-
Letra E
Nesse sentido, a secretaria que acompanho, com entusiasmo e com responsabilidade, poderia ser beneficiada neste momento.
Acredito que o erro seja esse trecho o remetente não foi impessoal.
Qualquer erro, corrijam-me.
-
corrijam-me*
aí está o primeiro erro!
o segundo seria que a impessoalidade está no trecho: "...a secretaria que (eu) acompanho..."
-
GABARITO: LETRA E
COMPLEMENTANDO:
A redação oficial deve caracterizar-se por:
clareza e precisão;
objetividade;
concisão;
coesão e coerência;
impessoalidade;
formalidade e padronização; e
uso da norma padrão da língua portuguesa.
Impessoalidade:
A impessoalidade decorre de princípio constitucional (Constituição, art. 37), e seu significado remete a dois aspectos: o primeiro é a obrigatoriedade de que a administração pública proceda de modo a não privilegiar ou prejudicar ninguém, de que o seu norte seja, sempre, o interesse público; o segundo, a abstração da pessoalidade dos atos administrativos, pois, apesar de a ação administrativa ser exercida por intermédio de seus servidores, é resultado tão-somente da vontade estatal. A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal.
FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.
-
"Nesse sentido, a secretaria que acompanho, com entusiasmo e com responsabilidade, poderia ser beneficiada neste momento".
Não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora. A concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais contribuem, ainda, para que seja alcançada a necessária impessoalidade.
-
Esta questão exige do candidato conhecimento referente aos atributos da
redação oficial, especificamente o da coesão e coerência, da
clareza, da impessoalidade e da padronização.
a) O atributo da padronização
estabelece que os atos normativos e os expedientes oficiais sejam digitados sem erros, com o uso de papéis uniformes para o texto definitivo, nas exceções em que se fizer necessária a impressão, e a correta diagramação do texto. Desse modo, verificamos que o trecho final do texto não está comprometido quanto ao uso da norma-padrão, uma vez que sua estrutura está correta, de acordo com as regras da gramática normativa.
b) Na redação oficial é indispensável que o texto tenha coesão e coerência. A coesão corresponde à conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto.
Sendo assim, percebemos que o trecho final do texto está com as frases e os parágrafos entrelaçados, um dando
continuidade ao outro. Portanto, tal atributo não está comprometido.
c) O atributo da clareza não concebe que um
documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de
forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. Assim, verificamos que o trecho em análise não é obscuro e é totalmente compreensível e, portanto, este atributo também não está comprometido.
d) A coerência textual é a relação lógica entre as ideias, pois essas devem
se complementar, é o resultado da não contradição entre as partes do
texto. Nesse sentido, verificamos que o trecho em análise estabelece sentido; é entendido como um princípio de interpretabilidade, portanto, tal atributo não está comprometido.
e) O significado do atributo da impessoalidade remete a dois aspectos: o primeiro é a obrigatoriedade de que a
administração pública proceda de modo a não privilegiar ou prejudicar ninguém,
de que o seu norte seja, sempre, o interesse público; o segundo, a abstração da
pessoalidade dos atos administrativos, pois, apesar de a ação administrativa
ser exercida por intermédio de seus servidores, é resultado tão-somente da
vontade estatal. Mediante essa informação, verificamos que o trecho "com entusiasmo e com responsabilidade" está comprometendo a impessoalidade e, portanto, esta é a alternativa que responde ao item.
Gabarito: Letra E
-
Na vida e na Redação Oficial, seus sentimentos merecem o devido resguardo para si mesmo.
-
A previsão de recursos municipais mostra que algumas secretarias contam com mais verbas que poderiam ser direcionadas a outras, com necessidades mais urgentes. Nesse sentido, a secretaria que acompanho, com entusiasmo e com responsabilidade, poderia ser beneficiada neste momento.
Impessoalidade
-
LETRA E
e) O trecho "com entusiasmo e com responsabilidade" está comprometendo a impessoalidade e, portanto, esta é a alternativa que responde ao item.
-
Questão fácil, errei de burrice.
-
a secretaria que acompanho, com entusiasmo e com responsabilidade, poderia ser beneficiada neste momento- impessoal