SóProvas


ID
3455746
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Um determinado Sócio de Auditoria Externa renunciou às funções que exercia tão logo se positivou a falta de confiança por parte do seu cliente. Notificou a quem deveria notificar, com trinta dias de antecedência e zelou, contudo, para que os interesses do cliente não tivessem sido prejudicados, não tendo realizado nenhuma declaração pública, inclusive.

Neste caso concreto, em conformidade com o Código de Ética Profissional do Contabilista,

Alternativas
Comentários
  • NBC PG 01 - CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTADOR

    Objetivo

    4. São deveres do contador:

    (k) renunciar às funções que exerce, logo que se positive falta de confiança por parte do cliente ou empregador e vice-versa, a quem deve notificar por escrito, respeitando os prazos estabelecidos em contrato;

  • Gabarito E

  • De acordo com o enunciado o candidato deve demonstrar conhecimento acerca do Código de Ética Profissional do Contabilista.

    Conforme previsto no artigo 2º do referido código, tem-se: Art. 2º - São deveres do contabilista: ... VI - renunciar às funções que exerce, logo que se positive falta de confiança por parte do cliente ou empregador, a quem deverá notificar com trinta dias de antecedência, zelando, contudo, para que os interesses dos mesmos não sejam prejudicados, evitando declarações públicas sobre os motivos da renúncia". Desta forma, no caso concreto apresentado não haverá aplicação de sanção ética, pois o profissional agiu de acordo com o que prescreve o código.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Cumpriu o aviso prévio, apesar de ser sócio (pela CLT seria necessário?) e zelou para que nem a empresa de auditoria e nem o cliente sofressem qualquer prejuízo...

    Gabarito E -

    Bons estudos!