SóProvas


ID
34417
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação à medida provisória, é correto afirmar que pode ser editada pelo Presidente

Alternativas
Comentários
  • Art. 84 - Compete privativamente ao Presidente da República:
    XXVI - editar medidas provisórias com força de lei, nos termos do art. 62;

    Art. 62 - Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional .
  • Art. 62. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)
  • Letra D

    A parte final do item correto está um tanto imprecisa, ao meu ver, pois a CF trata das matérias que são privativas do PR. De qualquer modo, por eliminação dava pra acertar.
  • Acrescentando que:

    # O chefe do Poder Executivo ESTADUAL ( GOVERNADOR) também poderá editar MP, se a Constituição Estadual expressamente permitir.

    # O chefe do Poder Executivo MUNICIPAL (PREFEITO) também pode editar MP, desde que a lei orgânica municipal + constituição estadual permitam.

    Fundamento: Princípio da Simetria
  • RESPOSTA: D
  • Adendo:


    As leis ordinárias também podem ser modificadas, revogadas por medida provisória, exceto naquelas matérias em que a constituição veda a edição de medida provisória (CF, art. 62, § 1º).


    Porém, após a EC 32 as medidas provisórias passaram a ter eficácia inicial de 60 dias, admitindo-se uma única prorrogação por igual período, caso esse prazo inicial de 60 dias não for suficiente para a conclusão da votação nas duas casas do congresso nacional.


    Importante observar que essa prorrogação não tem nada a ver com reedição ou com a edição de uma nova medida provisória. É uma mera prorrogação do prazo inicial de eficácia da mesma medida provisória, quando os 60 dias iniciais não são suficientes para a conclusão do processo legislativo nas duas casas do congresso nacional.


    Vale também destacar que esse prazo de 60 dias não corre nos períodos de recesso do congresso nacional.


  • RESPOSTA: D

  • GABARITO LETRA D

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 62. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional.    

     

    =============================================================================

     

    ARTIGO 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

     

    XXVI - editar medidas provisórias com força de lei, nos termos do art. 62;