SóProvas


ID
3455086
Banca
VUNESP
Órgão
ESEF - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar tropas norte-americanas do nordeste da Síria abriu caminho para uma ofensiva da Turquia contra forças curdas na região. Poucas horas depois do anúncio da medida, na segunda-feira (07.10.2019), a televisão síria registrou imagens de explosões atribuídas a militares turcos. Os curdos são uma etnia, de origem asiática, composta por cerca de 31 milhões de pessoas (estatística 2019). Como não possuem um país organizado, vivem espalhados pelos territórios de alguns países asiáticos.

(g1. Disponível em https://glo.bo/31gWjty. Acesso em 16.10.2019. Adaptado


A maior concentração de curdos se encontra na Síria, Turquia,

Alternativas
Comentários
  • IRÃ E IRAQUE

  • As grandes crises mundiais devem ser acompanhadas no noticiário como acompanhamos séries ou novelas ou seja em todas as suas novas atualizações. A crise síria não é diferente. O texto de apoio trata da notícia da retirada norte americana da região e sobre um grupo étnico especificamente os curdos. O enunciado questiona os países por onde se espalham o grupo étnico.

    Análise das alternativas:

    A) Para além das correntes que tradicionalmente compõem o islamismo como sunitas e xiitas há também no Irã e Iraque a questão da composição étnica da população com uma considerável porcentagem de curdos no contingente populacional nacional desses países. AFIRMATIVA CORRETA.

    B) Na Arábia Saudita até há variações de grupos étnicos como árabes não sauditas e até mesmo beduínos nômades mas não há curdos nativos da região.

    C) o Afeganistão já na região da Ásia central também não possui curdos como parte nativa de sua composição populacional.

    D) O Paquistão é famoso no noticiário por sua disputa na fronteira com a Índia e não participa das hostilidades do Oriente Médio diretamente.

    E) De todo o Oriente Médio o Líbano é o que possui a maior diversidade étnica em sua população mas por lá curdos são imigrantes. 

    Considerações finais:

    Esta questão demonstra claramente que nem sempre o noticiário mais próximo cronologicamente da prova é necessariamente o que irá responder a pergunta. Nesse caso fica clara a importância de estudar de fato essas grandes crises em suas origens históricas, quadro geral dos acontecimentos e participantes e complementar essas informações com as notícias mais atuais sobre o tema previamente estudado em seus aspectos mais amplos como relações geopolíticas e com outras crises correlatas como os imigrantes na União Europeia por exemplo. 
    GABARITO: A.
  • Estima-se que cerca de 30 milhões de curdos vivam entre Turquia, Síria, Iraque, Irã e em uma pequena parte da Armênia. Mesmo tão populosa, a área conhecida historicamente como Curdistão não é propriamente um país: não há uma unidade territorial ou um governo único autônomo, explica Tanguy Baghdadi, mestre em relações internacionais pela PUC-RJ e professor da Universidade Veiga de Almeida.

    A) Irã e Iraque [Gabarito]

  • Além do território fronteiriço entre Turquia e Síria, há contingentes expressivos de curdos no Iraque e no Irã – além de uma pequena parte na Armênia.

    Resposta: A

  • As provas de atualidades sempre, quando forem se referir ao Oriente Médio, vão mencionar os curdos, Irã, Arábia Saudita, Hezbollah, Guerra da Síria e no Yemem e a questão palestina. Estudem.

    GAB: A