-
GABARITO: LETRA A
Reengenharia:
De acordo com Hammer e Champy, a reengenharia: é o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade. Portanto, o conceito da reengenharia se relaciona a mudanças drásticas no modo de se fazerem as coisas dentro de uma organização.
FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.
-
GABARITO: LETRA A
Formalmente, Hammer e Champy definem reengenharia como o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores criticas e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade. Essa definição encerra quatro palavras-chave: fundamental, radical, drástica, e processos.
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?view=000296339
-
A Reengenharia é um processo de reestruturação drástica e radical, que ocorre de cima para baixo, com o intuito de aumentar a competitividade e a produtividade da organização. PERFEITO.
A Reengenharia pode ser considerada como uma intervenção estratégica de melhoria contínua focada em adequar as organizações às mudanças, melhorando a qualidade dos produtos e serviços, bem como aumentando a satisfação dos clientes. NÃO, É COMEÇAR DO ZERO.
A Reengenharia promove, lenta e gradualmente, mudanças na estrutura, na cultura e nos processos do negócio visando melhorar a eficácia organizacional. NÃO, É RÁPIDA E DRÁSTICA.
O processo de Reengenharia Organizacional consiste em adoção de mudanças internas, de baixo para cima, nas estruturas organizacionais. NÃO, É DE CIMA PARA BAIXO
São considerados componentes principais na Reengenharia Organizacional: as pessoas, os recursos tecnológicos e os recursos financeiros, que garantem a melhoria e eficácia do trabalho.
NÃO, SÃO PESSOAS -TI e PROCESSOS.
-
GAB A
REENGENHARIA é a análise e a consequente mudança de processos para a obtenção de melhores resultados, só que não é apenas uma pequena mudança, é uma mudança radical. Este processo é uma oposição à terceirização, ao downsizing, à reestruturação e à automação e se preocupa com mudanças bruscas, e não com melhoramentos contínuos. A reengenharia é, portanto, o ato de repensar e reprojetar de forma radical os processos de uma empresa para obter grandes progressos em indicadores críticos de desempenho como custos, qualidade, serviços e agilidade. É o princípio da folha em branco, começar do zero.
A reengenharia caracteriza‐se pela alteração dos processos organizacionais de modo radical e drástico, sem reaproveitar a estrutura atual.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a reengeharia. Assinalemos a alternativa que se relaciona a ela.
Segundo Maximiano (2018), a reengenharia pode ser definida como o redesenho de processos, readequando-se não só os processos organizacionais, mas também as estruturas, os sistemas de informação e os valores organizacionais. Os objetivos visam reduzir custos, tempo de execução e melhoria da qualidade dos produtos e serviços. A reengenharia propõe uma mudança radical nos processos organizacionais, buscando com isso níveis mais elevados de qualidade.
A reengenharia é:
- Estrutural;
- Radical;
- Interfuncional;
- De cima para baixo.
Para Chiavenato (2014, p.568, 569): "A reengenharia se fundamenta em quatro palavras-chave:
- Fundamental: busca reduzir a organização ao essencial e fundamental. As questões são: por que fazemos o que fazemos? E por que fazemos dessa maneira?
- Radical: impõe uma renovação radical, desconsiderando as estruturas e os procedimentos atuais para inventar novas maneiras de fazer o trabalho.
- Drástica: a reengenharia joga fora tudo o que existe atualmente na empresa. Destrói o antigo e busca sua substituição por algo inteiramente novo. Não aproveita nada do que existe.
- Processos: a reengenharia reorienta o foco para os processos, e não mais para as tarefas ou serviços nem para pessoas ou para a estrutura organizacional. Busca entender o “o quê” e o “porquê”, e não o “como” do processo."
Concluímos que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fontes:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.