SóProvas


ID
3440905
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

A Lei nº 6.766/1979 – Parcelamento do Solo Urbano estabelece que, antes da elaboração do projeto de loteamento, o interessado deverá solicitar à prefeitura municipal, quando for o caso, que defina as diretrizes para o uso do solo, para o traçado dos lotes, do sistema viário, dos espaços livres e das áreas reservadas para equipamento urbano e comunitário.


De acordo com essa lei, os municípios com menos de quantos habitantes poderão dispensar a fase de fixação de diretrizes?

Alternativas
Comentários
  • Art. 8º  Os Municípios com menos de cinqüenta mil habitantes e aqueles cujo plano diretor contiver diretrizes de urbanização para a zona em que se situe o parcelamento poderão dispensar, por lei, a fase de fixação de diretrizes previstas nos arts. 6º e 7 desta Lei.     

  • Gab. D

    Hipóteses em que é possível dispensar as diretrizes (dispensada por Lei):

    1) municípios com menos de 50 mil habitantes

    2) municípios cujo plano diretor continer diretrizes de urbanização para a zona em que se situe o parcelamento.

    complementando...

    Para não errar mais o prazo das diretrizes que já vi cair em algumas questões.

    di.re.tri.zes = 4 sílabas = prazo máximo de 4 anos

  • A maioria , como eu,  confundiu com a não obrigatoriedade do plano diretor para os municícipios com menos de 20 mil habitantes

  • Segundo a doutrina, o processo de loteamento divide-se em duas fases: a primeira preliminar e a fase do projeto definitivo.





    É no início da fase preliminar, antes mesmo da elaboração do projeto de loteamento que o interessado deverá solicitar à prefeitura ou ao DF, mediante consulta prévia, que defina as diretrizes para o uso do solo, conforme art. 6º, I a VI da Lei 6.766/79.





    A fixação de diretrizes é obrigatória, como regra; contudo, duas hipóteses de dispensa foram previstas na Lei 6.766/79, conforme, art.8º:





    I. municípios com menos de 50 mil habitantes


    II. municípios cujo plano diretor contiver diretrizes de urbanização para a zona em que se situe o parcelamento.









    Gabarito do Professor: D