-
Letra E
Art. 4°, Decreto-Lei 200/67 A Administração Federal (União) compreende:
I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.
"Sinta a Força!" - Yoda
-
-
Gab: E
> Cai bastante esse tipo de questão, é importante lembrar que ministérios e secretarias são órgãos que integram a administração direta.
-
GABARITO: LETRA E
Administração direta é formada pelos órgãos subordinados diretamente às pessoas políticas. No âmbito federal, por exemplo, integram a Administração direta a Presidência da República, os Ministérios, os órgãos subordinados aos ministérios (exemplo: Secretaria da Receita Federal, Polícia Federal, etc.), a Câmara dos Deputados e seus órgãos administrativos, o STF, demais tribunais do Judiciário, etc. Nos municípios, são exemplos de órgãos da Administração direta a prefeitura municipal, as secretarias municipais e as câmaras municipais. Enfim, os órgãos que integram as pessoas políticas (isto é, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios), independentemente do Poder, fazem parte da Administração direta ou centralizada.
FONTE: QC
-
ORGAO PUBLICO LETRA E
-
Não somente, todavia é de extrema importância para fins de prova saber que classificam-se como:
Independentes: São os subordinados diretamente à cúpula da Administração. Têm grande autonomia administrativa, financeira e técnica, caracterizando-se como órgãos diretivos, com funções de planejamento, supervisão, coordenação e controle das atividades que constituem sua área de competência.
Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!
-
a) Caixa Econômica Federal (Empresa Pública - Administração. Indireta)
b) Banco do Brasil (Sociedade de Economia Mista - Administração Indireta)
c) INSS (Autarquia - Administração Indireta)
d) Banco Central (Autarquia - Administração Indireta)
e) Ministério da Educação (Órgão Púbico - Administração Direta)
-
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.
-
adm direta é o conjunto de órgãos que integram as pessoas políticas do estado( união, estados, distrito federal e municípios), aos quais foi atribuída a competência para o exercício, de forma centralizada, de atividades administrativas
fonte: direito administrativo descomplicado/ marcelo alexandrino vicente paulo
-
O MEC É UM ÓRGÃO AUTÔNOMO DA ADMINISTRACAO DIRETA, SUBALTERNO HIERARQUICAMENTE A PRESIDÊNCIA QUE É UM ÓRGÃO INDEPENDENTE, CRIADO PELA UNIÃO QUE É UM ENTE ADMINISTRATIVO DIRETO.
ABAIXO DO ÓRGÃO AUTÔNOMO (MEC) HÁ ÓRGÃOS SUPERIORES (CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO/ CEPE) E ABAIXO DESTES ÓRGÃOS INFERIORES OU DE MERA CONDUTA (UNIVERSIDADES FEDERAIS)
-
O banco central e uma autarquia criada por lei, integrante da administração indireta
-
A) EMPRESA PÚBLICA
B) SOCIEDADE DE ECONÔMIA MISTA
C) AUTARQUIA
D) AUTARQUIA
E) ÓRGÃO DA UNIÃO
-
O exame da presente questão pode ser efetivado à luz do que preceitua o art. 4º, I e II, do Decreto-lei 200/67, que ora colaciono:
"Art.
4° A Administração Federal compreende:
I - A Administração
Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da
Presidência da República e dos Ministérios.
II - A Administração
Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade
jurídica própria:
a) Autarquias;
b) Emprêsas Públicas;
c) Sociedades de Economia
Mista.
d) fundações públicas."
Como daí se infere, a administração direta é formada por órgãos públicos, ao passo que a indireta é composta por pessoas jurídicas, as chamadas entidades administrativas, que possuem personalidade própria.
Tendo isso em mente, apenas a letra E apresenta um exemplo de órgão público, vale dizer, um Ministério, ao passo que as demais opções trazem casos de variadas espécies de entidades administrativas, que, como visto acima, pertencem à administração indireta.
Assim sendo, a resposta repousa na letra E.
Gabarito do professor: E
-
Falou em Ministérios e Secretarias = ADM DIRETA e ORGÃOS