SóProvas


ID
3439552
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
DMAE - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um dos problemas enfrentados por algumas estações de tratamento de água é a ocorrência de florações de cianobactérias em seus mananciais.

Considere as seguintes afirmativas a esse respeito e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) As florações são eventos de multiplicação e acumulação de cianobactérias e microalgas em lagos e represas, que é uma das consequências da eutrofização dos ambientes aquáticos, sendo que o efetivo sucesso para o manejo e controle de florações de cianobactérias depende muito mais de medidas preventivas que de medidas corretivas.

( ) Na presença de cianobactérias durante alguns processos de tratamento, caso ocorra a lise celular, não há comprometimento da qualidade da água produzida, mas isso pode aumentar o consumo de produtos químicos e também afetar seriamente a duração da carreira de filtração, tornando-a mais curta.

( ) A principal preocupação com o aumento da ocorrência de florações de cianobactérias em mananciais de abastecimento de água é a capacidade que esses microrganismos apresentam de produzir e liberar, para o meio líquido, toxinas (cianotoxinas) que podem afetar a saúde humana.

( ) Em função dos riscos à saúde associados às cianotoxinas, é recomendado o uso de algicidas como a principal ação, com o objetivo de controle do crescimento de microalgas e cianobactérias nos mananciais de abastecimento.


Assinale a sequência correta. 

Alternativas
Comentários
  • V

    F - A principal preocupação com o aumento da ocorrência de florações de cianobactérias em mananciais de abastecimento de água é a capacidade desses microorganismos produzirem e liberarem para o meio líquido toxinas (cianotoxinas) que podem afetar a saúde humana. Essas florações podem provocar o aumento no custo do tratamento da água de abastecimento e conseqüências relacionadas à saúde pública. (FUNASA, 2003)

    V

    F - Art. 40. § 6° Em função dos riscos à saúde associados às cianotoxinas, é vedado o uso de algicidas para o controle do crescimento de microalgas e cianobactérias no manancial de abastecimento ou qualquer intervenção que provoque a lise das células. (PORTARIA Nº 2.914, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011)