GABARITO: LETRA B
Planejamento financeiro – procura evidenciar as necessidades de expansão da empresa, assim como identificar eventuais desajustes futuros. Por meio do planejamento, ainda, é possível ao administrador financeiro selecionar, com maior margem de segurança, os ativos mais rentáveis e condizentes com os negócios da empresa, de forma a estabelecer mais satisfatória rentabilidade sobre os investimentos.
FONTE: Administração do Circulante. / Alexandre Marino Costa ; Gilberto de Oliveira Moritz ; Juliana Tatiane Vital. — Curitiba : IESDE Brasil S.A. , 2009.
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Como não tem muito conteúdo sobre esse tema, vai um breve resumo conforme questões AOCP.
- O planejamento financeiro:
Também denominado administração ou gestão financeira, VISA gerenciar os recursos disponíveis, podendo melhorar os resultados obtidos pela empresa, aumentando a sua rentabilidade e o valor do seu patrimônio.
- WERNKE (2008, p. 4) conceitua o planejamento financeiro:
“Como um conjunto de métodos e técnicas utilizados para gerenciar os recursos, objetivando a maximização do retorno do capital dos acionistas”.
- Para ASSAF NETO (2008, p. 37):
“Objetiva assegurar um melhor e mais eficiente processo empresarial de captação e alocação de recursos de capital”.
- Segundo HOJI (2000, p. 21):
“O objetivo econômico das empresas é a maximização de seu valor de mercado a longo prazo, pois estará aumentando a riqueza de seus proprietários”.
---
Sendo assim,
O administrador financeiro procura selecionar com maior segurança os 5 ativos mais rentáveis e condizentes com os negócios da empresa, de forma a estabelecer a maior rentabilidade sobre os investimentos (ASSAF NETO, 2008).
Pode-se concluir que é caracterizado como uma técnica ou ferramenta utilizada para controlar, de forma eficiente, as finanças da empresa.
Fonte: Pesquisa realizada pela citação dos autores