SóProvas


ID
3448903
Banca
VUNESP
Órgão
AVAREPREV-SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

A respeito dos princípios aplicáveis à seguridade social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais:

    Os trabalhadores rurais sempre foram discriminados no Brasil se comparados os direitos destes aos reconhecidos aos trabalhadores urbanos. Em termos de seguridade social, a situação não era diferente. A CF de 1988 reafirmou o princípio da isonomia, consagrado no caput de seu art. 5o, no inc. II, do parágrafo único, do art. 194, garantindo uniformidade e equivalência de tratamento, entre urbanos e rurais, em termos de seguridade social. A uniformidade significa que o plano de proteção social será o mesmo para trabalhadores urbanos e rurais.

    Pela equivalência, o valor das prestações pagas a urbanos e rurais deve ser proporcionalmente igual. Os benefícios devem ser os mesmos (uniformidade), mas o valor da renda mensal é equivalente, não igual. É que o cálculo do valor dos benefícios se relaciona diretamente com o custeio da seguridade.

    FONTE: Marisa Ferreira dos Santos

  • Princípio da Irredutibilidade do Valor dos Benefícios – A redução do valor nominal dos benefícios da Seguridade Social não é possível. Assim, o Poder Público não poderá reduzir o valor das prestações mesmo durante períodos de crise econômica. No tocante aos benefícios previdenciários, é garantido, ainda, o reajustamento que mantém o valor real dos benefícios, consoante índices definidos por lei. Desse modo, os benefícios da Saúde Pública e da Assistência Social são protegidos, apenas, pela irredutibilidade nominal, enquanto os benefícios previdenciários gozam de irredutibilidade material (com ajustamento definido em lei, fundamentado na contributividade do sistema).

  • Qual o erro da C?

  • O princípio constitucional da irredutibilidade do valor dos benefícios esculpido no artigo 194, parágrafo único, IV, da Constituição significa, de acordo com interpretação do STF, que o benefício não pode perder seu valor nominal, ou seja, não pode sofrer qualquer tipo de redução.

  • Comentando e aprendendo! Vamos lá.

    A) O princípio da solidariedade representa o dever de participação de todos os segmentos sociais no financiamento do sistema de seguridade social, autorizando a instituição de contribuições previdenciárias desvinculadas de qualquer contraprestação.

    O que a alternativa quer dizer é que poderia ter contribuição previdenciária sem contraprestação de benefício, o que é vedado, afinal, a destinação das contribuições, na sua regra geral, são exatamente para a manutenção de benefícios previdenciários.

    C) O princípio da irredutibilidade dos benefícios assegura que, uma vez concedida a prestação, a renda mensal do beneficiário deve ser reajustada de forma a preservar o seu valor material.

    Erra ao confundir valor material com valor nominal e valor real, são conceitos totalmente distintos.

    D) O princípio da precedência da fonte de custeio não impede que o Poder Judiciário, com base no princípio da dignidade da pessoa humana, conceda a jurisdicionado benefício previdenciário sem prévia previsão legal.

    Ainda que o postulado da dignidade da pessoa humana tenha louvável intenção de amparar os necessitados, garantindo um mínimo existencial, tal benefício não caberia à previdência, mas à assistência (outra face da Seguridade Social). Por exemplo: BPC Loas. Por fim, lembremos que a prévia fonte de custeio para os benefícios previdenciários é essencial para a garantia do sistema.

    E) O princípio da gestão democrática da seguridade social determina que a administração do sistema seja tripartite e conte com a participação exclusiva de representantes dos trabalhadores, empregadores e dos órgãos públicos.

    A administração da seguridade social é quatripartite. Vejamos: Art. 194, VII, CF/88: caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.

  • A fim de encontrarmos a resposta correta, iremos analisar cada uma das alternativas a seguir:

    A) ERRADO. O princípio da solidariedade quer dizer cooperação da maioria em favor da minoria, em certos casos, da totalidade em direção à individualidade, significa a cotização de certas pessoas, com capacidade contributiva, em favor dos despossuídos. É o mutuo auxilio, mesmo obrigatório, dos indivíduos. Significa dizer que os não necessitados de hoje, contribuintes, serão os necessitados de amanhã, custeados por novos não necessitados que surgem. O erro da assertiva é dizer ''autorizando a instituição de contribuições previdenciárias desvinculadas de qualquer contraprestação'', uma vez que, havendo contribuição é devida a contraprestação previdenciária.

    B) CERTO. A uniformidade significa que o plano de proteção social será o mesmo para trabalhadores urbanos e rurais. Pela equivalência, o valor das prestações pagas a urbanos e rurais dever ser proporcionalmente igual. Os benefícios devem ser os mesmos (uniformidade), mas o valor da renda mensal é equivalente, não igual.

    C) ERRADO. Princípio da Irredutibilidade do Valor dos Benefícios – A redução do valor nominal dos benefícios da Seguridade Social não é possível. Assim, o Poder Público não poderá reduzir o valor das prestações mesmo durante períodos de crise econômica. No tocante aos benefícios previdenciários, é garantido, ainda, o reajustamento que mantém o valor real dos benefícios, consoante índices definidos por lei. Desse modo, os benefícios da Saúde Pública e da Assistência Social são protegidos, apenas, pela irredutibilidade nominal, enquanto os benefícios previdenciários gozam de irredutibilidade material (com ajustamento definido em lei, fundamentado na contributividade do sistema).

    D) ERRADO. O princípio da preexistência do custeio cuida de manter o equilíbrio da seguridade social. Impede que benefícios ou serviços da seguridade social sejam criados ou majorados sem que, antes, sejam estabelecidas as correspondentes fontes de custeio/financiamento dessas prestações. Assim, não pode o Poder Judiciário conceder benefício previdenciário sem prévia autorização legal.

    E) ERRADO. A administração da seguridade social é quadripartite. Vejamos: Art. 194, VII, CF/88: caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.

    GABARITO: B

  • Gab B.

    Esse item envolve um princípio bastante importante: Equidade na forma de participação no custeio. Tal princípio assegura: “Quem pode mais paga mais, quem pode menos paga menos”. Dessa forma, haverá critérios, alíquotas e base de cálculo diferenciadas, conforme o poder aquisitivo do contribuinte.

  • Acerca da letra C:

    O princípio da irredutibilidade dos benefícios assegura que, uma vez concedida a prestação, a renda mensal do beneficiário deve ser reajustada de forma a preservar o seu valor NOMINAL.

    Não confunda valor nominal com valor real/material.

    O valor nominal, busca apenas que a pessoa continue recebendo aquela quantia X, ou seja, que o valor expresso em números não seja reduzido.

    Já o valor real vai além, pois visa que o poder aquisitivo seja mantido, observando as questões inflacionárias, por exemplo, objetivando que o contribuinte tenha uma quantia corrigida, a fim de que não se desvalorize com o decorrer do tempo.

    IMPORTANTE: Quando se tratar da SEGURIDADE SOCIAL o princípio visa garantir o valor NOMINAL.

    Se se tratar de PREVIDÊNCIA SOCIAL o princípio visa garantir o valor REAL.

    Como o enunciado se referia à SEGURIDADE SOCIAL, a letra C se torna incorreta!

  • GABARITO B

    A) O princípio da solidariedade representa o dever de participação de todos os segmentos sociais no financiamento do sistema de seguridade social, autorizando a instituição de contribuições previdenciárias desvinculadas de qualquer contraprestação.

    As contribuições previdenciárias são destinadas ao pagamento de benefícios, portanto são vinculadas a contraprestações por parte do sistema previdenciário. Não são necessariamente vinculadas ao contribuinte, pois o sistema é de repartição e não de capitalização.

    B) O princípio da equivalência de benefícios e serviços para as populações rurais e urbanas assegura uma identidade nos eventos sujeitos a cobertura, não impedindo que sejam estabelecidas regras distintas para o custeio.(gabarito)

    C) O princípio da irredutibilidade dos benefícios assegura que, uma vez concedida a prestação, a renda mensal do beneficiário deve ser reajustada de forma a preservar o seu valor material. valor nominal

    D) O princípio da precedência da fonte de custeio não impede que o Poder Judiciário, com base no princípio da dignidade da pessoa humana, conceda a jurisdicionado benefício previdenciário sem prévia previsão legal.

    E) O princípio da gestão democrática da seguridade social determina que a administração do sistema seja tripartite e conte com a participação exclusiva de representantes dos trabalhadores, empregadores e dos órgãos públicos.

    Quadripartite *faltou aposentados.

  • B-GABARITO

     Uniformidade significa que o plano de proteção social será o mesmo para trabalhadores urbanos e rurais. Pela equivalência, o valor das prestações pagas a urbanos e rurais dever ser proporcionalmente igual. Os benefícios devem ser os mesmos (uniformidade), mas o valor da renda mensal é equivalente, não igual.

  • Sobre a A: As contribuições previdenciárias dos empregadores (segmento social) são desvinculadas de qualquer contraprestação para a empresa (Ela não ganha, só paga, justamente pelo princípio da solidariedade). Ainda que o gabarito seja outro. Penso que deveria anular..