho). De toda forma, em nenhum caso, o conceito de chefe estará associado ao nível institucional, logo a alternativa está errada.

    GABARITO: D