-
GABARITO: LETRA D
Estado de bem-estar social, ou welfare state, é um modelo de governo no qual o Estado se compromete a garantir o bem-estar econômico e social da população.
O Estado de bem-estar social também é chamado de Estado-providência, pois nele o governo adota medidas ativas para proteger a saúde e o bem-estar geral dos cidadãos, especialmente aqueles em necessidade financeira.
O objetivo do Estado de bem-estar social é assegurar aos cidadãos a igualdade de oportunidades e a distribuição justa das riquezas. Além disso, o Estado se responsabiliza pelos indivíduos que não possuem condições para manter uma vida digna através da distribuição de subsídios, bolsas, concessões e outras medidas.
Características do Estado de bem-estar social:
O Estado de bem-estar social não é um modelo fixo de governo, logo, se apresenta de diversas formas ao redor do mundo. No entanto, entre as características gerais do welfare state estão:
Adota medidas de natureza socialista: mesmo em países capitalistas, as medidas assistencialistas do Estado de bem-estar social são de natureza socialista, pois visam a redistribuição equitativa de renda e a igualdade de oportunidades para todos. Entre as principais medidas desse tipo estão as pensões, bolsas, seguros e outras concessões assistencialistas.
Possuem legislação protetiva: como forma de proteger os direitos dos cidadãos vulneráveis, o Estado de bem-estar social conta com legislações voltadas à proteção dos seus direitos, a exemplo de salário-mínimo, segurança e saúde no trabalho, férias, restrições a trabalho infantil, etc.
Intervenção do Estado na economia: para garantir os direitos dos cidadãos, o Estado de bem-estar social atua de forma ativa na economia.
Estatização de empresas: o Estado de bem-estar social tende a estatizar empresas em setores estratégicos para que o governo tenha as ferramentas necessárias para promover serviços públicos. Entre as áreas mais visadas estão a de moradia, saneamento básico, transporte, lazer, etc.
FONTE: https://www.significados.com.br/estado-de-bem-estar-social/
-
GABARITO: LETRA D
O “Estado de Bem-estar Social” (do inglês, Welfare State), é uma perspectiva de Estado para o campo social e econômico, na qual a distribuição de renda para a população, bem como a prestação de serviços públicos básicos, é visto como uma forma de combate às desigualdades sociais.
Portanto, neste ponto de vista, o Estado é o agente que promove e organiza a vida social e econômica, proporcionando aos indivíduos bens e serviços essenciais durante toda sua vida.
Com efeito, esse modelo de gestão pública é típico em sistemas social-democratas das sociedades ocidentais modernas e, atualmente, seus melhores exemplos podem ser encontrados nas políticas públicas da Noruega, Dinamarca e Suécia.
Principais Características: Resumo
A principal característica do Estado de Bem-estar Social é a defesa dos direitos dos cidadãos à saúde, educação, etc.; a despeito disso, o modelo mais conhecido de politicas públicas é o Keynesiano, de John Maynard Keynes (1883-1946), que rompe com a visão de livre-mercado em favor da intervenção estatal na economia.
Com efeito, este sistema foi adotado pelo presidente Franklin Delano Roosevelt durante a década de 1930, como parte de seu programa de recuperação econômica, o New Deal, o qual, para além das grandes obras, aumentou os salários e fixou os preços dos produtos.
É comum nos países de Estado de Bem-estar Social a estatização de empresas (principalmente em setores estratégicos), bem como a criação de mecanismos para promover serviços públicos gratuitos e de qualidade, como água e esgoto, moradia, benefícios trabalhistas, educação, saúde, transporte e lazer para toda população.
Para tanto, o Estado necessita interferir na economia, regulando-a de modo a gerar emprego e renda, ao passo em que estimula a produção. Por conseguinte, as jornadas de trabalho são de no máximo de 8 horas, o trabalho infantil é proibido e os trabalhadores possuem direito a seguro-desemprego e Previdência Social.
https://www.todamateria.com.br/estado-de-bem-estar-social/
-
GABARITO LETRA 'D'
D Ocorriam ações governamentais para diminuir o número de empresas estatais e adoção de políticas de diminuição da taxação das altas rendas.
Ocorreu o inverso, havia ações governamentais para estatizar as empresas, pois só assim o governo teria ferramentas necessárias para promover o Bem-estar social, ora serviços públicos, como eduação, saúde, lazer etc.
-
Eu achava que no Estado de Bem-estar Social, o Estado intervia diretamente na economia
-
Antes de respondermos à questão em análise cabe uma
breve explicação do que é esse Estado do Bem-Estar Social ou Welfare State. Ele teve suas raízes nas desigualdades provocadas pela
Revolução Industrial. Esse estado de bem-estar é marcado por uma atuação do Estado
para se contrapor aos processos econômicos desumanizados, inflexíveis,
onipotentes e onipresentes existentes. Portanto, esse modelo de atuação do
Estado é um tipo de organização política, econômica e social que o coloca como
agente de promoção social e organizador da economia. Assim, vamos à análise das
alternativas:
Letra “A": Foi marcado por ações do governo no
campo social com o oferecimento de serviços públicos básicos, para diminuir a
desigualdade social – essa alternativa está
correta, pois como forma de diminuir as desigualdades sociais à época, o Estado
realocava seus excedentes econômicos
para atender às necessidades sociais;
Letra “B": Havia um Estado centralizador, que procurava promover a
estabilidade internacional por meio de acordos multilaterais – essa
alternativa está correta, pois o Estado centralizador ou a centralização
governamental é uma característica do estado de bem-estar social, pois essa
ação visava fomentar o crescimento da capacidade administrativa do Estado e,
assim, possuía uma maior facilidade em negociar acordos multilaterais;
Letra “C": O Estado intervia indiretamente na economia, por meio de políticas
de controle de renda e de preços
–essa alternativa está correta, pois a questão da intervenção Estatal na
economia não era apenas indireta, mas direta. Esse estado de bem-estar está
sustentado por um pensamento keynesiano, onde suas diretrizes possuem um foco na
política fiscal e monetária de redução de imposto e de aumento da intervenção
do Estado na economia;
Letra “D": Ocorriam ações governamentais para diminuir o número de empresas
estatais e adoção de políticas de diminuição da taxação das altas rendas – essa
alternativa está errada, pois no estado de bem-estar a tendência era justamente
o oposto. Assim, nesse estado as ações
governamentais eram orientadas por uma política econômica keynesiana, onde o
foco era o aumento da taxação de altas rendas e um aumento da intervenção do
Estado no mercado. Exemplo disso é a criação de empresas estatais, e não sua
privatização. Sendo assim, essa alternativa é o gabarito da questão em análise.
GABARITO DO
PROFESSOR: LETRA D.