A baía de Hong Kong foi cedida pelos chineses aos ingleses por 99 anos, após a vitória britânica nas duas Guerras do Ópio. Durante este tempo a cidade de Hong Kong tornou-se um centro industrial e financeiro extremamente rico e ativo na Ásia.
Ao se aproximar a data da “devolução" iniciaram-se as negociações entre China e Reino Unido para que fossem resguardados os interesses ocidentais na área e, ao mesmo tempo, mantido algum grau de autonomia de Hong Kong.
Mas, as divergências entre o governo de Pequim e Hong Kong ainda são muitas! É o que percebemos através da leitura de jornais e pela imprensa falada e televisionada
Qual o motivo para a atual crise no governo de Hong Kong? Qual o motivo para tantas manifestações?
A) INCORRETA - Os impostos são decididos pelo legislativo de Hong Kong e não pelo chefe de governo.
B) INCORRETA - A Lei Básica de Hong Kong, assinada quando a região deixa de estar sob controle britânico e volta para o controle chinês, em (abril de 1990) garante a manutenção de características e regras em vários setores, entre elas os direitos dos trabalhadores, por no mínimo 50 anos.
C) INCORRETA – Ao contrário. As autoridades e a população de Hong Kong não buscam estimular trabalhadores estrangeiros com leis que favoreçam sua permanência ou defendam seus direitos.
D) INCORRETA - O planejamento urbano com desapropriação ocorreu na China em cidades onde foram feitas obras para as olimpíadas, particularmente Pequim, em 2008.
E) CORRETA – a nova proposta de lei de extradição de Hong- Kong pode ser, sim, um abalo na autonomia da região
RESPOSTA CORRETA : ALTERNATIVA E