SóProvas


ID
3456049
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A chefe de governo de Hong Kong, Carrie Lam, pediu desculpas nesta terça-feira (18.06) pela atual crise política enfrentada no território que gerou gigantescas manifestações contra seu governo.

(UOL. https://bit.ly/2xYFZBy. Acesso em 17.07.2019. Adaptado)


O motivo da crise política e das manifestações em Hong Kong foi

Alternativas
Comentários
  • A chefe de Governo de Hong Kong, Carrie Lam, pediu desculpas nesta terça-feira (18) pela crise política criada por um projeto de lei apoiado por Pequim que teria permitido extradições para China continental.

  • A baía de Hong Kong foi cedida pelos chineses aos ingleses por 99 anos, após a vitória britânica nas duas Guerras do Ópio. Durante este tempo a cidade de Hong Kong tornou-se um centro industrial e financeiro extremamente rico e ativo na Ásia. Ao se aproximar a data da “devolução" iniciaram-se as negociações entre China e Reino Unido para que fossem resguardados os interesses ocidentais na área e, ao mesmo tempo, mantido algum grau de autonomia de Hong Kong.

    Mas, as divergências entre o governo de Pequim e  Hong Kong  ainda são muitas! É o que percebemos através da leitura de jornais e pela imprensa falada e televisionada
    Qual o motivo para a atual crise no governo de Hong Kong? Qual o motivo para tantas manifestações?
    A) INCORRETA - Os impostos são decididos pelo legislativo de Hong Kong e não pelo chefe de governo.

    B) INCORRETA - A Lei Básica de Hong Kong, assinada quando a região deixa de estar sob controle britânico e volta para o controle chinês, em (abril de 1990) garante a manutenção de características e regras em vários setores, entre elas os direitos dos trabalhadores, por no mínimo 50 anos.

    C) INCORRETA – Ao contrário. As autoridades e a população de Hong Kong não buscam estimular trabalhadores estrangeiros com leis que favoreçam sua permanência ou defendam seus direitos.

    D) INCORRETA - O planejamento urbano com desapropriação ocorreu na China em cidades onde foram feitas obras para as olimpíadas, particularmente Pequim, em 2008.

    E) CORRETA – a nova proposta de lei de extradição de Hong- Kong pode ser, sim, um abalo na autonomia da região

    RESPOSTA CORRETA : ALTERNATIVA E
  • LETRA E

    Só lembrar que todos os países ao redor da China e as grandes potências estão com problemas em suas relações com a mesma (China).

  • A notícia trata das manifestações ocorridas em Hong Kong, no segundo semestre de 2019, que foram motivadas pelo anúncio de um projeto de lei que facilitaria a extradição de suspeitos para serem julgados na China continental.

    O plano era considerado pelos manifestantes como uma ameaça às liberdades individuais no território autônomo e acabou suspenso.

    Resposta: E

  •  Então Então mas a China não tá errado em querer é adquirir certo Território que a pertencia Então se houve o estorno território pelos britânicos ao chinês automaticamente acham tem que enfrentar o que de fato pertence ela por direito né então a China tá certa.