SóProvas


ID
3453490
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o texto abaixo para responder à questão.


   A crítica sistemática da ligação entre discurso e poder adquire plena evidência na Idade Moderna, sobretudo a partir da luta que a cultura renascentista empreende contra a força da tradição eclesiástica e contra os preconceitos da nobreza e da monarquia por direito divino. 

     O combate acendeu-se à medida que o conhecimento científico precisou enfrentar a ditadura do magister dixit1 aristotélico relançada pela Contrarreforma. A ciência cumpria então o objetivo de instaurar os métodos confiáveis da experiência e da indução e os procedimentos da dedução matemática. Para tanto, era necessário dissipar a névoa cerrada dos falsos conceitos que impediam o exercício do olhar racional da nova Astronomia e da nova Física. 

    Remover o princípio de autoridade foi a tarefa que se propuseram Erasmo e Rabelais, precedidos pela perícia filológica dos humanistas italianos do século XV. Lorenzo Valla, entre outros tantos, examinou documentos medievais e desmentiu a versão canônica da doação das terras vaticanas que o imperador Constantino teria feito ao bispo de Roma. A sua análise linguística provou que o latim do diploma de doação era “bárbaro”; um texto forjado, portanto, cuja língua não correspondia ao estilo oficial romano do século IV. 

    A denúncia das correntes hegemônicas, expressa em geral em tom satírico, terá sido o primeiro passo para constituir uma noção crítica de ideologia, antes mesmo do aparecimento do termo, que é do fim do século XVIII. O Dictionnaire étymologique2 de Albert Dauzat dá como seu criador o filósofo Destutt de Tracy, em 1796. 

    A ruptura de um grupo intelectual ou de um movimento político com o estilo de pensar dominante abre neste a ferida do dissenso. Um pensamento de oposição traz consigo o momento da negatividade, contesta a autoridade, tida por natural, do poder estabelecido, acusa as suas incoerências e, muitas vezes, assume estrategicamente o olhar de um outro capaz de erodir a pseudovalidade do discurso corrente. Os períodos de crise cultural engendraram a suspeita de que pode não ser verdadeiro ou justo o sistema de valores que “toda gente” admite sem maiores dúvidas. 


(Trecho citado de: BOSI, Alfredo. Ideologia e contraideologia: temas e variações. São Paulo, Companhia das Letras, 2010, p. 13-14.) 


1 magister dixit: expressão latina que equivale a “o mestre disse”;

2 Dictionnaire étymologique: Dicionário etimológico.  

A ruptura de um grupo intelectual ou de um movimento político com o estilo de pensar dominante abre neste a ferida do dissenso.

Nesse trecho do último parágrafo, a palavra dissenso é empregada com o sentido de

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA E CORRETA

    Dissensão:

    1 Divergência de opiniões ou interesses; falta de concordância a respeito de (alguma coisa); discrepância, divisão.

    2 Situação de conflito e desavença; litígio, disputa.

    3 Qualidade daquilo que discrepa; oposição.

    A) Extremismo: Corrente de pensamento que impele à adoção de medidas extremas para resolver os problemas sociais; radicalismo.

    B) incúria: 1 Falta de aplicação ou de cuidado; desleixo, negligência: “Não era só o chão; os trastes tinham a crosta da incúria” (MA4).2 Falta de atividade ou de iniciativa; inação, inércia.

    C) Ataraxia: 1 FILOS De acordo com os pensadores cépticos, epicuristas e estoicos, ausência de inquietações ou perturbações do espírito, algo que só ocorre quando o indivíduo tem o domínio dos desejos, das paixões, juntamente com a renúncia aos objetivos considerados inatingíveis. 2 POR EXT Sensação de tranquilidade ou de serenidade. 3 POR EXT Comportamento apático; apatia, indiferença. 4 MED, POR EXT Estado de tranquilidade obtido pelo uso de calmante.

    D)Ingerência: Ato ou efeito de ingerir(-se); influência, intervenção, intromissão.

    E)Discrepância: sf V, acepção.

    Fonte:

    Dicionário Michaelis ()