SóProvas


ID
3441973
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre gastrite crônica e refluxo gastroesofágico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.



( ) A gastrite crônica é a inflamação da mucosa do estômago, que tem como principal fator etiológico o Helicobacter pylori (H. pylori).

( ) Embora existam muitos fatores causais para o desencadeamento da gastrite crônica, há alguns que se destacam como a infecção por H. pylori. Ela coloniza a submucosa gástrica humana e estabelece infecção crônica que está fortemente associada à gastrite.

( ) A colonização do estômago por H. pylori induz a gastrite crônica e está relacionada com o surgimento de úlceras gástricas e duodenais, carcinoma gástrico e linfoma gástrico.

( ) Outro fator etiológico são as bebidas alcoólicas que estimulam o ácido gástrico exacerbando a secreção ácida. Os refrigerantes à base de cola aumentam a pressão sob o esfíncter esofagiano inferior, ocorrendo o refluxo gastroesofágico.

Alternativas
Comentários
  • (V) A gastrite crônica é a inflamação da mucosa do estômago, que tem como principal fator etiológico o Helicobacter pylori (H. pylori).

    (F) Embora existam muitos fatores causais para o desencadeamento da gastrite crônica, há alguns que se destacam como a infecção por H. pylori. Ela coloniza a submucosa gástrica humana e estabelece infecção crônica que está fortemente associada à gastrite. - H.Pylori é uma bactéria que coloniza a mucosa gástrica

    (V) A colonização do estômago por H. pylori induz a gastrite crônica e está relacionada com o surgimento de úlceras gástricas e duodenais, carcinoma gástrico e linfoma gástrico.

    (F) Outro fator etiológico são as bebidas alcoólicas que estimulam o ácido gástrico exacerbando a secreção ácida. Os refrigerantes à base de cola aumentam a pressão sob o esfíncter esofagiano inferior, ocorrendo o refluxo gastroesofágico. - reduzem a pressão do esfíncter esofagiano inferior, ocasionando o refluxo gastroesofágico.