SóProvas


ID
3456823
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre os atos administrativos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão indicada está relacionada com os atos administrativos.

    Antes de responder a questão vamos recordar as espécies de atos administrativos.

    Atos normativos: possuem comandos gerais e abstratos para possibilitar a aplicação da lei.

    Atos ordinatórios: manifestações internas da Administração Pública oriundas do Poder Hierárquico.

    Atos negociais: manifestam a vontade da Administração Pública em concordância com o interesse dos particulares.

    Atos enunciativos: certificam ou atestam determinada situação.

    Atos punitivos: aplicam sanções a particulares ou servidores que realizarem condutas irregulares.

    A)     ERRADO. Com base no artigo 11, da Lei nº 9.784 de 1999, a competência, em regra, é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída, ressalvados os casos de delegação e de avocação legalmente admitidos.

    B)     ERRADO. O motivo é a situação de fato e o fundamento que autoriza a realização do ato administrativo.
     
    C)     CERTO. Os atos administrativos perfeitos são aqueles que atendem a todos os requisitos para a sua plena exequibilidade.
    Para a corrente moderna são requisitos do ato administrativo: o sujeito (vinculado), o motivo (discricionário), requisitos procedimentais (vinculado), finalidade (discricionário), causa (vinculado) e formalização (discricionário).

     D)    ERRADO. O ordenamento jurídico brasileiro admite os atos de governo ou atos políticos. Tais atos possuem competência extraída diretamente da CF/88 e são praticados com ampla margem de discricionariedade.

    Gabarito do Professor: C
    • O motivo é a situação de fato ou de direito que serve de fundamento para a prática do ato. A situação de direito é aquela, descrita na lei, enquanto que a situação de fato corresponde ao conjunto de circunstâncias que levam a Administração a praticar o ato.
  • Gaba: C

    A)     ERRADO. Com base no artigo 11, da Lei nº 9.784 de 1999, a competência, em regra, é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída, ressalvados os casos de delegação e de avocação legalmente admitidos.

    B)     ERRADO. O motivo é a situação de fato e o fundamento que autoriza a realização do ato administrativo.

     

    C)     CERTO. Os atos administrativos perfeitos são aqueles que atendem a todos os requisitos para a sua plena exequibilidade.

    Para a corrente moderna são requisitos do ato administrativo: o sujeito (vinculado), o motivo (discricionário), requisitos procedimentais (vinculado), finalidade (discricionário), causa (vinculado) e formalização (discricionário).

     D)    ERRADO. O ordenamento jurídico brasileiro admite os atos de governo ou atos políticos. Tais atos possuem competência extraída diretamente da CF/88 e são praticados com ampla margem de discricionariedade.

    Gabarito do Professor: C

  • Primeiramente, temos que definir o que vem a ser um sistema administrativo. Trata-se do regime adotado pelo Estado para o controle dos atos administrativos ilegais ou ilegítimos praticados pelo Poder Público em seus vários níveis de governo.

    Nosso ordenamento jurídico adotou o sistema inglês, de jurisdição una, de forma que os atos administrativos sempre podem ser analisados pelo Poder Judiciário, que é o único que finalizará os conflitos, estabilizando-os com a definitividade própria da coisa julgada.

  • . Ato administrativo é toda manifestação unilateral de vontade da administração pública que, agindo nesta qualidade, tenha por fim imediato resguardar, adquirir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigações aos administrados ou a si própria.

    -> ATRIBUTOS DOS ATOS: P.A.T.I

    Presunção de legitimidade e veracidade

    Autoexecutoriedade

    Tipicidade

    Imperatividade

    -> Elementos do ato: ComFiForMOb

    Competência

    Finalidade

    Forma

    Motivo

    Objeto

    Gab. Letra C

    "É justo que muito custe o que muito vale!"