A questão exigiu do candidato conhecimentos acerca do assunto direção defensiva. Antes, porém, vale a pena entender o conceito de direção defensiva. Assim direção defensiva “é a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via” (Manual de direção defensiva, 2005/Denatran).
Diante disso, vamos à análise da questão
Enunciado - A banca quer saber qual das alternativas apresentadas representam a distância que depende exclusivamente do motorista. Vejamos:
A) INCORRETA - Essa alternativa consta exclusivamente para causar confusão no candidato. Distância de aceleração não é conceito abordado pela direção defensiva;
B) INCORRETA - Distância de frenagem é aquela que, após acionado os mecanismos de freio, o veículo percorrer até parar. Veja que essa distância em nada depende do condutor. Aqui o que influirá é a velocidade do veículo, o sistemas de freio e a condição da via;
C) INCORRETA - Trata de outra alternativa cujo objetivo é causar desordem. Tração é máximo de peso que determinado veículo é que capaz de arrastar ou tracionar. Veja que nada tem a ver com a questão.
D) CORRETA - Distância de reação é aquela que o veículo percorrer após o condutor tomar qualquer ação ao perceber iminente perigo. A grosso modo, é a distância percorrida pelo veículo entre o motorista perceber o perigo e “pisar no freio”. Portanto, essa distância, de acordo com a banca, depende exclusivamente do condutor.
E) INCORRETA. Distância de parada é a distância percorrida pelo veículo entre o motorista percebe o perigo até o veículo parar. Observe que esse conceito abarcar os conceitos de distância de reação e distância de frenagem.
Gabarito da questão é alternativa D.