-
GABARITO: LETRA E
a) A despeito de haver regras e restrições de uma tradição estética a serem respeitadas no trabalho de criação, o artista, o qual deve lhes internalizar, pode exercer sua criatividade, desde que contido pelos limites que lhe impõe tal tradição ? o correto é "impõem" (concorda com o termo "limites", o qual é retomado pelo pronome relativo "que").
b) Ao passo que uma tradição estética estabelece regras e restrições que devem ser respeitadas pelo artista, no trabalho de criação, o qual lhes internaliza, podendo exercer sua criatividade dentro de tais limites ? internaliza alguma coisa, pronome oblíquo átono "lhes" usado incorretamente como objeto direto.
c) Uma vez que o artista internaliza as regras e restrições impostas por uma tradição estética, a qual deve ser respeitada, o artista exerce sua criatividade dentro dos limites que lhes impõem ? o correto é "lhe" (a elle ? ao artista).
d) As regras e restrições que se estabelece em uma tradição estética devem ser respeitadas no trabalho de criação. Desde que as internalizem, o artista passa a exercer sua criatividade, ainda que delimitada pelas restrições impostas ? o correto é "estabelecem"; concorda com os dois núcleos (=regras; restrições) retomados pelo pronome relativo "que".
e) Uma tradição estética estabelece regras e restrições que devem ser respeitadas no trabalho de criação. À medida que as internaliza, o artista exerce sua criatividade dentro dos limites impostos por elas.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!?
-
Eu fui pela lógica do enunciado citar "o artista internaliza pouco a pouco" e a última questão ser a única dizendo "À medida que as internaliza"
− O artista internaliza pouco a pouco regras e restrições de uma tradição estética.
e) Uma tradição estética estabelece regras e restrições que devem ser respeitadas no trabalho de criação. À medida que as internaliza, o artista exerce sua criatividade dentro dos limites impostos por elas.
-
Só complementando o maravilhoso comentário do Arthur...vc é o cara.
O verbo "estabelecer" concorda adequadamente com o sintagma "Uma tradição estética", sujeito cujo núcleo é o termo "tradição". Ademais, o pronome relativo "que" retoma os termos "regras" e "restrições", levando o verbo "dever" corretamente a ser flexionado no plural. Além disso, a locução conjuntiva "À medida que" exprime valor de proporcionalidade/concomitância, correlacionando adequadamente as orações "À medida que as internaliza" e "o artista exerce (...) impostos por elas".
Logo, a letra (E) é nossa resposta.
Nas demais opções:
a) O segmento "A despeito de" é uma locução de valor concessivo, alterando as relações de sentido. Ademais, em "o qual deve lhes internalizar", o verbo "internalizar" é transitivo direto, o que torna incorreto o uso do pronome "lhes".
b) novamente o pronome "lhes" foi empregado como complemento do verbo transitivo direto "internalizar", transgredindo os cânones gramaticais. Nesse contexto, o sentido do verbo deve ser complementado pelo pronome oblíquo "os".
c) a expressão "uma vez que" é uma locução conjuntiva causal., modificando as relações do texto. Ademais, o pronome "lhes" deve ser flexionado no singular, pois remete ao "artista", termo no singular.
d) o verbo "estabelecer" deve ser flexionado no plural, concordando com o sujeito paciente "As regras e restrições", cujos núcleos são os termos "regras" e "restrições". Ademais, o verbo "internalizar" deve ser flexionado no singular, concordando com o sujeito "o artista".
TEC CONCURSOS
-
Na letra E a palavra "impostos" não deveria ser impostas?
Concordando com Tradição no gênero .
-
RLM ou Português!
-
É INTERPRETAÇÃO OU CONCORDÂNCIA?
-
QUESTÃO ABSOLUTAMENTE CHATA
-
Gabarito: E
Uma tradição estética estabelece regras e restrições que devem ser respeitadas no trabalho de criação. À medida que as internaliza, o artista exerce sua criatividade dentro dos limites impostos por elas.
--> "Uma tradição estética estabelece regras e restrições que devem ser respeitadas no trabalho de criação." = é uma repetição da primeira frase do enunciado, só que na ordem inversa.
--> "À medida que as internaliza" = tal qual a segunda frase do enunciado (− O artista internaliza pouco a pouco regras e restrições de uma tradição estética), aqui temos uma ideia de proporção.
--> "o artista exerce sua criatividade dentro dos limites impostos por elas" = é uma repetição da terceira frase.
-
Eu só entendi o que a questão pedia quando vi os comentários de vocês. rsrsrsrs. Muito bom seu comentário do Arthur.
-
Achava que era Compreensão e Interpretação,porém vejo que estava puxada a concordância junto com RLM. PQP!
-
QUESTÃO OSSO !!! Mas acertei, depois de analisar 20 minutos kkkkk
-
a questão quer tudo, menos aquilo que você pensa quando lê o enunciado da questão kkkkk