-
A pseudo-hipertensão apresenta medidas falsamente elevadas de pressão arterial pelo aumento da rigidez dos vasos nos idosos, com redução das fibras elásticas, aumento do colágeno e calcificação, endurecendo, assim, a parede do vaso.
Hipotensão ortostática e uma forma de pressão arterial baixa que ocorre ao levantar-se da posição sentada ou deitada.
De acordo com o estudo de Framingham, a pressão sistólica aumenta com a idade em todos os grupos populacionais, ao passo que a pressão diastólica eleva-se até os 60 anos e diminui a seguir.
O diagnóstico de pseudo-hipertensão, presente em muitos pacientes idosos, pode ser esclarecido com manobras simples. Esse diagnóstico decorre da rigidez das artérias, com calcificação, com sequente à idade avançada. No caso, ao inflar o manguito, podemos encontrar valores falsamente elevados de pressão arterial, em decorrência da dificuldade para ocluir a artéria braquial. Então, podemos recorrer à manobra de Osler. Tal manobra consiste em inflar o manguito até que ultrapasse a pressão sistólica. Caso a artéria braquial ou radial do membro em que está sendo insuflado o manguito permaneça palpável, considera-se Osler positivo
-
O diagnóstico de pseudo-hipertensão, presente em muitos pacientes idosos, pode ser esclarecido com manobras simples. Esse diagnóstico decorre da rigidez das artérias, com calcificação, com sequente à idade avançada. No caso, ao inflar o manguito, podemos encontrar valores falsamente elevados de pressão arterial, em decorrência da dificuldade para ocluir a artéria braquial. Então, podemos recorrer à manobra de Osler. Tal manobra consiste em inflar o manguito até que ultrapasse a pressão sistólica. Caso a artéria braquial ou radial do membro em que está sendo insuflado o manguito permaneça palpável, considera-se Osler positivo. Se não for mais palpada, significa que colapsou e, portanto, considera-se Osler negativo. A positividade da manobra indica que o vaso é rígido e existe a possibilidade de estarmos diante de um caso de pseudo-hipertensão.
-
Para resolver essa
questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre atenção básica e Unidade de Saúde da Família.
A) Correto. Na população idosa, aos verificar a
pressão arterial, é mais frequente que, após a ausculta dos sons iniciais, ocorra o
desaparecimento dos sons e o seu reaparecimento em níveis pressóricos mais
baixos. Essa alteração é denominada hiato auscutatório.
B) Incorreto. Se considera hipertensão do
avental ou jaleco branco quando o idoso só apresenta níveis pressóricos
elevados nas aferições realizadas em consultório.
C) Incorreto. A hipotensão ortostática se
caracteriza pela observação de níveis pressóricos mais baixos quando o idoso se
levanta, em relação àqueles encontrados com o paciente sentado/deitado.
D) Incorreto. As pressões sistólica PAS e
diastólica PAD podem aumentar em qualquer idade, sendo mais freqüente após os
60 anos.
E) Incorreto. Nos idosos é comum a
calcificação vascular de artérias, incluindo a artéria radial. É indicado
realizar a manobra de Osler para identificar a pseudo-hipertensão. Se não está palpável
antes e depois do manguito inflado o sinal é negativo.
Resposta do
Professor: A.
-
"A pseudo-hipertensão, que está associada ao processo aterosclerótico, pode ser detectada pela manobra de Osler, ou seja, a artéria radial permanece ainda palpável após a insuflação do manguito pelo menos 30 mmHg acima do desaparecimento do pulso radial."
FONTE: 7 diretriz pag. 10