-
GABARITO: LETRA B
Conforme Chiavenato (1999, p. 172) "Cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização".
De acordo com Shein (apud CHIAVENATO, 1997, p. 32), Cultura organizacional é o modelo de pressuposto básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que, por ter sido suficientemente eficaz. Foi considerado válido e repassado (ensinado) aos demais (novos) membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.
Para Schein (1995), a cultura organizacional é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu, lidando com problemas, buscando a adaptação externa e integração interna, e que funcionou bem o suficiente para ser considerado válido, ensinado a novos membros como forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas.
"Cultura Organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartilhados em grande extensão por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos no serviço da firma" (CHIAVENATO 1999, p. 173).
Conforme Hobbins (2002, p. 240) "Cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros que difere uma organização da outra".
-
A cultura organizacional está presente em todas as organizações. Cada organização tem a sua
própria cultura organizacional, que a diferencia das demais organizações.
fonte: estratégia concurso prof Stefan e Rafael
-
GABARITO: LETRA B
Cultura Organizacional significa um conjunto de valores e crenças compartilhados que influencia a efetividade da formulação e implementação da estratégia. A importância da cultura organizacional para a implementação de estratégias é tal que influencia o comportamento dos empregados e, espera-se, motivados a conseguir ou ultrapassar os objetivos organizacionais.
A cultura organizacional está relacionada ao conjunto de valores, hábitos e crenças da organização.
A cultura espelha a mentalidade que predomina dentro da organização.
A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa. Representa, também, as percepções dos dirigentes e funcionários da organização. Por esta razão, pode-se afirmar que ela condiciona a administração das pessoas.
A cultura organizacional (ou empresarial, ou corporativa) constitui a maneira pela qual cada organização aprendeu a lidar com o seu ambiente. É uma complexa mistura de crenças, comportamentos, mitos, histórias etc. que juntas representa a maneira particular de uma empresa funcionar e trabalhar. Desta forma, para que possamos compreender e intervir melhor em uma organização se faz necessário investigar e estudar a sua cultura, principalmente os seus aspectos históricos.
É importante destacar que existe uma interferência real da cultura nacional (do país), regional (da região) e até mesmo inter-regional (entre várias regiões) na cultura de uma organização, que se dá nos relacionamentos, padrões de conduta, forma de administração, enfim, nos preceitos de cada organização - que iremos estudar na sequência.
Para Edgar Schein, cultura organizacional é "o conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna, e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas”. As instituições são formadas de grupos formais e grupos informais, portanto coexistem em uma mesma organização duas culturas distintas a cultura formal e a cultura informal. A cultura formal é aquela representada por todos os procedimentos padrões em uma organização e a cultura informal é formada através da criação dos grupos informais. A soma da cultura organizacional formal e informal é a cultura organizacional.
Profº Petronio Castro - Loja do Concurseiro.
-
Sobre a cultura organizacional:
É a personalidade enraizada organização; Condiciona o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho; Diferencia uma empresa da outra; Tem expressão na gestão de pessoas, na tomada de decisões e no estilo dos líderes; Pode ser descrita, mas não pode ser avaliada.
A) Incorreto. A cultura organizacional é interna.
B) Correto. É uma das definições de cultura organizacional.
C) Incorreto. A cultura organizacional possui aspectos que são modificados mais facilmente que os outros (por exemplo: os artefatos que correspondem a camada mais superficiais da a cultura). Os fatores individuais tais como: hábito, segurança e medo do desconhecido podem prejudicar no processo mudança em geral. Nesse caso, o gestor pode optar por um processo de mudança “bottom-up”, ou seja, de baixo para cima, pois esses costumam apresentar uma maior aceitação por parte dos colaboradores.
D) Incorreto. Vide explicação anterior.
E) Incorreto. A palavra “minimamente” tornou a assertiva errada, pois a cultura influencia e condiciona o comportamento das pessoas da organização no ambiente de trabalho.
Gabarito: Letra “B”